Nova teoria da física diz que há duas dimensões de tempo

De acordo com Itzhak Bars, físico da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, pode haver não apenas uma, mas duas dimensões de tempo no universo.

Não se trata da ideia de “passar para outra dimensão” que a ficção científica tanto preza. O cientista explica que as dimensões são uma forma de “experienciar o mundo” – e alguns aspectos da física do universo sugerem realmente que há mais de uma dimensão temporal.

Se for verdadeira, a hipótese de Itzhak Bars poderá unir duas teorias importantes mas até agora incompatíveis da física: a mecânica quântica e a relatividade geral.

A unificação

Além do espaço-tempo, há três dimensões normais: acima-baixo, esquerda-direita e frente-trás. Na teoria de Bars, o tempo não é linear, mas sim um plano 2D em curvatura entrelaçado em todas essas dimensões.

Bars vem elaborando sua hipótese há mais de uma década. Tudo começou quando ele questionou o papel do tempo em relação à gravidade e outras forças.

Embora a ideia de múltiplas dimensões pareça bizarra, cada vez mais físicos estão a aderir a ela, porque poderia permitir finalmente a cobiçada teoria unificadora da física, a famosa Teoria das Cordas, ou “teoria de tudo”, que reuniria todas as forças fundamentais do universo numa única e limpa equação matemática.

As duas dimensões de tempo tornariam possível a viagem no tempo, por exemplo. Em vez de ser linear, a certa altura o tempo volta para si próprio. Desta forma, poderíamos viajar para trás ou para a frente no tempo.

Então, se há todas essas dimensões extras, como é que não as experimentamos?

Segundo Bars, elas são tão infinitesimamente pequenas, que sequer conseguimos vê-las. Movemos-nos através dessas dimensões minúsculas, sem nunca as percebermos. Mas o físico acredita que a tecnologia, a um nível subatómico, pode ser capaz de detectar tais dimensões adicionais.

Teoria-M

O trabalho de Bars foi inspirado na Teoria-M, conjecturada em 1995 pelo físico Edward Witten, que pretende unificar as cinco diferentes Teorias das Cordas, mais a Supersimetria e a Supergravidade.

De acordo com o físico Michio Kaku, a Teoria-M é uma teoria de supercordas com 10 dimensões de espaço e uma de tempo. Mas os detalhes da teoria permanecem indefinidos. “Ninguém ainda nos disse qual é a forma fundamental da Teoria-M”, diz Itzhak Bars.

Bars usou algumas das hipóteses da teoria para conjecturar uma dimensão extra de tempo. Com as suas 2 dimensões de tempo e as 10 dimensões já presentes na Teoria-M, isso significa, segundo a teoria de Bars, que vivemos num universo de 13 dimensões.

Teoria dos dois tempos

Na hipótese de Itzhak Bars, as quatro dimensões que conhecemos são apenas uma “sombra” das seis que realmente existem. Se isso for verdade, toda a física terá de ser reexaminada.

O Princípio da Incerteza de Heisenberg afirma que podemos medir com rigor a velocidade ou a posição de uma partícula, mas não ambos simultaneamente. Por quê? Talvez porque estejam em tempos diferentes.

Bars insiste que a “teoria dos dois tempos” é mais do que apenas um truque matemático, e acredita que experiências no Grande Colisor de Hadrões do CERN, na Suíça, podem provar que a sua teoria está correta.

De acordo com Bars, para calcular a velocidade, dividimos a distância pelo tempo. Mas se pudermos trocar a posição e a velocidade indistintamente, isso significa que cada um pode receber a sua própria dimensão de tempo.

Para Bars, o universo pode estar a esconder-nos uma dimensão extra.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Gostei do artigo, acho apenas que se esqueceram da teoria das mangueiras. Falam na teoria das cordas mas considero mais relevante para a compreensão do nosso universo a já muito famigerada no meio académico internacional teoria das mangueiras. Pesquisem na net e vão ver melhor (Theory of hoses)

  1. Pela lógica do Rui Duarte então existem também universos paralelos em que vemos coisas diferentes. Basta por um adepto do Porto e um do Benfica a ver um jogo entre as duas equipes. Vêm coisas completamente diferentes. (lol)

  2. Quanto a esta notícia não tenho conhecimentos para a comentar. No entanto já conclui que devem existir pelo menos 2 universos pois se este explodiu no big bang e expandiu, então algum outro foi comprimido, até que irá explodir e o nosso será comprimido outra vez. Nestes ciclos andaremos para todo o sempre. Pois se a matéria ocupa espaço e expande, alguma coisa tem de ficar com menos espaço para si…

  3. O chamado “Tempo”, na minha opinião, não passa do desenrolar de um acontecimento (algo em movimento) que serve de referência a qualquer outro tipo de movimento ou acontecimento a desenrolar-se. Exemplo: a unidade de tempo é o segundo(s). O segundo não passa do desenrolar de um acontecimento que é o decaímento de um átomo de césio, ou seja, do átomo integro até ao decaímento, chamámos a este evento de ” segundo”. Logo, o movimento rotacional da terra completo tem como referência outro tipo de movimento ou acontecimento( átomo de césio) que nos diz que são aprox. 24h( 3600s X 24).

  4. o universo é energia pura! ele se expande continuamente, e acredito que os buracos negros são uma forma de dispensar o “excesso” de energia ( que nesse caso falamos de energia escura) que existe em nosso cosmo. Tem como função estabilizar nosso universo ‘energicamente’ falando.

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …