Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo “escudo” protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19.

A tenda redutora de gotículas e aerossóis (Dart) é uma tenda de plástico transparente com 51 centímetros por 40, e 55 centímetros de altura. O dispositivo criado pela equipa da Universidade de Singapura é colocado ao redor da cabeça do paciente e possui quatro portas de acesso, onde podem ser colocadas mangas descartáveis para que os profissionais de saúde consigam realizar os procedimentos médicos com segurança.

Segundo o EurekAlert, a pressão negativa dentro da tenda é criada quando se conecta o dispositivo ao sistema de vácuo central do hospital ou a um sistema de filtragem através de um filtro Hepa, para reduzir a saída de aerossóis expirados pelo paciente.

Este sistema torna a Dart numa tenda muito útil em hospitais e enfermarias, segundo Freddy Boey, líder do projeto.

Construído com painéis de policarbonato e juntas de nylon impressas em 3D, o dispositivo pode ser descontaminado para reutilização por esterilização a álcool, a vapor ou outros métodos usados em hospitais. A tenda pesa 3 quilogramas e pode ser dobrada para facilitar a portabilidade e facilitar o armazenamento.

Além de reduzir o risco de infeção associado aos procedimentos de geração de aerossóis – como sucção, intubação e extubação -, o dispositivo também reduz a contaminação do ambiente, que também pode ser uma fonte de transmissão do novo coronavírus.

“É necessário proporcionar um ambiente seguro para os profissionais de saúde que tratam pacientes infetados com covid-19. Acho que ter apenas EPI (equipamento de proteção individual), óculos de proteção e máscara N95 pode não ser totalmente suficiente”, disse Boey.

A equipa que desenvolveu este “escudo” acredita que se trata do primeiro dispositivo disponível, dobrável e com uma função de filtro especial para reduzir a saída de aerossóis expirados ou gotículas dos pacientes.

Os cientistas enviaram um protótipo para vários hospitais e o dispositivo será comercializado depois de ser ser refinado com base nos comentários dos profissionais de saúde.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …