/

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo “escudo” protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19.

A tenda redutora de gotículas e aerossóis (Dart) é uma tenda de plástico transparente com 51 centímetros por 40, e 55 centímetros de altura. O dispositivo criado pela equipa da Universidade de Singapura é colocado ao redor da cabeça do paciente e possui quatro portas de acesso, onde podem ser colocadas mangas descartáveis para que os profissionais de saúde consigam realizar os procedimentos médicos com segurança.

Segundo o EurekAlert, a pressão negativa dentro da tenda é criada quando se conecta o dispositivo ao sistema de vácuo central do hospital ou a um sistema de filtragem através de um filtro Hepa, para reduzir a saída de aerossóis expirados pelo paciente.

Este sistema torna a Dart numa tenda muito útil em hospitais e enfermarias, segundo Freddy Boey, líder do projeto.

Construído com painéis de policarbonato e juntas de nylon impressas em 3D, o dispositivo pode ser descontaminado para reutilização por esterilização a álcool, a vapor ou outros métodos usados em hospitais. A tenda pesa 3 quilogramas e pode ser dobrada para facilitar a portabilidade e facilitar o armazenamento.

Além de reduzir o risco de infeção associado aos procedimentos de geração de aerossóis – como sucção, intubação e extubação -, o dispositivo também reduz a contaminação do ambiente, que também pode ser uma fonte de transmissão do novo coronavírus.

“É necessário proporcionar um ambiente seguro para os profissionais de saúde que tratam pacientes infetados com covid-19. Acho que ter apenas EPI (equipamento de proteção individual), óculos de proteção e máscara N95 pode não ser totalmente suficiente”, disse Boey.

A equipa que desenvolveu este “escudo” acredita que se trata do primeiro dispositivo disponível, dobrável e com uma função de filtro especial para reduzir a saída de aerossóis expirados ou gotículas dos pacientes.

Os cientistas enviaram um protótipo para vários hospitais e o dispositivo será comercializado depois de ser ser refinado com base nos comentários dos profissionais de saúde.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.