/

Nova tecnologia permite reutilizar calor da produção de energia

Chocolateoak / Wikimedia

-

Cientistas russos, orientados por um colega japonês, desenvolveram uma nova tecnologia que permite poupar até 30% do combustível e reduzir os gases de escape nocivos.

Segundo a nova tecnologia, o calor resultante da produção de energia regressa à caldeira para ser utilizado novamente.

A ideia, de um grupo internacional de cientistas, já atraiu a atenção de representantes de estruturas tecnológicas de ciência no Japão e de empresas energéticas na Rússia.

A maior parte da energia no mundo é produzida em resultado da combustão. Por isso quaisquer projectos que permitam poupar combustível são especialmente importantes.

A própria tecnologia de retorno de uma parte de materiais para a segunda utilização no mesmo processo tecnológico, ou seja, a recuperação de energia, não é uma novidade.

Este tipo de processos são aplicados por exemplo na indústria química durante a limpeza e secagem de gases, a clarificação de soluções e a separação de vapores misturados.

Mas um grupo russo-japonês de cientistas propõe agora uma aplicação mais ampla do conceito de recuperação: a produção de energia.

Recuperar energia

Cientistas da Universidade Federal do Extremo Oriente da cidade de Vladivostok provaram que é possível obrigar o calor a voltar à câmara de combustão, ou seja, voltar a utilizá-lo, poupando combustível.

O projeto está a ser orientado pelo professor Kaoru Maruta, da Universidade Tohoku, no Japão. Esta “tecnologia de ciclo fechado” já foi testada, diz o especialista japonês.

“Os processos de combustão produzem gases de escape muito quentes que habitualmente se deitam para o meio ambiente. É necessário fazer voltar o calor desses gases para a caldeira, aumentando desse modo a eficácia do processo”, explica Maruta.

“A nova tecnologia está a poupar até 30% do combustível e permite diminuir o tamanho dos dispositivos de combustão”, acrescenta o cientista nipónico, citado pela RVR.

DR cue-tv.net

O professor Kaoru Maruta, da Universidade Tohoku, no Japão, especialista em micro-combustão

O professor Kaoru Maruta, da Universidade Tohoku, no Japão, especialista em micro-combustão

Os autores não revelaram por enquanto pormenores técnicos, mas afirmam que o retorno do calor pode ser utilizado eficazmente em quaisquer dispositivos de combustão, inclusive motores de automóveis e de aviões, assim como turbinas de gás, ou qualquer outro local onde se esteja a queimar combustível.

Reduzir emissões nocivas

O projecto pode ser aplicado também na construção de casas ecológicas com consumo de energia reduzido.

A nova tecnologia energética tem mais uma vantagem ecológica evidente, permitindo reduzir a libertação de substâncias nocivas para o meio ambiente.

O novo método tem um regime de combustão sem chama visível. As reacções de queima decorrem na totalidade na câmara de combustão pelo que, sem ajuda de aparelhos ópticos, a chama é praticamente invisível.

Graças à combustão sem chama, produz-se um efeito importante: entram no ar menos óxidos azóticos e carbónicos.

Os dispositivos de recuperação e de combustão sem chama podem ser utilizados amplamente na metalurgia, produção de tijolos e na fundição.

ZAP / RVR

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.