Nova sondagem “manipulada” volta a dar empate entre Moreira e Pizarro

Estela Silva / Lusa

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E), acompanhado pelo candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro

Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP e Antena 1 volta a dar empate entre Rui Moreira, o atual presidente, e Manuel Pizarro, candidato socialista, à semelhança do que sucedeu em sondagem da semana passada.

Os resultados da Sondagem Pré Eleitoral Porto 2017 Antena1/RTP pelo CESOP – Universidade Católica Portuguesa para a Antena 1 e RTP apontam para um empate técnico na corrida à Câmara do Porto.

A vitória deverá ser disputada entre Rui Moreira, independente apoiado por CDS-PP e MPT, e Manuel Pizarro, candidato do PS, que neste estudo garantem 34% das intenções de voto cada um, para uma expectativa entre cinco a seis mandatos.

Longe de disputar o primeiro lugar ficam as restantes candidaturas: Álvaro Almeida, o cabeça de lista do movimento “Porto Autêntico”, apoiado pelo PSD e PPM, recolhe uma intenção de voto de 9%, ou seja, um a dois mandatos, Ilda Figueiredo (CDU) tem 8%, que significa um mandato, João Teixeira Lopes (BE) tem 7%, que se traduz em entre zero e um mandato e o PAN, com Bebiana Cunha, 2%, ficando sem mandatos.

O CESOP chama ainda a atenção pata o facto de a sondagem ter sido “realizada no fim de semana anterior às eleições”, podendo as “intenções de voto mudar significativamente”.

“Em sondagens autárquicas, mais do que em legislativas, o tempo de campanha eleitoral é muito relevante para a formação definitiva da intenção de voto“, assegura o organismo.

Os valores do estudo apontam ainda para uma abstenção de 10%, com 74% dos inquiridos a garantir que vão votar (6% “Não sabe se vão votar” e 10% “Em princípio vai votar”), mas os responsáveis da Católica sublinham que “a partir destas respostas não é possível prever um valor para a abstenção” já que não há garantias de que “essa intenção se confirme no dia 1”.

Sondagem da Católica tem “erros grosseiros” para “manipulação da opinião pública”

No site da sua candidatura, Rui Moreira acusa a sondagem do Centro de Estudos da universidade Católica de ter “erros grosseiros nos seus questionários e metodologias” e garante que as duas sondagens – tanto a desta quarta-feira, como a da semana passada – “são falsas“.

No comunicado, o atual presidente da Câmara do Porto enumera os diversos erros alegadamente cometidos pela Católica e denuncia uma que “tem estado em curso, nos últimos meses, uma operação que visa manipular a opinião pública e condicionar o sentido do voto no Porto por diversos meios e formas, nomeadamente com a tentativa de impugnar a própria candidatura e de impedir que o nome de Rui Moreira fosse usado nos boletins de voto”.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. As pessoas do PS e simpatizantes nunca foram pessoas honestas. Querem SEMPRE ganhar mesmo que seja na secretaria ou usando métodos pouco dignos.

    • Epá que estupides… adoro pessoal que usa palas no olhos e que acha que partidos são clubes de futebol.
      Abre os olhinhos que já é dia, como eu tudo há sempre pessoas boas e pessoas más, não é por serem do PS, do PSD ou de outro qualquer partido.
      Essa postura demonstra uma pessoa com pouca inteligência… enfim

      • ó Estebes, istupidez é o que TU tenz. Contra factos não há argumentos. Eu apresentei factos. Ora vê se consegues apresentar argumentos…

  2. ja sabemos os metodos “do covil do rato” , agora com o apoio da geringonça pior um pouco!! sentem se impunes sao arrogantes e manipuladores…..parece que o tempo de socrates esta a regressar

      • estas feliz com a geringonça? mas isso nao é caso para achares que quem nao esta, precise de medico( o que precisavamos era de uma justiça independente), o unico medico que eu precisava era de me desse baixa de cidadao desta chafarica!..mas infelizmente só a catalunha e que tem direito a independencia…kkkkk
        se eu for ao medico sera para pedir raticida ou 605 forte para dar ao rato..mas obrigado pelo cuidado.

    • pois e….infelizmente um certo passado esta a erguer se de novo a tomar conta da nossa paciencia e da nossa bolsa… avança como um camaleao, devagar , disfarçado de amigo dos mais necessitados, vestido de pano teciclado, mas com todos os podres dentro da mochila oculta.
      num pais minimamente civilizado e minimamente culto, estas e outras mumias, ja estavam no sarcofago do tempo e no museu do nunca mais.
      porque sera que a geringonça tem tanto medo da verdade?

  3. Esta sondagem falsa até poderá ser boa para a vitória de Rui Moreira, já que leva a votar o seu eleitorado mais preguiçoso que pensaria estar assegurada a vitória, e faltaria à votação.
    Rui Moreira irá ganhar com cerca de 42%.

  4. As sondagens são quase sempre manipuladas. Especialmente quando se está ainda longe da data das eleições. Quando se está já muito perto, eles têm um pouco mais de cuidado. Para não serem desmascarados e caírem no ridículo…!!

RESPONDER

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …