Etna poderá ter sido formado pelo aumento do nível do mar

O cientista Iain Stewart apontou uma nova teoria para a criação do Etna: o aumento do nível do mar poderá ter sido o responsável pela criação do vulcão.

Há 130 mil anos, o Mediterrâneo atingiu o maior nível de água do mar de que há registo, seguindo de um período de aquecimento climático. De acordo com o cientista, “a correspondência entre o período de aumento do nível do mar e de transformação do vulcão Etna é mais do que uma simples coincidência“.

No estudo, recentemente publicado na Episodes, esse aumento do nível do mar e o aquecimento meteorológico causou o “encerramento” do antigo canal dos centros de erupção, que se alongava na direção norte-sul ao longo da costa atual, forçando a lava a emergir por outro lugar da ilha: o Etna.

Mas há outra hipótese para o surgimento do vulcão mais ativo da Europa. O aumento do calor na crosta terrestre pode também ter sido o impulsionador da formação do vulcão, segundo um estudo publicado em 2011 no Jornal Italiano de Geociências do Observatório do Etna, ligado ao Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (Ingv).

À Ansa, o cientistas Stefano Branca, um dos autores do estudo de 2011, explicou que no artigo científico “demos uma explicação muito mais simples e plausível”.

Segundo o cientista, a formação do vulcão Etna deve-se ao gradual aquecimento térmico da crosta terrestre e a uma maior eficiência no mecanismo de subida do magma, que se concentrou “numa zona de saída preferencial, ou seja, o Etna”.

O Etna é o vulcão mais ativo da Europa e fica situado na região de Sicília, entre as províncias de Catânia e Messina, em Itália.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …

Portugueses que ganham até 660 euros mensais podem ficar isentos de IRS em 2020

Os portugueses que auferem até 660 euros mensais, num total de 14 meses, alcançando um máximo anual de 9.224,2 euros podem ficar isentos de IRS em 2020, avança o Jornal de Negócios. De acordo com o …

Milhares de aves encontradas mortas junto a lago na Índia. Desconhecem-se ainda as razões

No passado domingo, 2.400 pássaros - incluindo 20 espécies migratórias - foram encontrados mortos perto do Sambhar Salt Lake, na Índia. Os locais alertaram as autoridades florestais, que esperam os resultados das análises para determinar …

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …