Novo Governo confirmado por Marcelo. Há 11 alterações nos ministérios

1

Manuel de Almeida / Lusa

Presidente da República aceitou a composição apresentada por António Costa. Homens e mulheres em igualdade no novo Executivo.

Quase dois meses depois das eleições legislativas, a composição do Governo Constitucional foi divulgada. Nesta quarta-feira o primeiro-ministro indigitado António Costa entregou a lista completa ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Os dois iriam encontrar-se mas a reunião foi dispensada.

A página da Presidência confirmou que Marcelo já aceitou a composição proposta pelo líder do Executivo, que traz algumas novidades.

A seguir a António Costa, aparece logo a primeira alteração: Mariana Vieira da Silva passa a ser a número dois do Governo, continuando como ministra da Presidência; mas agora esse ministério é o mais “importante” na hierarquia do Executivo. Os ministros de Estado eram quatro mas desapareceram nesta actualização.

João Cravinho, terceiro na lista, deixa de ser ministro da Defesa Nacional para ser o ministro dos Negócios Estrangeiros, substituindo assim Augusto Santos Silva. A nova ministra da Defesa é Helena Carreiras.

As novidades são muitas na lista, como se previa: José Luís Carneiro será ministro da Administração Interna, Catarina Sarmento e Castro será ministra da Justiça, Fernando Medina passa a ministro das Finanças – meses depois de ter sido derrotado na Câmara Municipal de Lisboa.

Ana Catarina Mendes passa para ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, António Costa e Silva lidera o ministério da Economia e do Mar e, talvez de forma surpreendente, Pedro Adão e Silva será ministro da Cultura.

Elvira Fortunato entra para ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. João Costa será ministro da Educação e Duarte Cordeiro “sobe” para ministro do Ambiente e Acção Climática.

Cinco ministérios – além da Presidência, já referido – não mudaram de líder: Ana Mendes Godinho (Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), Marta Temido (Saúde), Pedro Nuno Santos (Infraestruturas e Habitação), Ana Abrunhosa (Coesão Territorial) e Maria do Céu Antunes (Agricultura e Alimentação).

18 ministros, com nove homens e nove mulheres.

A tomada de posse será na próxima semana, ainda sem dia definido.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.