Novo Banco: candidatos podem apresentar propostas para comprar menos de 100%

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

Luis Marques Mendes

Marques Mendes garante que já foi dado o pontapé de saída para a o processo de venda do Novo Banco, adiantando que as propostas devem ser apresentadas até ao verão.

Luís Marques Mendes anunciou este domingo que a base de dados (data room) do Novo Banco já está disponível, revelando que “as propostas podem ter um formato flexível, para 100%, para 51%; venda directa numa parte e bolsa noutra parte; é um processo diferente do anterior”.

No seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias, o social-democrata disse que os candidatos do processo de venda do Novo Banco têm que entregar propostas até ao Verão, data que já tinha sido anunciada.

O Diário Económico sublinha que o caderno de encargos já publicado define que os interessados no Novo Banco poderão materializar o investimento em várias fases: o concurso no Procedimento de Venda Estratégica, o Procedimento de Venda em Mercado como Cornerstone Investors (investidores de referência), ou como investidores institucionais no IPO (Oferta Pública Inicial).

data room foi preparado pelo Deutsche Bank e JP Morgan, bancos advisers que já estão convidar interessados à compra da instituição liderada por Eduardo Stock da Cunha.

O presidente do Santander Totta já disse publicamente que tem interesse em voltar a estudar o dossiê Novo Banco, e uma fonte da Apollo Global Managment, o fundo de private equity norte-americano que esteve na corrida no concurso que fracassou no Verão passado, admitiu ao Económico voltar a estar no novo processo de venda, mas que só tomará decisão depois de conhecer a operação.

O presidente do BCP, Nuno Amado, disse recentemente que se fosse autorizado pela DG Comp admitiria concorrer à compra do Novo Banco, relembrando a proibição de aquisição que só pode ser levantada em condições excepcionais, assunto sobre o qual afirma que o Estado está a negociar com Bruxelas.

Na apresentação de resultados, o presidente do Banco afirmou que “se nos derem essa oportunidade, analisaremos”.

Por fim, também o BPI é apontado como interessado no Novo Banco, apesar de na última conferência de imprensa Fernando Ulrich ter dito que não comentava o dossiê.

Jornal de Negócios recorda que, no final de Março, o Banco de Portugal esclareceu que estava a trabalhar em “duas vias paralelas” para vender o Novo Banco: a alienação direta a investidores estratégicos ou a venda em mercado com recurso a um ou mais investidores de referência, sendo privilegiados os potenciais interessados com investimentos no sector financeiro.

Nos dois modelos possíveis de venda, relata o Negócios, os candidatos não podem ter “pendente qualquer litígio administrativo ou judicial contra” a resolução do BES, a criação do Novo Banco, a transmissão de ativos, passivos ou elementos extrapatrimoniais do “banco mau” para o banco de transição ou qualquer decisão do Banco de Portugal sobre a instituição liderada por Stock da Cunha.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu …

IGAI. Oito elementos do SEF com processos disciplinares pela morte de ucraniano

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai instaurar oito processos disciplinares a elementos do SEF na sequência do inquérito que apurou as circunstâncias da morte de um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa. Além dos oito …

Disney vai despedir 28 mil trabalhadores nos EUA devido ao "impacto prolongado da covid-19"

A Disney anunciou que vai despedir cerca de 28 mil trabalhadores dos seus parques de diversão, cruzeiros e outros eventos nos Estados Unidos devido à crise financeira causada pela pandemia de covid-19. A covid-19 chegou e …

OE2021: IVA gasto em alguns setores vai poder ser recuperado nas compras seguintes

O IVA suportado pelos consumidores em serviços ou produtos dos setores mais afetadas pelo impacto da pandemia vai poder ser recuperado nas compras seguintes realizadas nos mesmos setores, disse o ministro Pedro Siza Vieira. Em causa …

Temeu-se uma explosão em Paris. Mas foi "apenas" um caça a quebrar a barreira do som

Um avião militar que ultrapassou a barreira do som provocou esta quarta-feira o receio de que tivesse ocorrido uma explosão em Paris, já que o barulho foi ouvido em grande parte da capital francesa e …

Maduro propõe neutralizar sanções norte-americanas com Lei Antibloqueio

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, entregou na terça-feira um projeto de Lei Antibloqueio à Assembleia Constituinte (AC, composta unicamente por simpatizantes do regime) para neutralizar os efeitos das sanções impostas pelos Estados Unidos (EUA) …

Subsídio aos pobres na pandemia "não pode ser para sempre"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta terça-feira que os subsídios destinados aos mais pobres pelo Congresso no âmbito da luta contra a pandemia de covid-19 “infelizmente para os demagogos e comunistas, não pode …

Reembolso do IVA do turismo e restauração pode demorar um ano se vier no IRS

A partir de 2021 os contribuintes poderão receber parte do valor do IVA de consumos no setor do turismo e restauração, medida anunciada pelo Governo na segunda-feira e que, antecipou a Deloitte, pode ser concretizada …

Novo lay-off passa a ser acessível para empresas com perdas entre 25% e 40%

As empresas com quebras de faturação homólogas entre 25% e 40% vão poder recorrer ao apoio à retoma progressiva, instrumento que passa também permitir a redução até 100% do horário quando a quebra de faturação …

Associação das Forças Armadas considera diretiva para comunicação inclusiva uma "provocação"

O presidente do Conselho Nacional da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) afirmou que a nova diretiva do Governo que implementa uma comunicação inclusiva em todos os documentos oficiais é uma provocação aos militares …