Nova teoria revela o que pode ser o segredo mais bem escondido de Mona Lisa

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

Há uma nova e surpreendente teoria em torno da mais famosa pintura de Leonardo da Vinci. Um crítico de arte britânico acredita que o sorriso de Mona Lisa pode, na verdade, esconder uma doença do foro sexual.

Esta ideia é lançada pelo crítico de arte britânico Jonathan Jones que considera que Lisa Gherardini, a mulher de um mercador de Florença, em Itália, que terá posado para a “Mona Lisa” de Da Vinci, poderia sofrer de sífilis.

Depois da tese de que o sorriso de Mona Lisa pode ser do amante de Leonardo da Vinci, Jonathan Jones acredita que a enigmática expressão pode antes esconder uma doença sexual.

Num artigo escrito para o jornal The Guardian, o crítico de arte salienta que consultou fontes da época, nomeadamente um livro de contabilidade do boticário de um convento florentino, onde aparecerá o registo de que Lisa Gherardini comprou “água de caracol”.

Ora este era um remédio que, na altura, era usado “para combater doenças sexualmente transmitidas, incluindo a sífilis“, escreve Jonathan Jones.

Esse registo de compra terá ocorrido “mais de uma década depois” de Lisa Gherardini ter posado para Da Vinci, “mas vamos supor que ela já tinha uma doença sexualmente transmitida em 1503”, o ano em que o quadro foi pintado, aponta ainda o autor.

O crítico de arte lembra que, naquele ano, a sífilis atormentava a Europa e espalhava-se rapidamente pela população.

Jonathan Jones acredita piamente que Da Vinci quis mesmo ilustrar essa associação perniciosa entre o sexo e a morte, fruto das suas supostas “complicações” com a intimidade.

O crítico diz que “Da Vinci tinha medo de relações sexuais com homens ou mulheres” e que “sublimava a sua sexualidade na pesquisa” dos seus trabalhos. Assim, terá usado as “sombras” da pintura, nomeadamente em redor dos olhos, e a “luz verdosa” que sai do quadro como “um miasma da doença”.

O “meio-sorriso” de Mona Lisa pode, deste modo, ser “um reconhecimento irónico de que o sexo te pode deixar doente“, escreve Jonathan Jones.

A ideia é certamente imaginativa, mas não tanto como a de um canal do Youtube, dedicado ao paranormal, que avança com a tese de que Leonardo Da Vinci “escondeu” um Alto Sacerdote extraterrestre por trás de Mona Lisa.

Num vídeo divulgado no canal Paranormal Crucible, daquela rede social, nota-se que “muitos teólogos acreditam” que o pintor “escondeu, deliberadamente, códigos secretos e mensagens subliminares na maioria dos seus trabalhos”.

No caso da Mona Lisa, alega o vídeo, a figura terá sido pintada “para esconder factos históricos e religiosos importantes, possivelmente em relação à presença extraterrestre e ao seu envolvimento sub-reptício com a Igreja Católica Romana“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …