/

Nova Zelândia registou a primeira morte por covid-19 em seis meses

1

worldeconomicforum / Flickr

Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia

A Nova Zelândia registou hoje a sua primeira morte por covid-19 em mais de seis meses, uma mulher nonagenária, indicou o Ministério da Saúde do país, que tenta controlar o crescimento de infeções desde meados de agosto.

A primeira-ministra, Jacinda Ardern, lamentou a perda (a vigésima sétima por covid-19 na Nova Zelândia desde o início da pandemia), considerando que a primeira morte desde 16 de fevereiro é uma “triste lembrança” da importância das medidas de contenção do vírus.

“Cada morte é uma lembrança dos danos que a covid-19 pode causar quando entra na nossa comunidade”, referiu Jacinda, citada pelo site Stuff, lembrando que “os neozelandeses mais velhos e aqueles que têm problemas de saúde subjacentes são os que mais correm o risco de contrair o vírus, sondo uma das razões pelas quais os confinamentos são uma ferramenta tão importante para impedir a sua disseminação”.

O Governo da líder trabalhista confinou os mais de cinco milhões de habitantes do país no dia 17 de agosto após detetar um caso de transmissão comunitária na cidade de Auckland, o primeiro desde o passado dia 28 de fevereiro.

As medidas foram aliviadas após duas semanas, exceto no caso da cidade de Auckland (a mais populosa, com 1,7 milhões de habitantes), que permanece confinada por ser o epicentro do atual surto, e onde hoje foram registados vinte casos, o que confirma a tendência de queda dos últimos dias.

O número total de casos do surto comunitário é de 782 – 765 em Auckland e 17 em Wellington – mas já foram registadas 54 recuperações.

A Nova Zelândia, que é um dos países desenvolvidos com a menor taxa de vacinação, foi reconhecida mundialmente por seu controlo eficaz da pandemia, que consistiu no encerramento das suas fronteiras e na realização de confinamentos duros e precoces.

Desde o início da pandemia, o país oceânico registou 3.392 casos de covid-19 e 27 mortes.

ZAP // Lusa

 

 

1 Comment

  1. Covid aparece pq as pessoas sao porcas. Covid multiplica-se com a javardice! Pessoas em Portugal não querem saber dos outros e são porcas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.