Nova Zelândia registou a primeira morte por covid-19 em seis meses

worldeconomicforum / Flickr

Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia

A Nova Zelândia registou hoje a sua primeira morte por covid-19 em mais de seis meses, uma mulher nonagenária, indicou o Ministério da Saúde do país, que tenta controlar o crescimento de infeções desde meados de agosto.

A primeira-ministra, Jacinda Ardern, lamentou a perda (a vigésima sétima por covid-19 na Nova Zelândia desde o início da pandemia), considerando que a primeira morte desde 16 de fevereiro é uma “triste lembrança” da importância das medidas de contenção do vírus.

“Cada morte é uma lembrança dos danos que a covid-19 pode causar quando entra na nossa comunidade”, referiu Jacinda, citada pelo site Stuff, lembrando que “os neozelandeses mais velhos e aqueles que têm problemas de saúde subjacentes são os que mais correm o risco de contrair o vírus, sondo uma das razões pelas quais os confinamentos são uma ferramenta tão importante para impedir a sua disseminação”.

O Governo da líder trabalhista confinou os mais de cinco milhões de habitantes do país no dia 17 de agosto após detetar um caso de transmissão comunitária na cidade de Auckland, o primeiro desde o passado dia 28 de fevereiro.

As medidas foram aliviadas após duas semanas, exceto no caso da cidade de Auckland (a mais populosa, com 1,7 milhões de habitantes), que permanece confinada por ser o epicentro do atual surto, e onde hoje foram registados vinte casos, o que confirma a tendência de queda dos últimos dias.

O número total de casos do surto comunitário é de 782 – 765 em Auckland e 17 em Wellington – mas já foram registadas 54 recuperações.

A Nova Zelândia, que é um dos países desenvolvidos com a menor taxa de vacinação, foi reconhecida mundialmente por seu controlo eficaz da pandemia, que consistiu no encerramento das suas fronteiras e na realização de confinamentos duros e precoces.

Desde o início da pandemia, o país oceânico registou 3.392 casos de covid-19 e 27 mortes.

  ZAP // Lusa

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Covid aparece pq as pessoas sao porcas. Covid multiplica-se com a javardice! Pessoas em Portugal não querem saber dos outros e são porcas.

RESPONDER

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …