Toda a gente adora os touchscreens. Seja nos smartphones ou tablets, mover os itens do ecrã com a ponta dos dedos não poderia ser mais divertido. No entanto, nem tudo são flores. A principal queixa dos utilizadores é a falta de praticabilidade ao usar o teclado sensível ao toque para escrever uma mensagem. Afinal, quem nunca trocou letras ou palavras enquanto enviava uma SMS que atire a primeira pedra.
Mas estão sempre a surgir soluções para resolver as chatices do quotidiano do homem moderno. E neste caso, a empresa norte-americana Tactus Technology, desenvolveu um painel micro fluídico que é capaz de fazer “nascer” botões instantâneos num ecrã touchscreen. Assim, é possível criar um teclado QWERTY (os que são usados nos telemóveis da BlackBerry, por exemplo) completamente funcional e à prova de enganos.
Para funcionar, o painel da Tactus insere uma membrana micro fluídica com cerca de 1 milimetro de espessura sobre o LCD do aparelho. Depois, uma sub-camada do painel é pontuada com buracos de 200 nanómetros, pelos quais os fluídos poderiam pressionar o painel e criar os botões no ecrã.
A Tactus diz que é possível personalizar o formato dos botões, podendo variar em altura e rigidez de acordo com a pressão aplicada pelos fluídos.
A equipa de desenvolvimento da companhia ainda está a aperfeiçoar alguns detalhes da tecnologia para torná-la livre de problemas de visibilidade no ecrã.
A empresa apresentou o primeiro protótipo da tecnologia durante a CES, em janeiro deste ano.
Ficou com curiosidade sobre como a tecnologia funciona? A Tactus fez um vídeo para explicar todos os detalhes da novidade, veja-o aqui:
Adriano Padilha, ZAP