Novo Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores pode chegar só em março

Paulo Cunha / Lusa

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho

O prazo para requerer o novo apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores terminou na passada sexta-feira e os pedidos serão analisados esta semana. Os desempregados têm receio de que, após quase dois meses sem rendimentos, os pagamentos do novo apoio cheguem apenas em março.

O Dinheiro Vivo contactou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tutelado por Ana Mendes Godinho, que explicou que apreciação de cada pedido será feita após o fim do prazo para requerer o apoio. Isso significa que só esta semana os pedidos – pelo menos, 50 mil – serão analisados.

O gabinete não avança a data em que a Segurança Social prevê começar a realizar os primeiros pagamentos. Na semana passada, Ana Mendes Godinho deu a indicação de que os pagamentos acontecerão por ordem de entrada dos pedidos, mas também sem avançar datas.

Muitos potenciais beneficiários do novo apoio estão preocupados com o facto de os pagamentos chegarem apenas em março, numa altura em que o final do mês se aproxima.

O matutino escreve que há desempregados que, depois de receberem por e-mail a informação da Segurança Social de que poderiam candidatar-se ao AERT, viram anulados outros pedidos de apoios que já davam como certos.

É o caso de Liliana Pereira. Ao Dinheiro Vivo, contou que, até dezembro estava a receber o subsídio social de desemprego, e tinha um pedido de apoio ao desemprego de longa duração aprovado para transferência a 26 de fevereiro. Com base nessa informação, assumiu o compromisso com a senhoria de pagar a renda nessa data.

Acontece que, face à possibilidade de aceder ao AERT, decidiu cancelar o pedido de apoio anterior.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …