Nova Jérsia quer multar quem escrever no telemóvel enquanto anda

O estado norte-americano de Nova Jérsei está a estudar uma proposta de lei que penalize todas as pessoas que caminham pelas ruas enquanto escrevem no telemóvel.

Esta lei está a ser discutida pela assembleia geral do estado de Nova Jérsei e o grande objetivo é reduzir o número de acidentes. Entre 2004 e 2010 o número de acidentes mortais com peões triplicou.

Na cidade de Fort Lee, nesse mesmo estado, já existe uma lei que prevê multas para pessoas que estiverem a andar e a digitar no telemóvel simultaneamente, sob o argumento de que esse hábito pode ser perigoso para as pessoas à sua volta, podendo colocar em risco até mesmo o próprio indivíduo.

Com base nesse fato, a deputada Pamela Lampitt pretende estender a lei para todo o estado, explicando que “peões distraídos, assim como motoristas desatentos, apresentam um perigo potencial para si e as demais pessoas à sua volta”.

Na lei em estudo, a pena prevista para pessoas que vão a escrever ao telemóvel enquanto caminham é uma multa de 50 dólares ou até 15 dias de prisão, tal como já acontece em casos de “jaywalking”, quando o peão atravessa a rua fora da passadeira ou sem respeitar a sinalização.

“Um indivíduo a atravessar a rua distraído com o seu smartphone apresenta o mesmo perigo que alguém que atravessa a rua sem obedecer às regras de trânsito, portanto deveria arcar com, no mínimo, a mesma penalidade”, defende a deputada.

O uso de auscultadores que permitam conversar sem ocupar as mãos (e os olhos) enquanto estiver a andar continuará permitido.

Nova Iorque, Arkansas ou Nevada já tentaram implementar medidas parecidas, mas a aprovação desta lei falhou sempre.

Tecnologia.com.pt / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …

Portugal está "a viver de água que não tem"

A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou que o país “está a viver além da água que tem” e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a …

"O euro nunca esteve tão ameaçado"

"O euro nunca esteve tão ameaçado." A frase é do ministro das Finanças francês e surge depois de o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, ter dado como certa a morte do euro. O ministro da Economia francês, …

Ronaldo e outras 22 apostas de Fernando Santos para a Ligas da Nações

Fernando Santos já garantiu que Ronaldo vai fazer parte da lista dos 23 selecionados para a fase final da Liga das Nações de futebol. Além de Ronaldo, a presença de João Félix também parece garantida. O …

Faltas dos alunos que adiram à greve pelo clima serão injustificadas

As faltas dos alunos que participem na greve estudantil internacional em defesa do clima serão injustificadas, segundo os diretores escolares, que garantem que as escolas vão funcionar normalmente com a realização de aulas e testes. Na …