Nova técnica promete reverter efeitos do envelhecimento

hapal / Flickr

-

Um grupo de cientistas norte-americanos desenvolveu uma terapia genética que permite modular as células da pele de cobaias, o que pode tornar possível reverter o processo de envelhecimento e aumentar a esperança média de vida dos humanos.

Cabelos grisalhos, pés de galinha ou uma lesão que demora mais tempo a curar, são alguns dos sinais inconfundíveis do envelhecimento, e isso faz com que várias pessoas tenham a fantasia de voltar atrás no tempo.

Agora, os cientistas do Instituto de Salk, na Califórnia, descobriram uma técnica que pode reverter as características da idade avançada.

“O nosso estudo mostra que o envelhecimento pode não ter de seguir uma única direção. Com uma modelação cuidada, o envelhecimento pode ser revertido”, afirmou o investigador que orientou o estudo, Juan Carlos Izpisua Belmonte.

O sucesso estudo parece estar nas células pluripotentes induzidas (IPS), que têm as propriedades das células embrionárias mas são criadas a partir da reprogramação das células adultas.

“Já foi possível reprogramar as células e fazê-las voltar ao estado inicial, tornando-as indiferenciadas. O que conseguimos provar agora, é que é possível fazê-lo sem que percam a sua identidade”, explicou Pradeep Reedy, um dos autores do estudo.

A produção das células envolve a reativação de quatro genes adormecidos. Esta técnica baseia-se no trabalho do investigador japonês Shinya Yamanak, que recebeu o prémio Nobel da Fisiologia e Medicina, em 2012.

A reprogramação das células parece estar associada ao desenvolvimento de tumores cancerígenos, em adultos. No entanto, as cobaias sujeitas aos novos testes, e que sofriam de envelhecimento prematuro, mostraram-se rejuvenescidos e sem sinal de doença.

Os animais foram submetidos ao tratamento durante seis semanas, e no final da experiência apresentavam um aspeto mais jovem, estavam mais saudáveis e acabaram por ter um tempo de vida 30% mais longo.

Os cientistas destacam que esta técnica, divulgada na revista científica Cell, não elimina totalmente o processo de envelhecimento – a esperança média de vida é que pode aumentar.

“Obviamente, os ratos não são humanos e sabemos que será muito mais complexo rejuvenescer uma pessoa”, afirmou Izpisua Belmonte.

“Mas este estudo mostra que o envelhecimento é um processo muito dinâmico e plástico e, portanto, será mais acessível a intervenções terapêuticas do que pensávamos”, destacou o investigador.

A experiência ainda só foi feita com cobaias, mas os especialistas esperam seja testada em seres humanos na próxima década.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …

Vai nascer um Pavilhão de Gelo em Lisboa (com apoio do Governo e de fundos públicos)

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, está certo de que, ainda nesta legislatura, vai nascer um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos em Lisboa, com apoio de …

Sudão. Crimes contra a humanidade em ataques que mataram 120 manifestantes

Os ataques que em junho mataram pelo menos 120 manifestantes no Sudão podem configurar crimes contra a humanidade, revelou um relatório divulgado pela organização Human Rights Watch (HRW), que pede justiça para as vítimas e …

Bloqueios na capital da Bolívia levam à escassez de alimentos e de combustíveis

Os bloqueios nas estradas de acesso a La Paz, capital da Bolívia, e aos arredores, usados nos protestos que se somam à tensa crise política, impõem aos bolivianos a falta de produtos básicos cujos preços …

Pais da bebé Matilde já ajudaram 38 crianças

Os pais da bebé Matilde, que sofre de uma doença rara, ajudaram 38 crianças com os cerca de dois milhões de euros angariados através de uma campanha de solidariedade. Na página de Facebook "Matilde, uma bebé …