Novo Banco já entregou plano de recapitalização

André Kosters / Lusa

-

O Novo Banco já entregou ao BCE o plano de reforço de capitais a que estava obrigado depois de os testes de stress terem detetado necessidades de 1.400 milhões de euros, confirmou fonte oficial da instituição.

“Recebemos ontem [segunda-feira] o plano de recapitalização”, disse fonte oficial do Banco Central Europeu (BCE) à Lusa.

A 14 de novembro, a instituição liderada por Mario Draghi divulgou os resultados dos testes de resistência ao Novo Banco, tendo este passado no cenário base mas ‘chumbado’ no cenário mais adverso (que implica queda da economia e aumento do desemprego) ao apresentar um rácio de capital CET1 de 2,4%, abaixo do mínimo de 5,5%. Neste cenário, foi detetada uma insuficiência de capital de 1398 milhões de euros.

Perante isto, o banco tinha duas semanas para apresentar ao BCE um plano com medidas para reforçar os seus capitais, que terá agora de concretizar no prazo de nove meses, até ao verão do próximo ano.

Segundo o Jornal de Negócios de hoje, o plano contém medidas de reforço de capitais que deverão mesmo ir além dos 1.400 milhões de euros exigidos pelo supervisor bancário.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.