Novo exoesqueleto contra a fadiga muscular foi criado para melhorar hábitos de trabalho

Um novo exoesqueleto foi desenvolvido para melhorar o futuro dos ambientes de trabalho. O objetivo do fato é diminuir a dor nas costas, oferecendo suporte aos músculos cansados.

Engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, desenvolveram e construíram o exoesqueleto que é capaz de reduzir a fadiga muscular em cerca de 29% a 47%, de acordo com o Interesting Engineering.

Este exoesqueleto pode revolucionar a forma como certos trabalhadores da indústria se sentem, como é o caso de quem trabalha na área médica ou trabalhadores de linha de frente que ficam de pé durante muitas horas e têm de segurar cargas. Por outro lado, também pode ser útil para qualquer pessoa que se senta numa mesa e tem de se levantar e mover-se regularmente ou apanhar objetos.

A equipa da Universidade de Vanderbilt, liderada pelo professor assistente de engenharia mecânica, Karl Zelik, usou técnicas de eletromiografia de superfície para medir as mudanças na fadiga da musculatura lombar e pediu aos participantes do estudo que realizassem certas tarefas físicas com e sem o exoesqueleto.

Este fato não requer um motor nem baterias para funcionar: depende simplesmente de forças auxiliares elásticas e discretas que trabalham em conjunto com os músculos da parte inferior das costas.

Os elásticos funcionam de forma semelhante ao músculo grande dorsal, que assume o controlo quando os músculos das costas estão demasiado cansados para funcionar adequadamente.

“Quando os músculos lombares de uma pessoa ficam tensos e cansados, pedem ajuda extra aos seus músculos dorsais para aliviar essa tensão e fadiga nas costas. As faixas elásticas no nosso exoesqueleto funcionam da mesma forma para ajudar a manter a resistência e a força”, explicou Erik Lamers, principal autor do estudo, em comunicado.

Este exoesqueleto leva em consideração as diferenças entre os corpos masculino e feminino. Segundo Zelik, “um dos desafios críticos no futuro será garantir que toda a tecnologia vestível seja desenvolvida para servir e proteger mulheres e homens”.

Organizações e universidades criam exoesqueletos para auxiliar diferentes grupos de pessoas que procuram alcançar resultados diferentes.

Este estudo foi publicado no final de setembro na revista científica Scientific Reports.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …