Novo exoesqueleto contra a fadiga muscular foi criado para melhorar hábitos de trabalho

Um novo exoesqueleto foi desenvolvido para melhorar o futuro dos ambientes de trabalho. O objetivo do fato é diminuir a dor nas costas, oferecendo suporte aos músculos cansados.

Engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, desenvolveram e construíram o exoesqueleto que é capaz de reduzir a fadiga muscular em cerca de 29% a 47%, de acordo com o Interesting Engineering.

Este exoesqueleto pode revolucionar a forma como certos trabalhadores da indústria se sentem, como é o caso de quem trabalha na área médica ou trabalhadores de linha de frente que ficam de pé durante muitas horas e têm de segurar cargas. Por outro lado, também pode ser útil para qualquer pessoa que se senta numa mesa e tem de se levantar e mover-se regularmente ou apanhar objetos.

A equipa da Universidade de Vanderbilt, liderada pelo professor assistente de engenharia mecânica, Karl Zelik, usou técnicas de eletromiografia de superfície para medir as mudanças na fadiga da musculatura lombar e pediu aos participantes do estudo que realizassem certas tarefas físicas com e sem o exoesqueleto.

Este fato não requer um motor nem baterias para funcionar: depende simplesmente de forças auxiliares elásticas e discretas que trabalham em conjunto com os músculos da parte inferior das costas.

Os elásticos funcionam de forma semelhante ao músculo grande dorsal, que assume o controlo quando os músculos das costas estão demasiado cansados para funcionar adequadamente.

“Quando os músculos lombares de uma pessoa ficam tensos e cansados, pedem ajuda extra aos seus músculos dorsais para aliviar essa tensão e fadiga nas costas. As faixas elásticas no nosso exoesqueleto funcionam da mesma forma para ajudar a manter a resistência e a força”, explicou Erik Lamers, principal autor do estudo, em comunicado.

Este exoesqueleto leva em consideração as diferenças entre os corpos masculino e feminino. Segundo Zelik, “um dos desafios críticos no futuro será garantir que toda a tecnologia vestível seja desenvolvida para servir e proteger mulheres e homens”.

Organizações e universidades criam exoesqueletos para auxiliar diferentes grupos de pessoas que procuram alcançar resultados diferentes.

Este estudo foi publicado no final de setembro na revista científica Scientific Reports.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …