Nove empresas devem 45 milhões ao fisco

World Bank Photo Collection / Flickr

Nove empresas encerraram o ano de 2014 a dever, no total, mais de 45 milhões de euros às Finanças, segundo informação atualizada no último dia do ano e divulgada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

De acordo com a lista de devedores ao fisco a 31 de dezembro de 2014, publicada na página oficial da AT, são 9 as empresas que acumulam, cada uma, dívidas às Finanças superiores a 5 milhões de euros.

Entre elas está a SAD do Boavista Futebol Clube, bem como várias empresas ligadas a sucatas, reciclagem de metais ou equipamentos eletrónicos.

No final do ano, cerca de 160 empresas, com negócios ligados à construção civil, imobiliário, informática, ou comércio de automóveis, entre outros, deviam entre um milhão e cinco milhões de euros ao fisco.

No caso dos contribuintes singulares, a AT dá conta de 188 que acabaram o ano a dever às Finanças mais de um milhão de euros cada um.

Criada em 2006, a lista pública de devedores à administração fiscal divulga os contribuintes que, “por ter terminado o prazo de pagamento voluntário sem terem cumprido as suas obrigações e, no prazo e termos legais, não tenham prestado garantia ou requerido a sua dispensa, não têm a sua situação tributária regularizada”, lê-se na página da AT.

A AT apresenta a lista separando os contribuintes singulares por seis escalões, consoante o valor da dívida que acumulam nas Finanças. O escalão mais baixo para estes contribuintes é entre os 7.500 e os 25.000 euros e o mais alto diz respeito a contribuintes que devam mas de um milhão de euros.

No caso dos contribuintes coletivos, o fisco apresenta também seis escalões, entre os 10.000 e os 50.000 euros (o mais reduzido) e de mais de cinco milhões de euros (o mais elevado).

“A lista é atualizada permanentemente com a inclusão de novos devedores que se verifique passarem a preencher os requisitos necessários ao efeito e a supressão dos devedores que, designadamente através do pagamento ou prestação de garantia, tiverem entretanto regularizado a sua situação tributária”, refere.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E pior, os vigaristas das finanças estão a mandar multas para empresas que ja fecharam exigindo dos antigos sócios o pagamento, quando SABEM MUITO BEM que quando uma empresa fecha o fisco ja não tem direito a exigir novas multas e coimas…
    Trata-se de um procedimento de extorsão que deveria ser investigado pelo ministério publico.
    Simplesmente, o Estado Português não é uma entidade honesta.

    • Ai os “sócios” é que ficaram a dever dinheiro e agora as finanças é que são vigararias?!
      Tá bonito…
      Esses sócios vigaristas e caloteiros só tem que pagar o que devem e mais nada!!
      Era só o que faltava; além de serem incompetentes, levaram os lucros e querem deixar as dívidas para os outros…
      Que paguem o que devem (a bem ou a mal)!!!

  2. EU: imagine que a empresa deixa de funcionar e deixa de ter qq atividade logo não existe qq lucro; imagine que poq qq motivo os sócios não fazem a declaração de cessação de atividade e o fisco emite liquidações oficiosas; imagine que muito para lá do prazo regulamemntar de dois anos o Fisco decide declarar a liquidação da empresa; imagine que o Fisco se “esquece” de anular as liquidações oficiosas; imagine que o Fisco resolve cobrar depois o valor das liquidações em falta ( que deviam ter sido anuladas ). Ainda acha que são os sócios que estão a dever ou será que o Fisco inventou uma receita que não tem que ver com a realidade?

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …