Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo “escudo” protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19.

A tenda redutora de gotículas e aerossóis (Dart) é uma tenda de plástico transparente com 51 centímetros por 40, e 55 centímetros de altura. O dispositivo criado pela equipa da Universidade de Singapura é colocado ao redor da cabeça do paciente e possui quatro portas de acesso, onde podem ser colocadas mangas descartáveis para que os profissionais de saúde consigam realizar os procedimentos médicos com segurança.

Segundo o EurekAlert, a pressão negativa dentro da tenda é criada quando se conecta o dispositivo ao sistema de vácuo central do hospital ou a um sistema de filtragem através de um filtro Hepa, para reduzir a saída de aerossóis expirados pelo paciente.

Este sistema torna a Dart numa tenda muito útil em hospitais e enfermarias, segundo Freddy Boey, líder do projeto.

Construído com painéis de policarbonato e juntas de nylon impressas em 3D, o dispositivo pode ser descontaminado para reutilização por esterilização a álcool, a vapor ou outros métodos usados em hospitais. A tenda pesa 3 quilogramas e pode ser dobrada para facilitar a portabilidade e facilitar o armazenamento.

Além de reduzir o risco de infeção associado aos procedimentos de geração de aerossóis – como sucção, intubação e extubação -, o dispositivo também reduz a contaminação do ambiente, que também pode ser uma fonte de transmissão do novo coronavírus.

“É necessário proporcionar um ambiente seguro para os profissionais de saúde que tratam pacientes infetados com covid-19. Acho que ter apenas EPI (equipamento de proteção individual), óculos de proteção e máscara N95 pode não ser totalmente suficiente”, disse Boey.

A equipa que desenvolveu este “escudo” acredita que se trata do primeiro dispositivo disponível, dobrável e com uma função de filtro especial para reduzir a saída de aerossóis expirados ou gotículas dos pacientes.

Os cientistas enviaram um protótipo para vários hospitais e o dispositivo será comercializado depois de ser ser refinado com base nos comentários dos profissionais de saúde.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal na lista de países com quarentena obrigatória na chegada à Suíça

A Suíça vai impor, a partir de fevereiro, uma quarentena obrigatória aos viajantes que regressem de Portugal, que passa a integrar a lista juntamente com mais dez países e cinco regiões de países vizinhos. Segundo a …

Igreja Católica suspende missas a partir deste sábado

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou, esta quinta-feira, a suspensão das missas em todas as igrejas a partir de sábado. Em comunicado, citado pelo jornal online Observador, a Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão da celebração …

Cordeiro e Cravinho juntam-se a Ana Gomes. Candidata diz que voto em Marcelo "não é digno do PS de Mário Soares"

Esta quarta-feira, Duarte Cordeiro manifestou o seu apoio a Ana Gomes, que lembra ser a única candidata do seu partido. Da mesma forma, João Cravinho saudou a "nossa candidata à Presidência". "A Ana é do meu …

PSP suspende gozo de férias. Agentes pré-reforma podem ser mobilizados para fiscalizar confinamento

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) suspendeu o gozo de férias na instituição, num momento em que Portugal cumpre um novo confinamento geral para travar a subida de casos, internamentos e mortes …

Manuel Alegre diz que "Geringonça" ficou aquém das expectativas e critica "meias medidas" no combate à pandemia

O dirigente histórico do PS Manuel Alegre considera que a solução política de esquerda, a Geringonça, ficou aquém das expectativas, resumindo-se a uma mercearia à volta do OE, e critica as "meias medidas" no combate …

FIFA "veta" Superliga europeia e ameaça excluir clubes e jogadores de torneios

Em comunicado, a FIFA avisou que na eventualidade da criação de uma Superliga europeia, o organismo que tutela o futebol a nível mundial não reconheceria a competição. Além disso, haverá represálias para os clubes que …

TAP inicia processo para reduzir custos com pessoal. Parlamento chumbou auditoria à gestão privada

A administração da TAP deu início, na quarta-feira, ao processo de alterações aos acordos de empresa (AE) em vigor, com o objetivo de reduzir os custos com pessoal. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da …

Há profissionais do SNS a ter que devolver o prémio de desempenho da covid-19

Há profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que estão a ser obrigados a devolver o prémio de desempenho atribuído pelos serviços prestados durante o primeiro estado de emergência. A situação é reconhecida, por exemplo, pelo …

É preciso "fechar tudo". Casos da variante inglesa aumentam e INSA apela ao "cumprimento rigoroso" do confinamento

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) apelou ao “cumprimento escrupuloso” das medidas de confinamento dado que se observa um aumento da prevalência da variante inglesa em Portugal, estimada em cerca de 13%. O INSA, …

Real Madrid eliminado da Taça por equipa do terceiro escalão. Zidane estará de saída

Zidane estará de saída do Real Madrid no final da temporada. A eliminação da Taça do Rei por uma equipa do terceiro escalão terá sido a última gota de água. O Real Madrid foi, esta quarta-feira, …