Novo Banco: candidatos podem apresentar propostas para comprar menos de 100%

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

Luis Marques Mendes

Marques Mendes garante que já foi dado o pontapé de saída para a o processo de venda do Novo Banco, adiantando que as propostas devem ser apresentadas até ao verão.

Luís Marques Mendes anunciou este domingo que a base de dados (data room) do Novo Banco já está disponível, revelando que “as propostas podem ter um formato flexível, para 100%, para 51%; venda directa numa parte e bolsa noutra parte; é um processo diferente do anterior”.

No seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias, o social-democrata disse que os candidatos do processo de venda do Novo Banco têm que entregar propostas até ao Verão, data que já tinha sido anunciada.

O Diário Económico sublinha que o caderno de encargos já publicado define que os interessados no Novo Banco poderão materializar o investimento em várias fases: o concurso no Procedimento de Venda Estratégica, o Procedimento de Venda em Mercado como Cornerstone Investors (investidores de referência), ou como investidores institucionais no IPO (Oferta Pública Inicial).

data room foi preparado pelo Deutsche Bank e JP Morgan, bancos advisers que já estão convidar interessados à compra da instituição liderada por Eduardo Stock da Cunha.

O presidente do Santander Totta já disse publicamente que tem interesse em voltar a estudar o dossiê Novo Banco, e uma fonte da Apollo Global Managment, o fundo de private equity norte-americano que esteve na corrida no concurso que fracassou no Verão passado, admitiu ao Económico voltar a estar no novo processo de venda, mas que só tomará decisão depois de conhecer a operação.

O presidente do BCP, Nuno Amado, disse recentemente que se fosse autorizado pela DG Comp admitiria concorrer à compra do Novo Banco, relembrando a proibição de aquisição que só pode ser levantada em condições excepcionais, assunto sobre o qual afirma que o Estado está a negociar com Bruxelas.

Na apresentação de resultados, o presidente do Banco afirmou que “se nos derem essa oportunidade, analisaremos”.

Por fim, também o BPI é apontado como interessado no Novo Banco, apesar de na última conferência de imprensa Fernando Ulrich ter dito que não comentava o dossiê.

Jornal de Negócios recorda que, no final de Março, o Banco de Portugal esclareceu que estava a trabalhar em “duas vias paralelas” para vender o Novo Banco: a alienação direta a investidores estratégicos ou a venda em mercado com recurso a um ou mais investidores de referência, sendo privilegiados os potenciais interessados com investimentos no sector financeiro.

Nos dois modelos possíveis de venda, relata o Negócios, os candidatos não podem ter “pendente qualquer litígio administrativo ou judicial contra” a resolução do BES, a criação do Novo Banco, a transmissão de ativos, passivos ou elementos extrapatrimoniais do “banco mau” para o banco de transição ou qualquer decisão do Banco de Portugal sobre a instituição liderada por Stock da Cunha.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Costa não é Alice no País das Maravilhas, mas levou os "óculos cor-de-rosa" ao debate quinzenal

No primeiro debate quinzenal do ano, António Costa lembrou, um a um, os números da economia do último ano. O episódio que tem manchado as primeiras páginas dos jornais desta semana também marcou presença, ainda …

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …