Novo Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores pode chegar só em março

Paulo Cunha / Lusa

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho

O prazo para requerer o novo apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores terminou na passada sexta-feira e os pedidos serão analisados esta semana. Os desempregados têm receio de que, após quase dois meses sem rendimentos, os pagamentos do novo apoio cheguem apenas em março.

O Dinheiro Vivo contactou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tutelado por Ana Mendes Godinho, que explicou que apreciação de cada pedido será feita após o fim do prazo para requerer o apoio. Isso significa que só esta semana os pedidos – pelo menos, 50 mil – serão analisados.

O gabinete não avança a data em que a Segurança Social prevê começar a realizar os primeiros pagamentos. Na semana passada, Ana Mendes Godinho deu a indicação de que os pagamentos acontecerão por ordem de entrada dos pedidos, mas também sem avançar datas.

Muitos potenciais beneficiários do novo apoio estão preocupados com o facto de os pagamentos chegarem apenas em março, numa altura em que o final do mês se aproxima.

O matutino escreve que há desempregados que, depois de receberem por e-mail a informação da Segurança Social de que poderiam candidatar-se ao AERT, viram anulados outros pedidos de apoios que já davam como certos.

É o caso de Liliana Pereira. Ao Dinheiro Vivo, contou que, até dezembro estava a receber o subsídio social de desemprego, e tinha um pedido de apoio ao desemprego de longa duração aprovado para transferência a 26 de fevereiro. Com base nessa informação, assumiu o compromisso com a senhoria de pagar a renda nessa data.

Acontece que, face à possibilidade de aceder ao AERT, decidiu cancelar o pedido de apoio anterior.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …