Novo Banco passa de prejuízos a lucros de 154,1 milhões no terceiro trimestre

2

José Sena Goulão / Lusa

António Ramalho, presidente do Novo Banco

A instituição conseguiu ter as contas no verde nos primeiros nove meses deste ano. O Novo Banco encerrou 2020 com prejuízos superiores a mil milhões de euros.

O Novo Banco anunciou hoje que registou lucros de 154,1 milhões de euros (ME) até ao terceiro trimestre do ano, uma melhoria face aos prejuízos de 853,1 milhões registados no mesmo período do ano passado.

“O novobanco [nova estilização do nome do banco] apresenta um resultado positivo acumulado de 154,1 ME (9M20: -853,1 ME). O resultado do 3.º trimestre foi de +16,4 ME, sendo o terceiro trimestre consecutivo com resultados positivos”, já que também lucrou no primeiro (70,7 ME) e no segundo (67,0 ME).

Os resultados acumulados até setembro foram contabilizados “apesar do impacto negativo da operação de troca de dívida concluída no trimestre (-73,5 ME) que permitirá poupanças futuras”, pode ler-se no comunicado do banco, também enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Esta não é a primeira vez que instituição que nasceu da resolução do antigo Banco Espírito Santo em Agosto de 2014 e alienado em 75% à Lone Star em Outubro de 2017 dá lucros. No primeiro trimestre deste ano, o Novo Banco já tinha conseguido 70,7 milhões de euros de lucro. No segundo trimestre, os lucros caíram ligeiramente para 67 milhões de euros.

O banco encerrou 2020 com prejuízos de 1329,3 milhões de euros.

ZAP // LUSA

2 Comments

  1. Em vez de pagarem dividendos aos acionistas, que paguem o que devem, com juros, a todos nós!!
    Isto até a dívida estar toda saldada!
    … Mas com pagamento para a conta que cada um indicou ou indique à AT, pois se devolvem ao “Governo”, rapidamente desaparece e não regressa aos bolsos de onde saiu!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.