Nova teoria revela o que pode ser o segredo mais bem escondido de Mona Lisa

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

Há uma nova e surpreendente teoria em torno da mais famosa pintura de Leonardo da Vinci. Um crítico de arte britânico acredita que o sorriso de Mona Lisa pode, na verdade, esconder uma doença do foro sexual.

Esta ideia é lançada pelo crítico de arte britânico Jonathan Jones que considera que Lisa Gherardini, a mulher de um mercador de Florença, em Itália, que terá posado para a “Mona Lisa” de Da Vinci, poderia sofrer de sífilis.

Depois da tese de que o sorriso de Mona Lisa pode ser do amante de Leonardo da Vinci, Jonathan Jones acredita que a enigmática expressão pode antes esconder uma doença sexual.

Num artigo escrito para o jornal The Guardian, o crítico de arte salienta que consultou fontes da época, nomeadamente um livro de contabilidade do boticário de um convento florentino, onde aparecerá o registo de que Lisa Gherardini comprou “água de caracol”.

Ora este era um remédio que, na altura, era usado “para combater doenças sexualmente transmitidas, incluindo a sífilis“, escreve Jonathan Jones.

Esse registo de compra terá ocorrido “mais de uma década depois” de Lisa Gherardini ter posado para Da Vinci, “mas vamos supor que ela já tinha uma doença sexualmente transmitida em 1503”, o ano em que o quadro foi pintado, aponta ainda o autor.

O crítico de arte lembra que, naquele ano, a sífilis atormentava a Europa e espalhava-se rapidamente pela população.

Jonathan Jones acredita piamente que Da Vinci quis mesmo ilustrar essa associação perniciosa entre o sexo e a morte, fruto das suas supostas “complicações” com a intimidade.

O crítico diz que “Da Vinci tinha medo de relações sexuais com homens ou mulheres” e que “sublimava a sua sexualidade na pesquisa” dos seus trabalhos. Assim, terá usado as “sombras” da pintura, nomeadamente em redor dos olhos, e a “luz verdosa” que sai do quadro como “um miasma da doença”.

O “meio-sorriso” de Mona Lisa pode, deste modo, ser “um reconhecimento irónico de que o sexo te pode deixar doente“, escreve Jonathan Jones.

A ideia é certamente imaginativa, mas não tanto como a de um canal do Youtube, dedicado ao paranormal, que avança com a tese de que Leonardo Da Vinci “escondeu” um Alto Sacerdote extraterrestre por trás de Mona Lisa.

Num vídeo divulgado no canal Paranormal Crucible, daquela rede social, nota-se que “muitos teólogos acreditam” que o pintor “escondeu, deliberadamente, códigos secretos e mensagens subliminares na maioria dos seus trabalhos”.

No caso da Mona Lisa, alega o vídeo, a figura terá sido pintada “para esconder factos históricos e religiosos importantes, possivelmente em relação à presença extraterrestre e ao seu envolvimento sub-reptício com a Igreja Católica Romana“.

ZAP //

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Guia de descontos para uma Black Friday em grande

O conceito começou por ser uma referência ao colapso da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. Mas a Black Friday como hoje a conhecemos só surgiu nos anos 60, quando o setor do …

Morreu o actor João Ricardo

O actor e encenador João Ricardo, 53 anos, morreu esta quinta-feira, em Lisboa, disse à Lusa a agência do actor. O actor João Ricardo, conhecido pelo seu trabalho na televisão, no teatro e no cinema, nasceu …

Chegou à Finlândia o pão feito com farinha de grilo

Uma das maiores empresas de produtos alimentares da Finlândia vai começar a vender pão de insetos, no qual grilos comuns são moídos e acrescentados à farinha normal, representando cerca de 3% do peso de cada …

39 anos por um crime que não cometeu. Finalmente livre

Craig Coley, agora com 70 anos, cumpria pena de prisão perpétua pela autoria de dois homicídios em 1978. No entanto, 39 anos depois, a sua inocência foi provada e o norte-americano foi libertado. O governador da …

Neutralidade da Internet em jogo nos EUA. Portugal é mau exemplo

A administração Trump quer reverter o princípio do livre acesso a qualquer tipo de conteúdo na Internet. Jornais internacionais apontam Portugal como exemplo de falta de neutralidade. Os Estados Unidos da América vão votar o fim …

Trabalhadores do privado voltam a receber subsídios de Natal e de férias por inteiro

O pagamento dos subsídios de Natal e de férias no setor privado vai deixar de ser feito parcialmente em duodécimos e voltará a ser feito de uma só vez, em 2018, depois da aprovação de …

O milionário que matou o Gawker quer os restos do cadáver

Os advogados do vingativo milionário Peter Thiel apresentaram, esta semana, uma ação para contestar uma previdência cautelar que o impede de comprar os ativos do já "adormecido" Gawker. Em causa, estão os arquivos de 14 …

Governo quer terrenos privados limpos até 15 de março

Os proprietários privados têm "até 15 de março" para limpar as áreas envolventes às casas isoladas, aldeias e estradas e, se não o fizeram, os municípios terão "até ao final de maio" para proceder a …

Uma explosão, segredos de Estado e rumores, mas ainda não há sinal do submarino

As buscas pelo submarino argentino ARA San Juan, que está desaparecido há oito dias, entraram numa fase crítica, quando as esperanças de encontrar a tripulação viva estão praticamente esgotadas. Sem pistas sobre o submarino, há …

Bancos aumentaram ganhos com as comissões pagas pelos clientes

A banca nacional facturou 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, pagas pelos clientes, desde Janeiro até Setembro de 2017. Um valor que reflecte uma subida de 5,7% relativamente a 2016. Estes dados são avançados …