/

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões.

Normalmente, os eletrões em semicondutores ou metais movem-se e dispersam, desviando-se de uma certa direção se for aplicada uma tensão, começou por explicar o coautor do estudo, Jeremy Levy, do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Pittsburgh.

“Mas em condutores balísticos, os eletrões movem-se como se fossem carros numa estrada”, continuou, acrescentando que, como não emitem calor, podem ser usados de formas muito distintas dos eletrónicos mais comuns.

(dr) Yun-Yi Pai

Os cientistas descobriram que, quando os eletrões se atraem, podem formar grupos de dois, três, quatro e cinco eletrões que se comportam como novos tipos de partículas, “novas formas de matéria eletrónica”, resumiu o físico, citado pelo Sci-News. Este comportamento é muito semelhante ao dos quarks quando se unem para formar neutrões e protões.

Uma pista importante para descobrir este novo estado eletrónico matéria foi reconhecer que os condutores balísticos correspondiam a uma sequência dentro do triângulo de Pascal. “Se olharmos em diferentes direções do triângulo de Pascal, vemos diferentes padrões numéricos e um deles é 1, 3, 6, 10, 15, 21“, explicou Levy.

Os cientistas demoraram algum tempo, mas chegaram à conclusão que estavam perante partículas compostas por um eletrão, dois eletrões, três eletrões, e assim sucessivamente. Isto significa que os números correspondiam à quantidade de eletrões das partículas.

“As novas partículas apresentam propriedades relacionadas com o entrelaçamento quântico, que podem ser potencialmente usadas para computação quântica e redistribuição quântica“, disse o cientista, acrescentando que a descoberta é um grande avanço “em direção ao próximo estágio da física quântica”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.