Novo avião britânico vai chegar a qualquer lugar do mundo em 4 horas

Reaction Engines

O avião Skylon, capaz de viajar para qualquer parte do mundo em apenas quatro horas

O avião Skylon, capaz de viajar para qualquer parte do mundo em apenas quatro horas

Imagine um avião capaz de o levar até ao outro lado do mundo durante a tarde e que o traga a casa a tempo do jantar. Parece uma brincadeira mas é uma hipótese que está cada vez mais próxima de se tornar realidade.

O projeto tem um nome, chama-se Skylon, e é um avião que pode voar para qualquer lugar do mundo em apenas quatro horas graças ao seu super motor.

O projeto, desenvolvido pela Reaction Engines, deu esta semana mais um passo em frente para se tornar realidade, depois de a empresa britânica ter anunciado uma nova parceria com a gigante aeroespacial BAE Systems, cujo apoio financeiro, juntamente com um considerável investimento do Governo do Reino Unido, vai ajudá-la a desenvolver o seu motor inovador já em 2020, sendo os voos de teste possíveis cinco anos mais tarde.

Caso se torne realidade, o avião será ultra rápido graças ao seu motor inovador chamado, na sigla ingelsa, de SABRE – Synergetic Air-Breathing Rocket Engine. Este motor opera de duas formas para permitir que a aeronave entre diretamente no espaço numa única etapa, a chamada fase única para orbitar.

Em primeiro lugar, o motor aspira o oxigénio do ar atmosférico para queimar combustível com hidrogénio líquido na câmara de combustão. Depois de estar fora da atmosfera, o motor altera-se para o formato mais convencional, o de oxigénio líquido a bordo.

Outra das inovações mais significativas é também o sistema de refrigeração. O motor utiliza uma tecnologia ultra-leve (cem vezes mais leve do que as habituais) que consegue arrefecer correntes de ar extremamente quentes (superiores a 1.000° C) para menos de 150° C em menos de 1/100 de segundo.

De acordo com a equipa responsável pela sua produção, uma aeronave alimentada por este motor será capaz de atingir velocidades cinco vezes mais altas que a do som enquanto ainda está na atmosfera da Terra. De seguida, o motor passa para o modo foguete, atingindo velocidades de voo espacial, tão rápidas que equivalem a 25 vezes a velocidade do som.

Embora este projeto seja ainda um sonho, os novos investimentos levados a cabo pela BAE Systems e pelo governo britânico vão permitir que a empresa valide o projeto e inicie os testes daqui a cinco anos.

“Esta parceria representa um marco importante na transição de uma empresa, que tem estado focada na pesquisa e nos testes de tecnologias facilitadoras para o motor SABRE, para uma que agora está focada no desenvolvimento e teste do primeiro motor SABRE do mundo”, afirmou Mark Thomas, um dos principais responsáveis pela Reaction Engines.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro debate quinzenal arranca esta terça-feira com perguntas de Rio a Costa

Esta terça-feira acontece a o primeira discussão parlamentar entre o líder do PSD, Rui Rio, e o primeiro-ministro, António Costa, depois do Orçamento do Estado. O primeiro debate quinzenal do ano arranca esta terça-feira com as …

Coimas a banqueiros arrastam-se em tribunal. Maioria acaba prescrita

Dez gestores bancários acumulam multas de 16,8 milhões de euros, um montante que iguala todas as coimas decididas pela CMVM a bancos em 15 anos. Dez antigos gestores bancários acumulam coimas de quase 17 milhões de …

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …