Novo mapa do cérebro identifica 97 regiões até agora desconhecidas

Um grupo de investigadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, revelou um dos mapas cerebrais mais precisos de todos os tempos.

Através da combinação de uma série de dados levantados por diversas técnicas de imagem, os cientistas dividiram o cérebro humano em 180 partes, das quais 97 nunca haviam sido identificadas.

O estudo, publicado na revista Nature, foi elaborado a partir da combinação de ressonâncias magnéticas de 210 jovens adultos que participaram no Human Connectome Project.

O programa era dedicado à compreensão da conectividade neuronal e tem como objetivo auxiliar o trabalho das mais variadas áreas científicas.

Espera-se que este novo mapa possa substituir o modelo de Broadman, que já foi realizado há mais de cem anos.

De acordo com os cientistas, as 180 zonas cerebrais identificadas estão relacionadas com uma série de funções, como a consciência, o raciocínio, a perceção, a linguagem, a sensação e a atenção.

Para alcançar este número surpreendente, os cientistas avaliaram os participantes durante várias atividades, visando ter um maior alcance nos resultados.

Assim, alguns deles foram analisados enquanto descansavam e outros foram avaliados enquanto faziam, por exemplo, exercícios de matemática.

(dr) Nature

-

Essa abordagem permitiu aos cientistas percorrerem as profundezas labirínticas do córtex, tomando notas detalhadas sobre o que pôde ser observado a cada mudança de região cerebral.

“Estávamos à procura de sítios onde as áreas do mapa são alteradas, da mesma forma que, por exemplo, nos apercebemos de uma mudança na arquitetura à medida que passamos por uma fronteira”, explicou o co-autor do estudo, Matthew Glasser.

A expectativa é a de que não só os estudos ligados ao mapeamento do córtex cerebral sejam beneficiados mas também a neurocirurgia.

A longo prazo, a ideia dos investigadores é que este novo mapa possa servir, inclusive, para o trabalho com doenças como a demência e a esquizofrenia.

“Este é um marco em termos de mapeamento do cérebro e estamos muito animados por poder partilhar isto com o mundo”, disse David Van Essen, um dos autores do estudo.

A partir daqui, ainda muito trabalho precisa de ser feito. De qualquer forma, os resultados da pesquisa mostram um pouco mais sobre todo o mistério que envolve o cérebro humano.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Paul Bocuse, o "papa da gastronomia"

Paul Bocuse, impulsor da "nouvelle cuisine" francesa e o cozinheiro mais famoso do seu país, morreu neste sábado aos 91 anos de idade, anunciou a família do chef à imprensa francesa. "Bocuse morreu, a gastronomia está …

Isolamento social faz desenvolver diabetes tipo 2

Um estudo recente descobriu uma intrigante relação entre isolamento social e o desenvolvimento da diabetes tipo 2, sugerindo que ter um pequeno grupo de amigos pode tornar-nos mais propensos ao desenvolvimento da doença. Enquanto a diabetes …

Escutas de Sócrates infectadas com vírus informático

Os advogados dos dois principais arguidos na Operação Marquês, José Sócrates e Ricardo Salgado, denunciam a existência de vírus informáticos nas escutas que lhes foram entregues. Segundo afirmou ao jornal Público o advogado Pedro Delille, os …

Angola prepara-se para fechar 9 embaixadas e 18 consulados, incluindo em Portugal

O Governo angolano está a estudar a possibilidade de encerrar 9 embaixadas e 18 consulados-gerais, nomeadamente em Lisboa, Faro e Macau, além de 10 representações comerciais, incluindo em Portugal, para poupar mais de 66 milhões …

Sondagem: PS aumenta vantagem, Rui Rio não tem hipóteses, Passos sobe

O PS continua a aumentar a sua distância com o PSD nas sondagens, e tem agora uma vantagem de 14,4 pontos percentuais. Entre os líderes políticos, quem mais subiu foi o presidente cessante do PSD, …

Patrocinadora do programa "Supernanny" pondera sair

A marca que patrocina o polémico programa da SIC diz que está a considerar suspender o patrocínio, uma vez que o "tumulto social" causado pelo reality show não é compatível com os seus princípios. De acordo …

PJ faz buscas em esquadra da PSP na Amadora por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária realizou buscas, esta sexta-feira, na esquadra da Brandoa, na Amadora, por suspeitas de corrupção passiva e ativa e de abuso de poder por parte de alguns agentes da PSP. Segundo o Correio da Manhã, …

"Conta invisível" do GES pagou a 106 pessoas (com Zeinal Bava à cabeça)

Um enorme saco azul do Grupo Espírito Santo pagou de forma explícita durante 8 anos a 106 pessoas e manteve 96 avenças ocultas. À frente da lista de pagamentos, o antigo administrador da PT Zeinal …

Ministério Público desconhece paradeiro dos filhos do ex-embaixador iraquiano

O Ministério Público desconhece o paradeiro dos gémeos iraquianos acusados de tentativa de homicídio de um jovem, tendo a procuradora do processo solicitado à Procuradoria-Geral da Republica para pedir às autoridades do Iraque que notifiquem …

Hugo Vau surfou "bomba" na Nazaré (e pode ter quebrado recorde de McNamara)

O surfista português surfou uma "bomba", na quarta-feira passada, na Praia do Norte, na Nazaré, que se calcula ter 35 metros e que poderá ter quebrado o recorde do norte-americano Garrett McNamara. "Esta sim, foi diferente de …