Novo exoesqueleto contra a fadiga muscular foi criado para melhorar hábitos de trabalho

Um novo exoesqueleto foi desenvolvido para melhorar o futuro dos ambientes de trabalho. O objetivo do fato é diminuir a dor nas costas, oferecendo suporte aos músculos cansados.

Engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, desenvolveram e construíram o exoesqueleto que é capaz de reduzir a fadiga muscular em cerca de 29% a 47%, de acordo com o Interesting Engineering.

Este exoesqueleto pode revolucionar a forma como certos trabalhadores da indústria se sentem, como é o caso de quem trabalha na área médica ou trabalhadores de linha de frente que ficam de pé durante muitas horas e têm de segurar cargas. Por outro lado, também pode ser útil para qualquer pessoa que se senta numa mesa e tem de se levantar e mover-se regularmente ou apanhar objetos.

A equipa da Universidade de Vanderbilt, liderada pelo professor assistente de engenharia mecânica, Karl Zelik, usou técnicas de eletromiografia de superfície para medir as mudanças na fadiga da musculatura lombar e pediu aos participantes do estudo que realizassem certas tarefas físicas com e sem o exoesqueleto.

Este fato não requer um motor nem baterias para funcionar: depende simplesmente de forças auxiliares elásticas e discretas que trabalham em conjunto com os músculos da parte inferior das costas.

Os elásticos funcionam de forma semelhante ao músculo grande dorsal, que assume o controlo quando os músculos das costas estão demasiado cansados para funcionar adequadamente.

“Quando os músculos lombares de uma pessoa ficam tensos e cansados, pedem ajuda extra aos seus músculos dorsais para aliviar essa tensão e fadiga nas costas. As faixas elásticas no nosso exoesqueleto funcionam da mesma forma para ajudar a manter a resistência e a força”, explicou Erik Lamers, principal autor do estudo, em comunicado.

Este exoesqueleto leva em consideração as diferenças entre os corpos masculino e feminino. Segundo Zelik, “um dos desafios críticos no futuro será garantir que toda a tecnologia vestível seja desenvolvida para servir e proteger mulheres e homens”.

Organizações e universidades criam exoesqueletos para auxiliar diferentes grupos de pessoas que procuram alcançar resultados diferentes.

Este estudo foi publicado no final de setembro na revista científica Scientific Reports.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Da Rússia com amor". Operação de espionagem russa em Itália permitiu recolher dados essenciais à Sputnik V

Em março de 2020 o cenário era negro em Itália, e uma equipa humanitária russa foi enviada para apoiar o país nos piores dias da primeira vaga de covid-19. Contudo, a operação escondeu uma missão …

Gil Dias e Rúben Vinagre estão na rota do Benfica

Gil Dias e Rúben Vinagre podem ser reforços do SL Benfica para a próxima temporada. Os dois jogadores estiveram cedidos ao Famalicão esta época. O interesse do SL Benfica em Rúben Vinagre não é recente. O …

Tribunal declara inútil ação do Chega porque proibição à circulação na AML terminou

O Supremo Tribunal Administrativo (STA) considerou inútil, esta segunda-feira,  apreciar a intimação do Chega contra a proibição de entradas e saídas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) no fim-de-semana, uma vez que esta medida temporária …

Samaris vai ficar no Benfica

O médio grego prepara-se para iniciar a sua oitava temporada ao serviço do Benfica, apesar das intenções da direção encarnada de pôr um ponto final na relação. Andreas Samaris só admite sair da Luz se receber …

DGS confirma seis surtos ativos em lares. Provocaram 54 casos de covid-19

Esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou que existem, atualmente, seis surtos de covid-19 em lares, que resultaram em 54 casos positivos. A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou à TVI que existem atualmente seis surtos …

As contas de Portugal para passar aos "oitavos": derrota com França não é o fim

Portugal faz as contas para poder seguir para os oitavos de final do Euro 2020. A seleção até pode perder por duas bolas frente a França, desde que a Hungria não vença a Alemanha. Dinamarca, Holanda, …

Mais de 60% dos partos em casa foram assistidos por médicos. Ordem investiga

A Direção-Geral da Saúde (DGS) adiantou que, dos mais de 1100 partos realizados em casa ao longo do ano passado, 63% tiveram assistência médica. Esta segunda-feira, o jornal Público usou os números divulgados pelo Instituto Nacional …

Relevos de pedra na Turquia sugerem que há um "submundo" debaixo da Terra

Arqueólogos descobriram que os relevos de pedra em Yazılıkaya retratam a Terra, o céu e o "submundo", representando o mito da criação. A região da Anatólia é conhecida como "berço das civilizações". É lá que podemos …

UEFA rejeita iluminação arco-íris LGBT no estádio de Munique

A UEFA rejeitou hoje o projeto da cidade de Munique para iluminar o estádio com as cores do arco-íris no jogo entre Alemanha e Hungria, na quarta-feira, para o Euro2020 de futebol, por protestar contra …

Pico da quarta vaga pode chegar dentro de um mês com 2.000 casos

O pico da quarta vaga pode chegar já dentro de um mês, prevendo-se cerca de 2 mil casos por dia. O número de internados pode chegar aos 500 em enfermaria e 150 em UCI. Segundo cálculos …