O contexto à volta dos números 404, 2M e 802. Um estará a ajudar milhares de passageiros em dois pontos centrais do Porto.
Quem circula por algumas zonas do Porto, nas últimas semanas já se deve ter cruzado com o 404.
Não, não é um erro num site. É uma das duas novas linhas da STCP – Sociedade Transportes Colectivos do Porto.
O percurso do 404, que arrancou no dia 18 de Março, liga o recente Terminal Intermodal de Campanhã e o Hospital de São João.
Em comunicado enviado ao ZAP, a STCP explica que esta linha surgiu agora para apoiar os cerca de 25 mil utilizadores diários que chegam e partem do Terminal Intermodal de Campanhã.
Este terminal, inaugurado há menos de dois anos, é um local de partidas e chegadas de centenas de autocarros por dia, com dezenas de destinos – além dos comboios na estação da CP, que fica a poucos metros de distância.
O 404 passa pelo terminal, pelas zonas de Campanhã, Estádio do Dragão, Antas, Salgueiros, pólo universitário da Asprela e Hospital de São João.
Vai de encontro “à mobilidade pretendida por estudantes, trabalhadores e visitantes do Polo do Hospital S. João/IPO”, indica a SCTP.
A outra linha nova é da rede da madrugada: a 2M, entre Aliados e Hospital São João. É uma linha que retoma o percurso que existia até 2011; foca-se na zona da Boavista e parte da Circunvalação, entre a Rotunda AEP e o Hospital de São João.
Alterações
Também em Março, a STCP alterou o percurso de quatro linhas: duas diurnas, duas de madrugada.
As linhas circulares 300 (Aliados – Hospital S. João) e 301 (Praça – Hospital S. João) fazem agora uma mobilidade na envolvente da Igreja da Areosa, e das faculdades do Polo Universitário da Asprela. No centro do Porto, a linha 300 passa a ligar a Cordoaria à Batalha, aproximando-se do Terminal das Camélias, passando a existir uma ligação direta entre o Hospital de São João e a Batalha, via Avenida Fernão de Magalhães.
De madrugada foi alterada a 9M (Aliados-Gondomar), para ligar o centro de Gondomar ao centro da cidade do Porto, via Campanhã – deixa de percorrer a Circunvalação. E também foi ajustada a 13M (Aliados – Matosinhos Mercado); aqui uma ligeira alteração de percurso junto à Rotunda AEP, agora com ligação entre Porto e Matosinhos, via Rua do Lidador.
E o 802?
Talvez poucos reparem mas, na distribuição actual de números pelos autocarros STCP, falta um número: 802.
Todos, em cada zona, seguem uma ordem normal de três dígitos. Mas, em Gondomar, do 801 salta-se para o 803.
Na verdade, o número 802 da STCP nunca chegou a ter uma linha atribuída.
A empresa explica ao ZAP que, quando houve a tal reformulação da numeração de linhas em 2006, este número ficou reservado para a criação de uma possível ligação adicional por parte da STCP ao concelho de Gondomar.
Mas esse percurso extra nunca começou sequer porque o trajecto planeado estava já servido por uma outra operadora de transportes colectivos de passageiros que detinha essa concessão.