Nova teoria revela o que pode ser o segredo mais bem escondido de Mona Lisa

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

Há uma nova e surpreendente teoria em torno da mais famosa pintura de Leonardo da Vinci. Um crítico de arte britânico acredita que o sorriso de Mona Lisa pode, na verdade, esconder uma doença do foro sexual.

Esta ideia é lançada pelo crítico de arte britânico Jonathan Jones que considera que Lisa Gherardini, a mulher de um mercador de Florença, em Itália, que terá posado para a “Mona Lisa” de Da Vinci, poderia sofrer de sífilis.

Depois da tese de que o sorriso de Mona Lisa pode ser do amante de Leonardo da Vinci, Jonathan Jones acredita que a enigmática expressão pode antes esconder uma doença sexual.

Num artigo escrito para o jornal The Guardian, o crítico de arte salienta que consultou fontes da época, nomeadamente um livro de contabilidade do boticário de um convento florentino, onde aparecerá o registo de que Lisa Gherardini comprou “água de caracol”.

Ora este era um remédio que, na altura, era usado “para combater doenças sexualmente transmitidas, incluindo a sífilis“, escreve Jonathan Jones.

Esse registo de compra terá ocorrido “mais de uma década depois” de Lisa Gherardini ter posado para Da Vinci, “mas vamos supor que ela já tinha uma doença sexualmente transmitida em 1503”, o ano em que o quadro foi pintado, aponta ainda o autor.

O crítico de arte lembra que, naquele ano, a sífilis atormentava a Europa e espalhava-se rapidamente pela população.

Jonathan Jones acredita piamente que Da Vinci quis mesmo ilustrar essa associação perniciosa entre o sexo e a morte, fruto das suas supostas “complicações” com a intimidade.

O crítico diz que “Da Vinci tinha medo de relações sexuais com homens ou mulheres” e que “sublimava a sua sexualidade na pesquisa” dos seus trabalhos. Assim, terá usado as “sombras” da pintura, nomeadamente em redor dos olhos, e a “luz verdosa” que sai do quadro como “um miasma da doença”.

O “meio-sorriso” de Mona Lisa pode, deste modo, ser “um reconhecimento irónico de que o sexo te pode deixar doente“, escreve Jonathan Jones.

A ideia é certamente imaginativa, mas não tanto como a de um canal do Youtube, dedicado ao paranormal, que avança com a tese de que Leonardo Da Vinci “escondeu” um Alto Sacerdote extraterrestre por trás de Mona Lisa.

Num vídeo divulgado no canal Paranormal Crucible, daquela rede social, nota-se que “muitos teólogos acreditam” que o pintor “escondeu, deliberadamente, códigos secretos e mensagens subliminares na maioria dos seus trabalhos”.

No caso da Mona Lisa, alega o vídeo, a figura terá sido pintada “para esconder factos históricos e religiosos importantes, possivelmente em relação à presença extraterrestre e ao seu envolvimento sub-reptício com a Igreja Católica Romana“.

ZAP //

RESPONDER

-

Biquínis enfeitiçados: marca cria coleção inspirada nas princesas da Disney

Com o verão a chegar, a Enchanted acaba de lançar uma nova linha de roupa de banho. A nova colecção de biquínis é inspirada nas princesas da Disney.  A loja e marca de roupa de banho …

Marine Le Pen em comício da Frente Nacional durante a campanha para as presidenciais francesas

Marine Le Pen diz que se ganhar as eleições a União Europeia vai morrer

A candidata da extrema-direita francesa Marine Le Pen afirmou este domingo que se for eleita presidente da França a União Europeia (UE) "vai morrer", porque "as pessoas já não a querem". As afirmações da candidata presidencial …

-

Trump não para de mexer em coisas nas reuniões (entre outras desordens mentais)

O estado mental do novo presidente dos Estados Unidos tornou-se um agitado tema de discussão nas redes sociais, nos meios de comunicação - e até no seio da comunidade científica norte-americana. "Eu não sei o que …

-

Bloco quer preparar com urgência o país para a saída do Euro

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu hoje a urgência de preparar o país para a saída do euro, rejeitando que Portugal fique "no pelotão da frente" de uma Europa que "caminha para o abismo". Em …

O que poderá ser o novo super-carro McLaren BP23, tal como imaginado pela Autocar

Novo McLaren BP23 vai custar 2,3 milhões de euros

Apesar do seu preço exorbitante, todos os 106 unidades que serão produzidas estão já reservadas por clientes que, além de um sinal de cinco dígitos, tem de já ter hoje em casa, pelo menos, um …

-

Tribunal egípcio condena 56 pessoas por naufrágio que vitimou emigrantes

O Tribunal Penal de Rashid, no Egito, condenou hoje 56 pessoas a penas de dois a 13 anos de prisão pelo naufrágio de um barco que provocou a morte de 203 emigrantes em setembro passado, …

-

Físicos provam que é impossível arrefecer um objecto a zero absoluto

Os físicos Lluís Masanes e Jonathan Oppenheim, da Universidade College London, no Reino Unido, derivaram a terceira lei da termodinâmica a partir dos primeiros princípios. Em janeiro, físicos do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Coreia ameaça ataque preventivo sem piedade e sem aviso

A Coreia do Norte ameaçou este domingo realizar um ataque preventivo caso detecte qualquer tentativa de abalar a sua liderança e a sua soberania, em resposta às manobras militares que a Coreia do Sul e …

-

Líder da oposição da Rússia detido durante mega-manifestação contra a corrupção

O opositor russo Alexeï Navalny foi hoje detido pela polícia durante a manifestação contra a corrupção que reuniu milhares de pessoas no centro de Moscovo, anunciou a sua porta-voz. O líder oposicionista Alexeï Navalny “foi detido …

-

Bancos cobram comissões ilegais aos clientes sem prestar qualquer serviço

A Deco acusa a banca de cobrar comissões aos clientes sem prestar qualquer serviço, como por processamento de prestação de crédito ou manutenção de conta, e de querer compensar as perdas da intermediação financeira com …