Nove meses depois, Eriksen já se lembra de como é estar no Céu

Bo Amstrup / Ritzau Scanpix / EPA

Mais de nove meses depois de ter sofrido uma paragem cardíaca no jogo de estreia da Dinamarca no Euro2020, o médio internacional Christian Eriksen está de regresso  à seleção dinamarquesa.

O médio Christian Eriksen disse hoje estar “muito feliz” por voltar aos trabalhos da seleção dinamarquesa de futebol, nove meses depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória no Euro2020.

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da 1ª jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43, depois de Eriksen ter caído inanimado no relvado.

Na altura, em 12 de junho de 2021, um cordão de jogadores protegeu as imagens do que se estava a passar, enquanto equipas médicas tentavam reverter a situação clínica do jogador.

O então jogador do Inter Milão, de 29 anos, recebeu assistência médica no campo, tendo sido efetuadas tentativas de reanimação, mas recuperou a consciência e foi transportado para o hospital.

Eriksen esteve morto“, afirmou na altura Morten Boesen, médico da seleção dinamarquesa, que confirmou que Christian Eriksen esteve mesmo em paragem cardíaca. Mas o jogador diz que só não se lembra de como foi estar no céu.

Impedido de jogar em Itália, Eriksen rescindiu com o Inter de Milão e regressou aos relvados em janeiro, depois de assinar pelo Brentford, de Inglaterra.

Nove meses depois do seu colapso em campo, Eriksen está de volta à seleção, e parece estar no Céu — um diferente daquele a que bateu à porta em junho.

“Estou muito feliz por estar de volta à seleção, já passou muito tempo”, afirmou o jogador, em conferência de imprensa, em Marbella, Espanha, onde a seleção da Dinamarca se encontra a estagiar.

Eriksen, a quem foi implantado um desfibrilhador para prevenir o risco de morte súbita, disse que “está tudo bem” e acrescentou: “Tive sorte com os médicos e com o diagnóstico. Estou muito motivado para voltar à minha ‘antiga’ vida. Não teria voltado se soubesse que algo de menos bom pode acontecer”, afirmou o jogado.

Christian Eriksen, de 30 anos, foi convocado para a formação dinamarquesa que irá disputar os jogos de preparação para o Mundial2022 frente aos Países Baixos, no sábado, e Sérvia, na terça-feira.

No entanto, o jogador testou positivo ao coronavírus na semana passada, e só hoje se juntou à equipa, liderada por Kasper Hjulmand, que já fez depender a utilização de Eriksen de uma avaliação da equipa técnica, de modo a perceber o seu atual estado físico.

Eriksen, que soma 109 internacionalizações e 39 golos pela seleção, pode assim voltar a vestir a camisola da Dinamarca pela primeira vez desde a paragem cardiorrespiratória que sofreu no Euro2020, no embate entre Dinamarca e Finlândia (0-1), em que caiu desamparado no relvado, aos 43 minutos.

A seleção dinamarquesa qualificou-se para Mundial Qatar2022, ao vencer o grupo F da qualificação europeia, depois de ter chegado às meias-finais do Euro2020.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.