Novo estado da matéria encontrado em material bidimensional

Genevieve Martin / Oak Ridge National Laboratory

-

Cientistas descobriram provas experimentais de um novo estado da matéria chamado “quantum spin liquid”, confirmando uma teoria com 40 anos.

Uma equipa internacional encontrou provas de um misterioso novo estado de matéria, previsto há 40 anos pelos físicos teóricos, que leva os eletrões – que se pensava serem os blocos de construção indivisíveis da natureza – a partirem-se em quasipartículas chamadas fermiões de Majorana.

No novo estudo, publicado esta semana na Nature Materials, os cientistas trabalharam com alfa cloreto de ruténio (a-RuCl3), um material que forma uma estrutura bidimensional em forma de colmeia.

Os físicos encontraram este novo estado usando uma técnica chamada neutron scattering, bombardeando uma amostra de pó de alfa cloreto de ruténio com neutrões e observando o padrão que se forma.

Fermiões de Majorana

Em 1937, o físico italiano Ettore Majorana previu a existência de partículas virtuais bizarras, os fermiões de Majorana, que têm a curiosa característica de serem a sua própria anti-partícula.

Todos os eletrões tem uma propriedade magnética, o spin, que tem só duas posições possíveis: “up” e “down”. Em alguns estados da matéria, estes spins alinham-se perfeitamente, apontando todos para a mesma direção.

A maneira mais simples de chegar a este estado de spins alinhados é arrefecer um material. Quanto mais frio, mais alinhados ficam os spins. Mas num “líquido de spin quântico”, este alinhamento não existe e os eletrões ficam num estado de desordem – como num líquido.

Nesta confusão, não só os spins apontam para diferentes direções, como também interagem uns com os outros, o que faz com que os eletrões se comportem como frações de eletrões. Nomeadamente, comportam-se como uma quasipartícula estranha – o famoso fermião de Majorana.

“Quantum spin liquid”

Para observar os fermiões de Majorana, os cientistas bombardearam uma amostra de pó de alfa cloreto de ruténio com neutrões, e observaram o padrão formado pelos neutrões espalhados pelo material.

Se o alfa cloreto de ruténio estiver num estado típico, os neutrões teriam produzido um padrão de linhas nítidas.

No entanto, em 2014, um dos co-autores do atual estudo previu que um “líquido de spin quântico” poderia produzir um padrão de grandes curvas – que corresponde ao que os investigadores verificaram, de facto, com a nova experiência.

A descoberta deste novo estado da matéria com fermiões de Majorana pode ajudar os investigadores nas áreas de mecânica quântica, superssimetria e supercondutividade, e contribuir para a construção computadores quânticos.

HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aos escritores dessa matéria, por favor, nunca coloque eletrões, neutrões e outros derivados, coloque o nome certo eletrons, neutros… da nojo de ver que um site “grande” usa uma lingua sem coerencia com oque é

RESPONDER

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …