/

“Juneteenth”. Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Erik S. Lesser / EPA

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América.

É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras “june” (junho) e “nineteenth” (dezanove), e representa a data em que os últimos escravos do país foram informados de que eram livres.

Quase 200 anos depois, institui-se como feriado nacional o 19 de junho, uma data que começou por ser comemorada no Texas, mas a comemoração estendeu-se entretanto a dezenas de outros estados.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, promulgou, na quinta-feira, a lei que cria um novo feriado federal para comemorar o fim da escravatura no país.

A primeira mulher afro-descendente a chegar a vice-presidete dos Estados Unidos destacou a importância do feriado: “Ao comemorarmos a história do Juneteenth, como fizemos há algumas semanas com o massacre racial de Tulsa, devemos aprender com a nossa história e devemos ensiná-la aos nossos filhos, porque é parte da nossa história como nação”, afirmou Kamala Harris, citada pela EuroNews.

A Câmara dos Representantes aprovou o projeto de lei com 415 votos a favor e 14 contra, com o apoio dos líderes democratas e republicanos.

A Proclamação de Emancipação tinha sido emitida pelo presidente Abraham Lincoln em 1862, ao fim de mais de dois anos de guerra civil, e no ano seguinte o Congresso formalizá-la-ia na 13ª Emenda, que aboliu a escravatura.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.