//

Nova Jérsia quer multar quem escrever no telemóvel enquanto anda

O estado norte-americano de Nova Jérsei está a estudar uma proposta de lei que penalize todas as pessoas que caminham pelas ruas enquanto escrevem no telemóvel.

Esta lei está a ser discutida pela assembleia geral do estado de Nova Jérsei e o grande objetivo é reduzir o número de acidentes. Entre 2004 e 2010 o número de acidentes mortais com peões triplicou.

Na cidade de Fort Lee, nesse mesmo estado, já existe uma lei que prevê multas para pessoas que estiverem a andar e a digitar no telemóvel simultaneamente, sob o argumento de que esse hábito pode ser perigoso para as pessoas à sua volta, podendo colocar em risco até mesmo o próprio indivíduo.

Com base nesse fato, a deputada Pamela Lampitt pretende estender a lei para todo o estado, explicando que “peões distraídos, assim como motoristas desatentos, apresentam um perigo potencial para si e as demais pessoas à sua volta”.

Na lei em estudo, a pena prevista para pessoas que vão a escrever ao telemóvel enquanto caminham é uma multa de 50 dólares ou até 15 dias de prisão, tal como já acontece em casos de “jaywalking”, quando o peão atravessa a rua fora da passadeira ou sem respeitar a sinalização.

“Um indivíduo a atravessar a rua distraído com o seu smartphone apresenta o mesmo perigo que alguém que atravessa a rua sem obedecer às regras de trânsito, portanto deveria arcar com, no mínimo, a mesma penalidade”, defende a deputada.

O uso de auscultadores que permitam conversar sem ocupar as mãos (e os olhos) enquanto estiver a andar continuará permitido.

Nova Iorque, Arkansas ou Nevada já tentaram implementar medidas parecidas, mas a aprovação desta lei falhou sempre.

Tecnologia.com.pt / Canal Tech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.