Cientistas usam nova tinta para imprimir “osso” em 3D com células vivas

Recentemente, uma equipa da University of New South Wales (UNSW) em Sydney, na Austrália, desenvolveu uma tinta cerâmica que pode ser impressa em 3D com células vivas e sem produtos químicos perigosos, frequentemente associados a este processo.

A impressão 3D e a medicina andam de mãos dadas já há alguns anos. Agora, esta parceria acaba de dar mais um importante passo.

Segundo o Interesting Engineering, a equipa da universidade australiana desenvolveu uma tinta cerâmica que pode ser impressa em 3D com células vivas e sem produtos químicos perigosos. Esta inovação poderia permitir que os ossos fossem impressos em 3D diretamente no corpo humano.

Iman Roohani, bioengenheiro da Escola de Química da UNSW, explicou, em comunicado, que, ao contrário dos materiais até agora desenvolvidos, esta técnica “oferece uma maneira de imprimir construções in situ que imitam a estrutura e a química do osso”.

O método mais comum usado para reparar ossos é o chamado enxerto ósseo autólogo, uma técnica com altas taxas de infeção associadas e que não funciona se a quantidade de material ósseo necessária for grande.

Esta nova tinta é uma boa alternativa, já que poderia ser impressa em 3D num ambiente aquoso que imita o corpo humano. A substância assume a forma de uma pasta à temperatura ambiente, mas, assim que é colocada num “banho de gelatina”, endurece numa matriz de nanocristal muito semelhante à estrutura do tecido ósseo real.

Apesar de a ideia de imprimir estruturas que imitam ossos em 3D não ser propriamente nova, esta é a primeira vez que o material pode ser criado à temperatura ambiente, com células vivas e sem produtos químicos agressivos ou radiação.

O próximo passo será testar com modelos animais para descobrir se as células vivas nas réplicas ósseas continuam a crescer depois de serem enxertadas nos tecidos ósseos.

O artigo científico foi publicado no dia 20 de janeiro na Advanced Functional Materials.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …