Lone Star põe Novo Banco em Espanha à venda

1

José Sena Goulão / Lusa

António Ramalho, presidente do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco já terá informado os trabalhadores da sucursal espanhola que o negócio vai para a frente.

A notícia foi avançada, esta quarta-feira, pelo jornal El Confidencial. O fundo norte-americano Lone Star vai pôr à venda a sucursal do Novo Banco em Espanha. A informação já terá sido comunicada pelo presidente executivo do banco, António Ramalho, nos últimos dias aos trabalhadores da subsidiária espanhola.

Fontes consultadas pelo jornal espanhol declaram que a entidade já entrou em contacto com bancos de investimento para dirigir o negócio e acrescentam que se começou a explorar esta possibilidade depois das últimas injeções de capital do Estado português.

De acordo com o mesmo jornal, ainda não se sabe se a venda vai ser feita na totalidade ou apenas alguns negócios. Mas, como se trata de uma filial, o comprador tem de ter um registo bancário. Entre os bancos mais ativos no mercado de fusões e aquisições, acrescenta, estão o Andbank e Abanca.

Não são conhecidos os resultados da subsidiária espanhola, mas as fontes do El Confidencial dizem que dificilmente terá gerado lucros. O jornal ECO avança que, só no ano passado, as perdas desta sucursal superaram os 100 milhões de euros.

Segundo o semanário Expresso, com esta venda, o Novo Banco vai tornar-se num banco praticamente com presença só em Portugal. Desde 2015 que já fechou operações que tinha noutros países e regiões, nomeadamente Cabo Verde, Ásia e França.

Esta quarta-feira, os deputados da comissão de Orçamento e Finanças aprovaram, por unanimidade, o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao Parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star.

Os mesmos deputados também aprovaram o requerimento do PAN para audições do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e do presidente do Novo Banco, António Ramalho, sobre os bónus pagos aos administradores.

ZAP //

1 Comment

  1. Uma das maiores descaradas burlas de sempre e que continua e culpados não há!
    Alguém consegue explicar como é que um banco que só dá prejuízos aumenta os bónus e sabe-se lá mais o quê aos administradores???

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.