O percurso estará ativo até 30 de setembro de 2024, mas há esperança de que a rota se torne permanente no futuro.
Uma nova rota de comboio lançada pela Slovenian Railways oferece uma aventura ferroviária perfeita para um fim de semana prolongado, passando por três países europeus e oito cidades em apenas duas horas. Esta linha, que esteve encerrada por mais de 30 anos, foi reativada para os meses de verão e estará em funcionamento até 30 de setembro de 2024.
A rota começa na cidade portuária italiana de Trieste, famosa pelos seus palácios à beira-mar e cafés Art Nouveau. O percurso segue então para a Eslovénia, onde faz paragens em quatro estações: Sežana, Divača, Pivka e Ilirska Bistrica. Esta última é ideal para os amantes de ciclismo, oferecendo a possibilidade de alugar bicicletas elétricas e explorar trilhos florestais com vistas deslumbrantes para picos nevados.
Depois, o comboio atravessa a fronteira para a Croácia, parando em Šapjane e Opatija Matulji antes de chegar ao destino final, Rijeka. Em Opatija Matulji, os passageiros podem pernoitar no resort vizinho de Opatija, conhecido pelas suas vilas rococó e grandiosos hotéis com vista para o Adriático cintilante. Rijeka, por sua vez, é uma cidade portuária com avenidas ladeadas por palácios da era Habsburgo e um teatro do século XIX decorado por Gustav Klimt, explica a Euronews.
Os bilhetes para esta jornada começam em apenas 8 euros por viagem única, tornando esta aventura acessível a muitos viajantes. Os comboios operam diariamente em ambas as direções. De Villa Opicina, um subúrbio de Trieste, a partida é às 7h50, chegando a Ilirska Bistrica às 8h54 e a Rijeka às 9h54. No sentido inverso, o comboio sai de Rijeka às 18h25 e chega a Villa Opicina às 20h40.
Para aqueles que desejam explorar mais detalhadamente, é possível adquirir bilhetes individuais para cada trecho do percurso, permitindo que os passageiros subam e desçam conforme desejarem. Embora o serviço esteja programado para funcionar apenas até o final de setembro, os operadores têm a esperança de torná-lo uma rota permanente no futuro.
Esta nova rota de comboio não só reaviva uma linha histórica construída há mais de 150 anos sob o império Austro-Húngaro, mas também oferece uma forma económica e encantadora de explorar algumas das mais belas regiões da Itália, Eslovénia e Croácia.