Novo (e minúsculo) dispositivo consegue detetar rapidamente bactérias nocivas no sangue

(dr) Wenrong He / Rochester Institute of Technology

Uma equipa de engenheiros criou um pequeno dispositivo capaz de detetar rapidamente bactérias nocivas no sangue, permitindo aos profissionais de saúde identificar a causa de infeções potencialmente mortais.

É um medo conhecido e uma preocupação crescente na comunidade científica: as bactérias resistentes a antibióticos – ou superbactérias – são um problema que os investigadores tentam mitigar há muito tempo.

Agora, uma equipa de engenheiros da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, desenvolveu um dispositivo multiplexado, em miniatura, barato e transparente para detetar rapidamente bactérias nocivas no sangue. Além disso, este novo dispositivo permite que os profissionais de saúde identifiquem a causa de infeções potencialmente mortais.

Segundo o Tech Explorist, o instrumento isola, recupera e concentra rapidamente bactérias-alvo dos fluidos corporais. Depois, filtra partículas e bactérias, capturando cerca de 86% delas.

Em experiências realizadas com sangue de porco, o dispositivo, que contém esferas magnéticas, conseguiu capturar, concentrar e recuperar eficientemente a Escherichia coli (E. coli) da suspensão bacteriana e do plasma. Entre as esferas magnéticas existem pequenos vazios cuja função é isolar fisicamente as bactérias no dispositivo.

“A identificação rápida de bactérias resistentes a medicamentos permite que os profissionais de saúde prescrevam os medicamentos certos, aumentando a probabilidade de sobrevivência”, disse o co-autor Ruo-Qian (Roger) Wang, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Rutgers-New Brunswick.

Além de barato, este novo dispositivo é muito fácil de fabricar e de trabalhar, características que o tornam ideal para detetar organismos causadores de doenças em laboratórios e estabelecimentos de saúde. O artigo científico com os resultado foi publicado recentemente na ACS Applied Materials & Interfaces.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …

Não vai faltar sardinha dentro dos próximos anos, revela investigação

A quantidade de sardinha adulta no mar é mais do que suficiente para os próximos três anos. Os dados científicos confirmam que o stock de sardinha está totalmente recuperado. O último cruzeiro realizado pelo Instituto Português …

Um ano e 20 mil assinaturas depois, Acordo Ortográfico regressa ao parlamento

Um projeto de lei de iniciativa de cidadãos, com 20.669 assinaturas, contra o Acordo Ortográfico (AO), começa esta quarta-feira a ser discutido no parlamento, mais de um ano depois de ter sido entregue. Na agenda de …

Em Inglaterra, 60 clubes podem falir até ao próximo ano

A pandemia de covid-19 pode levar à falência de cerca de 60 clubes dos escalões ingleses mais baixos. O aviso é feito por Phil Hodgkinson, dono do Huddersfield Town, equipa do Championship, a segunda divisão inglesa. "O …

OMS suspende ensaios clínicos com hidroxicloroquina

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a suspensão temporária dos ensaios clínicos com hidroxicloroquina para combater a covid-19 por causa de estudos científicos que associam maior mortalidade ao uso daquele medicamento. O diretor-geral da …

Ministro afasta que Ensino Superior se mantenha à distância depois da pandemia

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou hoje que o ensino "vive da interação entre as pessoas", afastando a possibilidade de o trabalho à distância substituir o modelo presencial no período pós-covid-19. “Vivemos um …

Vacina pode estar disponível no Reino Unido a partir de setembro, diz farmacêutica

O presidente executivo da empresa farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, Pascal Soriot, disse no domingo que os britânicos poderão ter acesso a uma vacina contra o novo coronavírus a partir de setembro, caso os testes clínicos prossigam. O …

TAP avança com plano de voo. Ligações a Angola, Moçambique e Cabo Verde serão repostas

A TAP publicou hoje o seu plano de voo para os próximos dois meses que implica 27 ligações semanais em junho e 247 em julho, sendo a maioria de Lisboa, de acordo com dados divulgados …

Mais de 10 milhões de visitas no Louvre virtual em 71 dias

O museu do Louvre, em Paris, França, que ampliou a sua oferta 'online' durante o confinamento imposto pela pandemia, recebeu 10,5 milhões de visitas virtuais neste período, designadamente dos Estados Unidos (EUA), informou a instituição. Segundo …