Nova vaga de frio e neve afecta 90 milhões de americanos

The Frick Collection , @frickcollection / Twitter

Tempestade de neve no Central Park, em Nova Iorque

Um novo temporal, acompanhado por fortes tempestades de neve e baixas temperaturas, que se estende desde o norte do Texas (sul) até à Nova Inglaterra (costa nordeste) está a afectar hoje 94 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

O serviço de meteorologia emitiu diversas advertências para a existência de granizo desde o Alabama até à zona oriental do Mississippi, e alertas de tormentas invernais com neve desde os estados do Atlântico médio (Delaware, Maryland, New Jersey, Nova Iorque, Virgínia e a capital federal Washington), até ao sul da Nova Inglaterra.

Foram ainda emitidas advertências de inundações na zona central dos Apalaches e alertas de grande acumulação de neve em algumas localidades do Kentucky, que podem ultrapassar 50 centímetros.

Uma centena de veículos ficaram bloqueados na estrada I-65, enquanto o governador do Kentucky declarou o estado de emergência pela segunda vez em menos de um mês devido ao estado do tempo, e que permite a mobilização da Guarda nacional.

Sue Ellen Kilgallon, @oh2preshus / Twitter

Tempestade de neve no Kentuky, EUA

Tempestade de neve no Kentuky, EUA

Em Nova Iorque, o aeroporto de La Guardia encerrou todas as pistas, após um avião da companhia Delta Airlines proveniente de Atlanta ter saído da pista durante a aterragem, mas sem registo de feridos, em plena tempestade de neve que atinge a cidade, que registou o mês e fevereiros mais frio desde 1934.

Em Washington, o Governo suspendeu as suas actividades e a cidade declarou o estado de emergência devido a uma tempestade de neve que forçou ao encerramento de escolas e estabelecimentos na área metropolitana, onde se esperam 20 centímetros de neve.

O Presidente dos EUA Barack Obama, e o vice-presidente Joe Biden, mantiveram uma reunião privada mas cancelaram as restantes actividades durante o dia, enquanto a Casa Branca também decidia anular a conferência de imprensa diária.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …