Nove empresas devem 45 milhões ao fisco

World Bank Photo Collection / Flickr

Nove empresas encerraram o ano de 2014 a dever, no total, mais de 45 milhões de euros às Finanças, segundo informação atualizada no último dia do ano e divulgada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

De acordo com a lista de devedores ao fisco a 31 de dezembro de 2014, publicada na página oficial da AT, são 9 as empresas que acumulam, cada uma, dívidas às Finanças superiores a 5 milhões de euros.

Entre elas está a SAD do Boavista Futebol Clube, bem como várias empresas ligadas a sucatas, reciclagem de metais ou equipamentos eletrónicos.

No final do ano, cerca de 160 empresas, com negócios ligados à construção civil, imobiliário, informática, ou comércio de automóveis, entre outros, deviam entre um milhão e cinco milhões de euros ao fisco.

No caso dos contribuintes singulares, a AT dá conta de 188 que acabaram o ano a dever às Finanças mais de um milhão de euros cada um.

Criada em 2006, a lista pública de devedores à administração fiscal divulga os contribuintes que, “por ter terminado o prazo de pagamento voluntário sem terem cumprido as suas obrigações e, no prazo e termos legais, não tenham prestado garantia ou requerido a sua dispensa, não têm a sua situação tributária regularizada”, lê-se na página da AT.

A AT apresenta a lista separando os contribuintes singulares por seis escalões, consoante o valor da dívida que acumulam nas Finanças. O escalão mais baixo para estes contribuintes é entre os 7.500 e os 25.000 euros e o mais alto diz respeito a contribuintes que devam mas de um milhão de euros.

No caso dos contribuintes coletivos, o fisco apresenta também seis escalões, entre os 10.000 e os 50.000 euros (o mais reduzido) e de mais de cinco milhões de euros (o mais elevado).

“A lista é atualizada permanentemente com a inclusão de novos devedores que se verifique passarem a preencher os requisitos necessários ao efeito e a supressão dos devedores que, designadamente através do pagamento ou prestação de garantia, tiverem entretanto regularizado a sua situação tributária”, refere.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E pior, os vigaristas das finanças estão a mandar multas para empresas que ja fecharam exigindo dos antigos sócios o pagamento, quando SABEM MUITO BEM que quando uma empresa fecha o fisco ja não tem direito a exigir novas multas e coimas…
    Trata-se de um procedimento de extorsão que deveria ser investigado pelo ministério publico.
    Simplesmente, o Estado Português não é uma entidade honesta.

    • Ai os “sócios” é que ficaram a dever dinheiro e agora as finanças é que são vigararias?!
      Tá bonito…
      Esses sócios vigaristas e caloteiros só tem que pagar o que devem e mais nada!!
      Era só o que faltava; além de serem incompetentes, levaram os lucros e querem deixar as dívidas para os outros…
      Que paguem o que devem (a bem ou a mal)!!!

  2. EU: imagine que a empresa deixa de funcionar e deixa de ter qq atividade logo não existe qq lucro; imagine que poq qq motivo os sócios não fazem a declaração de cessação de atividade e o fisco emite liquidações oficiosas; imagine que muito para lá do prazo regulamemntar de dois anos o Fisco decide declarar a liquidação da empresa; imagine que o Fisco se “esquece” de anular as liquidações oficiosas; imagine que o Fisco resolve cobrar depois o valor das liquidações em falta ( que deviam ter sido anuladas ). Ainda acha que são os sócios que estão a dever ou será que o Fisco inventou uma receita que não tem que ver com a realidade?

RESPONDER

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …

Décadas de estudos sobre "genes da depressão" podem estar errados

A ideia de um "gene da depressão" capturou a imaginação de cientistas durante décadas. Nos últimos 20 anos, centenas de estudos sugeriram que pessoas com a variação de determinados genes têm um maior risco de …

Formação da Lua trouxe água para o planeta Terra

A formação da Lua trouxe para a Terra condritos carbonosos, que são fonte provável da água no nosso planeta e de elementos altamente voláteis, como carbono, nitrogénio, hidrogénio e enxofre. A Terra é o único planeta …

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Fernando Pimenta conquista duas medalhas de ouro na Taça do Mundo

O português Fernando Pimenta conquistou este sábado duas medalhas de ouro na Polónia, nas provas de K1 1000 e K1 500 metros. O canoísta do Benfica juntou na tarde deste sábado a medalha de ouro na …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …