Cientistas criam grafeno a partir de simples óleo alimentar

Um grupo de cientistas australianos descobriu uma forma muito mais barata, mais simples e mais rápida de obter grafeno – usando óleo de cozinha.

O grafeno é 200 vezes mais forte que o aço e o diamante, mas ao mesmo tempo é incrivelmente flexível, podendo tornar-se num supercondutor que carrega eletricidade com resistência praticamente zero.

Mas estas aplicações estão limitadas pelo facto de o grafeno ter de ser produzido no vácuo com altas temperaturas, usando ingredientes puros, o que torna a sua produção extremamente cara.

Agora, os especialistas conseguiram criar grafeno em condições normais, usando óleo de soja comum – sim, aquele que usamos na cozinha.

“Este processo é rápido, simples e seguro. A nossa tecnologia única deve reduzir o custo da produção de grafeno e melhorar as suas aplicações”, afirmou o cientista Zhao Jun Han, da Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial (CSIRO).

Segundo o estudo publicado na Nature, a nova técnica chamada GraphAir consiste em aquecer óleo de soja durante 30 minutos, fazendo com que este se decomponha em blocos de carbono que podem ser usados na construção do grafeno.

Este carbono é arrefecido rapidamente numa folha de níquel, onde se forma em finíssimos retângulos de grafeno, com espessura de apenas um nanómetro (80 mil vezes mais fino que um fio de cabelo humano).

Além desta técnica ser mais barata, mais simples e mais rápida que outros métodos, também poderá incentivar a reciclagem de óleo de cozinha já utilizado.

“Agora podemos reciclar óleos que em outras ocasiões seriam descartados e podemos transformá-los em algo útil”, adiantou outro cientista envolvido no estudo, Dong Han Seo.

A questão agora é saber se esta técnica pode ser usada em larga escala porque, por enquanto, os cientistas apenas conseguem produzir um filme de grafeno do tamanho de um cartão de crédito.

PARTILHAR

RESPONDER

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …