Nova Jérsia quer multar quem escrever no telemóvel enquanto anda

O estado norte-americano de Nova Jérsei está a estudar uma proposta de lei que penalize todas as pessoas que caminham pelas ruas enquanto escrevem no telemóvel.

Esta lei está a ser discutida pela assembleia geral do estado de Nova Jérsei e o grande objetivo é reduzir o número de acidentes. Entre 2004 e 2010 o número de acidentes mortais com peões triplicou.

Na cidade de Fort Lee, nesse mesmo estado, já existe uma lei que prevê multas para pessoas que estiverem a andar e a digitar no telemóvel simultaneamente, sob o argumento de que esse hábito pode ser perigoso para as pessoas à sua volta, podendo colocar em risco até mesmo o próprio indivíduo.

Com base nesse fato, a deputada Pamela Lampitt pretende estender a lei para todo o estado, explicando que “peões distraídos, assim como motoristas desatentos, apresentam um perigo potencial para si e as demais pessoas à sua volta”.

Na lei em estudo, a pena prevista para pessoas que vão a escrever ao telemóvel enquanto caminham é uma multa de 50 dólares ou até 15 dias de prisão, tal como já acontece em casos de “jaywalking”, quando o peão atravessa a rua fora da passadeira ou sem respeitar a sinalização.

“Um indivíduo a atravessar a rua distraído com o seu smartphone apresenta o mesmo perigo que alguém que atravessa a rua sem obedecer às regras de trânsito, portanto deveria arcar com, no mínimo, a mesma penalidade”, defende a deputada.

O uso de auscultadores que permitam conversar sem ocupar as mãos (e os olhos) enquanto estiver a andar continuará permitido.

Nova Iorque, Arkansas ou Nevada já tentaram implementar medidas parecidas, mas a aprovação desta lei falhou sempre.

Tecnologia.com.pt / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

BE diz que investimento nos serviços públicos não compensou "deterioração"

"Nos últimos quatro anos houve mais investimento nos serviços públicos, mas não o suficiente para compensar a deterioração dos anos anteriores e para lançar novos projetos", disse Catarina Martins. A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) …

Israel. Ministro da Educação acredita na reorientação sexual e diz já a ter aplicado a um aluno

O ministro da Educação israelita e líder de um partido de extrema-direita, Rafi Peretz, afirmou na semana passada que a reorientação sexual é possível, acrescentando que "tem um conhecimento profundo sobre a área" e ele próprio …

Cinco meses após ser nomeado, médico português é afastado do cargo de conselheiro do Papa

Cinco meses depois de ser nomeado para a equipa de conselheiros do Papa Francisco na área da bioética e da dignidade humana, Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética, foi afastado do cargo. Em comunicado …

El Chapo condenado a prisão perpétua

O narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán foi esta quarta-feira condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos. A sentença foi lida num tribunal de Brooklyn, em Nova Iorque, na presença da mulher do agora condenado, …

Escritor líbano-francês Amin Maalouf vence Prémio Calouste Gulbenkian 2019

O jornalista e escritor líbano-francês Amin Maalouf é o vencedor do Prémio Calouste Gulbenkian 2019, no valor de 100 mil euros, anunciou a fundação, que vai também premiar a Associação de Apoio à Vitima, um …

Câmara de Viana do Castelo admite retirar à força últimos moradores do prédio Coutinho

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, admitiu esta quarta-feira que os últimos nove moradores do prédio Coutinho poderão ser retirados “coercivamente”, considerando que são “ocupantes ilegais”. "Tomaremos todas as decisões que …

A turbulência aérea está a tornar-se mais frequente (e o aquecimento global pode ser uma das causas)

Ao longo dos próximos anos, as viagens de avião vão ficar cada vez mais "atribuladas" devido ao aquecimento global, um fenómeno que não só aquece a superfície terrestre como está a alterar os ventos atmosféricos …

Funcionário da embaixada em Teerão atingido a tiro levou à suspensão de vistos

Funcionário iraniano da embaixada portuguesa atingido a tiro, em março, motivou a suspensão de vistos a cidadãos iranianos e de todas as atividades da secção consular. Segundo o jornal Público, um funcionário iraniano da embaixada portuguesa …

Há um "enorme potencial" de aumento salarial de mais de mil euros

A CGTP considera possível um aumento salarial superior a mil euros por trabalhador, em média, e vai usar essa perspetiva para defender o aumento generalizado dos salários junto dos partidos com representação parlamentar. De acordo com …

Elon Musk vai ligar o cérebro humano a um computador no próximo ano

O prometido é devido. Elon Musk partilhou os planos da Neuralink, empresa que apoia na investigação de tecnologia de interfaces capazes de ligar diretamente o cérebro ao computador. O empresário pretende mais uma vez dar um …