Novo Banco socorreu empresa de Vieira no Brasil com 8,6 milhões de euros

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O Novo Banco concedeu um empréstimo de 8,6 milhões de euros a uma das empresas do grupo Promovalor, de Luís Filipe Vieira, com o objetivo de apoiar a tesouraria para a Reserva do Paiva.

Em março de 2017, o Novo Banco aprovou um contrato de empréstimo de 8,6 milhões de euros a uma das empresas do grupo Promovalor, de Luís Filipe Vieira. O empréstimo tinha como objetivo apoiar a tesouraria para a empresa Reserva do Paiva PE04, que somava dívidas a fornecedores.

O empréstimo foi avalizado pelo próprio presidente do SL Benfica e pelo seu sócio Manuel Almerindo Duarte. Com um prazo de 72 meses, não implicou quaisquer comissões além dos juros fixados para o financiamento, sem período de carência, escreve o Expresso.

Embora Vieira tenha chegado a acordo com o Novo Banco para a reestruturação da dívida em 2017, a passagem de ativos só aconteceu dois anos mais tarde.

Fontes ouvidas pelo Expresso sabem ainda que a Reserva do Paiva suscitou desacordo entre a Promovalor e a parceira Odebrecht, o conglomerado empresarial brasileiro envolvido no escândalo da Operação Lava Jato. A disputa foi resolvida em tribunal, no final do ano passado.

O Novo Banco ficou com mais de 95% das unidades de participação do fundo FIAE, com Luís Filipe Vieira e o resto dos acionistas minoritários da Promovalor a ficarem com a participação restantes. O empreendimento Reserva do Paiva acabou por não avançar e o terreno foi incluído no pacote de ativos do FIAE.

O Expresso escreve ainda que o apoio de tesouraria do Novo Banco à Reserva do Paiva aconteceu num ano especialmente importante nas relações do banco com Luís Filipe Vieira.

Em 2017, no mesmo ano em que ficou acordada a reestruturação da dívida, o Novo Banco deixou de ter qualquer participação na Benfica SAD, vendendo a sua parte ao empresário José António dos Santos. Nos anos que se seguiram o empresário e o presidente benfiquista avançaram com vários negócios conjuntos na área imobiliária.

Ainda em 2017, o Novo Banco abriu uma linha de crédito para a Benfica SAD, que só viria a ser acionada em 2020.

O jornal Público avança ainda que, em julho, já no fim da auditoria da Deloitte ao BES/Novo Banco, Luís Seabra demitiu-se do cargo de diretor do departamento de auditoria interna, depois de ter, alegadamente, divergido de orientações da gestão.

Fontes do banco sugerem que em causa terá estado a falta de empenho da instituição bancária em apurar dados adicionais sobre os últimos beneficiários dos ativos vendidos pelo Novo Banco.

Só sabendo o nome dos últimos beneficiários é que se afastam as suspeitas de ligações entre os participantes dos fundos de investimentos e a Lone Star, que detém 75% do Novo Banco. Por lei, o banco só precisa de receber a comunicação das sociedades gestoras dos fundos de investimento de que os seus participantes não possuem posições superiores a 25%.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Aqui se vê tudo o que não se gosta:
    – a apoio de António Costa!
    És caloteiro?
    Inscreve-te no PS primeiro!
    És benfiquista corruptor?
    O governo protege-te com fervor!

  2. Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal! Portugal!

  3. E isto acontece tudo no banco mais escrutinado da nossa praça(palavras do sr Ramalho), imaginem!! Os bancos bons e limpos fazem falta para todas estas lavagens!!! A embrulhada é tal que eu não sei por qual das ponta é que hei-de pegar para a comentar!!!!

  4. Os contribuintes portugueses pagam caro para o Novo Banco servir para todas estas e outras tantas vigarices, quer internas, quer as praticadas pelos seus detentores da Lone star! Basta! Queremos uma auditoria isenta sem parágrafos truncados!!!

  5. Sou Benfiquista para sempre, mas a ser verdade quero é o presidente do Benfica na prisão ele e todos os outros que nos andam a roubar o nossos tostões que nos custam tanto a ganhar e para eles é merda. O dinheiro injetado para os ladrões já dava e sobrava para pagar a quem ficaram a dever o BES (novo banco, prisõa quero lá saber quem é. )

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …