Novo Banco socorreu empresa de Vieira no Brasil com 8,6 milhões de euros

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O Novo Banco concedeu um empréstimo de 8,6 milhões de euros a uma das empresas do grupo Promovalor, de Luís Filipe Vieira, com o objetivo de apoiar a tesouraria para a Reserva do Paiva.

Em março de 2017, o Novo Banco aprovou um contrato de empréstimo de 8,6 milhões de euros a uma das empresas do grupo Promovalor, de Luís Filipe Vieira. O empréstimo tinha como objetivo apoiar a tesouraria para a empresa Reserva do Paiva PE04, que somava dívidas a fornecedores.

O empréstimo foi avalizado pelo próprio presidente do SL Benfica e pelo seu sócio Manuel Almerindo Duarte. Com um prazo de 72 meses, não implicou quaisquer comissões além dos juros fixados para o financiamento, sem período de carência, escreve o Expresso.

Embora Vieira tenha chegado a acordo com o Novo Banco para a reestruturação da dívida em 2017, a passagem de ativos só aconteceu dois anos mais tarde.

Fontes ouvidas pelo Expresso sabem ainda que a Reserva do Paiva suscitou desacordo entre a Promovalor e a parceira Odebrecht, o conglomerado empresarial brasileiro envolvido no escândalo da Operação Lava Jato. A disputa foi resolvida em tribunal, no final do ano passado.

O Novo Banco ficou com mais de 95% das unidades de participação do fundo FIAE, com Luís Filipe Vieira e o resto dos acionistas minoritários da Promovalor a ficarem com a participação restantes. O empreendimento Reserva do Paiva acabou por não avançar e o terreno foi incluído no pacote de ativos do FIAE.

O Expresso escreve ainda que o apoio de tesouraria do Novo Banco à Reserva do Paiva aconteceu num ano especialmente importante nas relações do banco com Luís Filipe Vieira.

Em 2017, no mesmo ano em que ficou acordada a reestruturação da dívida, o Novo Banco deixou de ter qualquer participação na Benfica SAD, vendendo a sua parte ao empresário José António dos Santos. Nos anos que se seguiram o empresário e o presidente benfiquista avançaram com vários negócios conjuntos na área imobiliária.

Ainda em 2017, o Novo Banco abriu uma linha de crédito para a Benfica SAD, que só viria a ser acionada em 2020.

O jornal Público avança ainda que, em julho, já no fim da auditoria da Deloitte ao BES/Novo Banco, Luís Seabra demitiu-se do cargo de diretor do departamento de auditoria interna, depois de ter, alegadamente, divergido de orientações da gestão.

Fontes do banco sugerem que em causa terá estado a falta de empenho da instituição bancária em apurar dados adicionais sobre os últimos beneficiários dos ativos vendidos pelo Novo Banco.

Só sabendo o nome dos últimos beneficiários é que se afastam as suspeitas de ligações entre os participantes dos fundos de investimentos e a Lone Star, que detém 75% do Novo Banco. Por lei, o banco só precisa de receber a comunicação das sociedades gestoras dos fundos de investimento de que os seus participantes não possuem posições superiores a 25%.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Aqui se vê tudo o que não se gosta:
    – a apoio de António Costa!
    És caloteiro?
    Inscreve-te no PS primeiro!
    És benfiquista corruptor?
    O governo protege-te com fervor!

  2. Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal!

  3. E isto acontece tudo no banco mais escrutinado da nossa praça(palavras do sr Ramalho), imaginem!! Os bancos bons e limpos fazem falta para todas estas lavagens!!! A embrulhada é tal que eu não sei por qual das ponta é que hei-de pegar para a comentar!!!!

  4. Os contribuintes portugueses pagam caro para o Novo Banco servir para todas estas e outras tantas vigarices, quer internas, quer as praticadas pelos seus detentores da Lone star! Basta! Queremos uma auditoria isenta sem parágrafos truncados!!!

  5. Sou Benfiquista para sempre, mas a ser verdade quero é o presidente do Benfica na prisão ele e todos os outros que nos andam a roubar o nossos tostões que nos custam tanto a ganhar e para eles é merda. O dinheiro injetado para os ladrões já dava e sobrava para pagar a quem ficaram a dever o BES (novo banco, prisõa quero lá saber quem é. )

  6. LFV vai embora do Benfica de uma vez por todas. O teu ciclo está a acabar! Tic-tac, tic-tac! Boa sorte nas eleições, vais levar uma abada do Noronha Lopes!!

RESPONDER

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …