/

Novo balanço oficial do sismo na Indonésia indica 319 mortos

Adi Weda / EPA

O ministro da Segurança indonésia anunciou esta quinta-feira que morreram 319 pessoas na sequência do sismo de domingo, na ilha de Lombok, no sul da Indonésia.

“As últimas informações indicam 319 mortos”, disse o ministro durante uma conferência de imprensa em Jacarta, no dia em que se voltou a registar outro abalo. O balanço provisório de vítimas que tinha sido divulgado anteriormente indicava 220 mortos.

Após o terremoto de magnitude 6,9 dezenas de milhares de casas foram destruídas.

O sismo de domingo, com o epicentro a dez mil metros de profundidade, ocorreu uma semana após um outro abalo, também na ilha turística de Lombok, que provocou 17 mortos e mais de 300 feridos.

O tremor de terra de hoje, de magnitude 5,9, teve o seu epicentro no norte da ilha de Lombok e não alcançou potencial para provocar qualquer tsunami, segundo a agência geológica indonésia. Foi o terceiro sismo sentido em 11 dias.

Muitos moradores deixaram as habitações para se abrigarem em tendas ou abrigos temporários, sob o calor tropical que assola o arquipélago do Sudeste Asiático no verão. De acordo com as autoridades, há pessoas sem acesso a comida, água potável ou medicamentos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, ofereceu ajuda daquela organização ao país situado no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, zona de grande atividade sísmica e vulcânica que regista cerca de sete mil terramotos por ano, na maioria moderados.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.