Nova sondagem “manipulada” volta a dar empate entre Moreira e Pizarro

Estela Silva / Lusa

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira (E), acompanhado pelo candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro

Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP e Antena 1 volta a dar empate entre Rui Moreira, o atual presidente, e Manuel Pizarro, candidato socialista, à semelhança do que sucedeu em sondagem da semana passada.

Os resultados da Sondagem Pré Eleitoral Porto 2017 Antena1/RTP pelo CESOP – Universidade Católica Portuguesa para a Antena 1 e RTP apontam para um empate técnico na corrida à Câmara do Porto.

A vitória deverá ser disputada entre Rui Moreira, independente apoiado por CDS-PP e MPT, e Manuel Pizarro, candidato do PS, que neste estudo garantem 34% das intenções de voto cada um, para uma expectativa entre cinco a seis mandatos.

Longe de disputar o primeiro lugar ficam as restantes candidaturas: Álvaro Almeida, o cabeça de lista do movimento “Porto Autêntico”, apoiado pelo PSD e PPM, recolhe uma intenção de voto de 9%, ou seja, um a dois mandatos, Ilda Figueiredo (CDU) tem 8%, que significa um mandato, João Teixeira Lopes (BE) tem 7%, que se traduz em entre zero e um mandato e o PAN, com Bebiana Cunha, 2%, ficando sem mandatos.

O CESOP chama ainda a atenção pata o facto de a sondagem ter sido “realizada no fim de semana anterior às eleições”, podendo as “intenções de voto mudar significativamente”.

“Em sondagens autárquicas, mais do que em legislativas, o tempo de campanha eleitoral é muito relevante para a formação definitiva da intenção de voto“, assegura o organismo.

Os valores do estudo apontam ainda para uma abstenção de 10%, com 74% dos inquiridos a garantir que vão votar (6% “Não sabe se vão votar” e 10% “Em princípio vai votar”), mas os responsáveis da Católica sublinham que “a partir destas respostas não é possível prever um valor para a abstenção” já que não há garantias de que “essa intenção se confirme no dia 1”.

Sondagem da Católica tem “erros grosseiros” para “manipulação da opinião pública”

No site da sua candidatura, Rui Moreira acusa a sondagem do Centro de Estudos da universidade Católica de ter “erros grosseiros nos seus questionários e metodologias” e garante que as duas sondagens – tanto a desta quarta-feira, como a da semana passada – “são falsas“.

No comunicado, o atual presidente da Câmara do Porto enumera os diversos erros alegadamente cometidos pela Católica e denuncia uma que “tem estado em curso, nos últimos meses, uma operação que visa manipular a opinião pública e condicionar o sentido do voto no Porto por diversos meios e formas, nomeadamente com a tentativa de impugnar a própria candidatura e de impedir que o nome de Rui Moreira fosse usado nos boletins de voto”.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. As pessoas do PS e simpatizantes nunca foram pessoas honestas. Querem SEMPRE ganhar mesmo que seja na secretaria ou usando métodos pouco dignos.

    • Epá que estupides… adoro pessoal que usa palas no olhos e que acha que partidos são clubes de futebol.
      Abre os olhinhos que já é dia, como eu tudo há sempre pessoas boas e pessoas más, não é por serem do PS, do PSD ou de outro qualquer partido.
      Essa postura demonstra uma pessoa com pouca inteligência… enfim

      • ó Estebes, istupidez é o que TU tenz. Contra factos não há argumentos. Eu apresentei factos. Ora vê se consegues apresentar argumentos…

  2. ja sabemos os metodos “do covil do rato” , agora com o apoio da geringonça pior um pouco!! sentem se impunes sao arrogantes e manipuladores…..parece que o tempo de socrates esta a regressar

      • estas feliz com a geringonça? mas isso nao é caso para achares que quem nao esta, precise de medico( o que precisavamos era de uma justiça independente), o unico medico que eu precisava era de me desse baixa de cidadao desta chafarica!..mas infelizmente só a catalunha e que tem direito a independencia…kkkkk
        se eu for ao medico sera para pedir raticida ou 605 forte para dar ao rato..mas obrigado pelo cuidado.

    • pois e….infelizmente um certo passado esta a erguer se de novo a tomar conta da nossa paciencia e da nossa bolsa… avança como um camaleao, devagar , disfarçado de amigo dos mais necessitados, vestido de pano teciclado, mas com todos os podres dentro da mochila oculta.
      num pais minimamente civilizado e minimamente culto, estas e outras mumias, ja estavam no sarcofago do tempo e no museu do nunca mais.
      porque sera que a geringonça tem tanto medo da verdade?

  3. Esta sondagem falsa até poderá ser boa para a vitória de Rui Moreira, já que leva a votar o seu eleitorado mais preguiçoso que pensaria estar assegurada a vitória, e faltaria à votação.
    Rui Moreira irá ganhar com cerca de 42%.

  4. As sondagens são quase sempre manipuladas. Especialmente quando se está ainda longe da data das eleições. Quando se está já muito perto, eles têm um pouco mais de cuidado. Para não serem desmascarados e caírem no ridículo…!!

RESPONDER

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …