Cientistas criam grafeno a partir de simples óleo alimentar

Um grupo de cientistas australianos descobriu uma forma muito mais barata, mais simples e mais rápida de obter grafeno – usando óleo de cozinha.

O grafeno é 200 vezes mais forte que o aço e o diamante, mas ao mesmo tempo é incrivelmente flexível, podendo tornar-se num supercondutor que carrega eletricidade com resistência praticamente zero.

Mas estas aplicações estão limitadas pelo facto de o grafeno ter de ser produzido no vácuo com altas temperaturas, usando ingredientes puros, o que torna a sua produção extremamente cara.

Agora, os especialistas conseguiram criar grafeno em condições normais, usando óleo de soja comum – sim, aquele que usamos na cozinha.

“Este processo é rápido, simples e seguro. A nossa tecnologia única deve reduzir o custo da produção de grafeno e melhorar as suas aplicações”, afirmou o cientista Zhao Jun Han, da Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial (CSIRO).

Segundo o estudo publicado na Nature, a nova técnica chamada GraphAir consiste em aquecer óleo de soja durante 30 minutos, fazendo com que este se decomponha em blocos de carbono que podem ser usados na construção do grafeno.

Este carbono é arrefecido rapidamente numa folha de níquel, onde se forma em finíssimos retângulos de grafeno, com espessura de apenas um nanómetro (80 mil vezes mais fino que um fio de cabelo humano).

Além desta técnica ser mais barata, mais simples e mais rápida que outros métodos, também poderá incentivar a reciclagem de óleo de cozinha já utilizado.

“Agora podemos reciclar óleos que em outras ocasiões seriam descartados e podemos transformá-los em algo útil”, adiantou outro cientista envolvido no estudo, Dong Han Seo.

A questão agora é saber se esta técnica pode ser usada em larga escala porque, por enquanto, os cientistas apenas conseguem produzir um filme de grafeno do tamanho de um cartão de crédito.

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …