Nova técnica promete reverter efeitos do envelhecimento

hapal / Flickr

-

Um grupo de cientistas norte-americanos desenvolveu uma terapia genética que permite modular as células da pele de cobaias, o que pode tornar possível reverter o processo de envelhecimento e aumentar a esperança média de vida dos humanos.

Cabelos grisalhos, pés de galinha ou uma lesão que demora mais tempo a curar, são alguns dos sinais inconfundíveis do envelhecimento, e isso faz com que várias pessoas tenham a fantasia de voltar atrás no tempo.

Agora, os cientistas do Instituto de Salk, na Califórnia, descobriram uma técnica que pode reverter as características da idade avançada.

“O nosso estudo mostra que o envelhecimento pode não ter de seguir uma única direção. Com uma modelação cuidada, o envelhecimento pode ser revertido”, afirmou o investigador que orientou o estudo, Juan Carlos Izpisua Belmonte.

O sucesso estudo parece estar nas células pluripotentes induzidas (IPS), que têm as propriedades das células embrionárias mas são criadas a partir da reprogramação das células adultas.

“Já foi possível reprogramar as células e fazê-las voltar ao estado inicial, tornando-as indiferenciadas. O que conseguimos provar agora, é que é possível fazê-lo sem que percam a sua identidade”, explicou Pradeep Reedy, um dos autores do estudo.

A produção das células envolve a reativação de quatro genes adormecidos. Esta técnica baseia-se no trabalho do investigador japonês Shinya Yamanak, que recebeu o prémio Nobel da Fisiologia e Medicina, em 2012.

A reprogramação das células parece estar associada ao desenvolvimento de tumores cancerígenos, em adultos. No entanto, as cobaias sujeitas aos novos testes, e que sofriam de envelhecimento prematuro, mostraram-se rejuvenescidos e sem sinal de doença.

Os animais foram submetidos ao tratamento durante seis semanas, e no final da experiência apresentavam um aspeto mais jovem, estavam mais saudáveis e acabaram por ter um tempo de vida 30% mais longo.

Os cientistas destacam que esta técnica, divulgada na revista científica Cell, não elimina totalmente o processo de envelhecimento – a esperança média de vida é que pode aumentar.

“Obviamente, os ratos não são humanos e sabemos que será muito mais complexo rejuvenescer uma pessoa”, afirmou Izpisua Belmonte.

“Mas este estudo mostra que o envelhecimento é um processo muito dinâmico e plástico e, portanto, será mais acessível a intervenções terapêuticas do que pensávamos”, destacou o investigador.

A experiência ainda só foi feita com cobaias, mas os especialistas esperam seja testada em seres humanos na próxima década.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coreia do Sul retira oficialmente o Japão da lista preferencial de comércio

A Coreia do Sul retirou esta quarta-feira oficialmente o Japão da sua lista de parceiros comerciais preferenciais, após a mesma medida ter sido aplicada por Tóquio, num agravamento de tensões diplomáticas entre os dois países. A …

Vaticano pede julgamento de dois padres por alegados abusos sexuais

A Santa Sé anunciou na terça-feira que enviou para a justiça os casos de dois padres italianos suspeitos de abuso sexual, que alegadamente ocorreram num seminário no Vaticano. "O procurador de justiça do Vaticano [equivalente ao …

Donald Trump nomeia Robert C. O’Brien como novo conselheiro de Segurança Nacional

Donald Trump nomeou esta quarta-feira Robert C. O’Brien, que servia até agora como negociador de reféns para o governo, como novo conselheiro de Segurança Nacional dos EUA. Assim, O’Brien vai substituir John Bolton, que foi despedido …

Galamba avisa: não vai haver cabo submarino se centrais a carvão de Marrocos não forem penalizadas

O estudo sobre a interligação entre Portugal e Marrocos está atrasado, não havendo nenhuma data prevista para a sua conclusão, de acordo com o Governo. O cabo submarino tem um custo estimado de 700 milhões de …

Presidente do maior sindicato da PSP acusado de ter agredido adepto do Boavista

O presidente da direção da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues, está entre os 11 polícias que vão a julgamento esta quarta-feira acusados de agressão a um adepto do Boavista. O julgamento terá …

PAN propôs medidas ambientais que já estão em vigor

No capítulo do programa eleitoral do PAN dedicado ao Ambiente, o partido faz propostas que já estão implementadas, como os sistemas de certificação do pescado e restrição do tráfego aéreo em período noturno. Na área "Crise …

Madeira. Sondagem da RTP indica que PSD perde maioria absoluta

De acordo com uma nova sondagem da Universidade Católica para a RTP, o PSD pode perder a maioria absoluta na Madeira, enquanto que o PS pode aumentar o número de assentos no parlamento regional. Uma nova …

Secretário de Estado da Proteção Civil constituído arguido e demite-se

Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, apresentou o pedido de demissão ao Ministro de Administração Interna esta quarta-feira. "Na sequência do pedido de exoneração, por motivos pessoais, do Secretário de Estado da Proteção Civil, …

Câmara de Lisboa volta a dar isenção de taxas ao Rock in Rio

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, esta terça-feira, que a organização do Rock in Rio fica novamente isenta do pagamento de taxas, no valor de três milhões de euros, pela realização das edições de 2020 …

Pelo menos 23 crianças morreram em incêndio em escola na Libéria

Um incêndio deflagrou nesta quarta-feira num colégio interno nos subúrbios da capital da Libéria, Monróvia. Dezenas de crianças morreram - 23 segundo a BBC, 27 de acordo com a Reuters. “As crianças estavam a aprender o …