Nova Iorque pode sofrer inundações massivas de cinco em cinco anos

 

A cidade de Nova Iorque, nos EUA, pode vir a sofrer grandes inundações, com uma frequência cada vez maior, devido às alterações climáticas. A previsão é de um estudo que apurou que este fenómeno natural, que outrora se verificava a cada 500 anos, pode agora repetir-se de cinco em cinco anos.

Nova Iorque pode vir a sofrer enormes inundações de 5 em 5 anos, conclui um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, quando se aproxima o 5º aniversário da super-tempestade Sandy, que em 2012 deixou a cidade americana inundada e paralisada, com 180 mortos e milhares de milhões de dólares de prejuízos.

A frequência destas grandes inundações tende a aumentar, concluem os investigadores, segundo os quais estes fenómenos, que antes de 1800 surgiam de 500 em 500 anos têm, gradualmente, aumentado de frequência.

Entre 1970 e 2005 essa frequência era já de apenas 25 anos. Entre 2030 e 2045, a frequência pode diminuir para apenas cinco anos, vaticinam os cientistas. As conclusões do estudo foram baseados na análise de dados da subida do nível das águas do mar e da fusão do gelo da Antárctida.

Se estes processos se agravarem rapidamente, a subida do nível das águas em Nova Iorque pode atingir os 2,4 metros no final do século, vaticina a equipa de cientistas, composta por elementos das universidades norte-americanas de Rutgers, Princeton e Massachusetts Amherst, do MIT e da instituição oceanográfica Woods Hole.

Os investigadores compararam dados de modelos de tempestades da cidade de Nova Iorque, de projecções probabilísticas sobre a subida do nível do mar e de modelos avançados do clima, incluindo simulações de alta resolução de furacões.

Os autores do estudo salientam que os resultados apurados são um “alerta” para que as autoridades se prepararem para proteger a população Nova Iorquina, de 8,5 milhões de habitantes: o mar está a chegar.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …

MP deteta omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF

O Conselho Superior do Ministério Público detetou falhas e omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF e a transferência das competências administrativas. O Diário de Notícias escreve, esta quarta-feira, que o …

Talibãs confiscam fortunas de antigos funcionários do Governo afegão

O novo Governo talibã confiscou milhões de dólares em dinheiro e ouro de antigos funcionário do Governo do Afeganistão. O Banco Central do Afeganistão, agora controlado pelos talibãs, diz ter confiscado mais de 10 milhões de …

Seis recordes (indesejados) no Sporting-Ajax

Aos 68 segundos já havia um registo inédito em Alvalade. FC Porto continua bem fora de casa, Atlético de Madrid continua mal em casa. Pelo segundo ano consecutivo, o início do Sporting numa competição europeia foi …

Jovem de 16 anos do Real Massamá blindado com uma cláusula de €15 milhões

Amadu Baldé estreou-se este ano pela equipa sénior do Real Massamá. O jovem de 16 deixou tão boas impressões que o clube renovou-lhe o contrato e blindou-o com uma cláusula de rescisão de 15 milhões …

Portugal tem 80% da população com a vacinação completa. Faltam administrar 400 mil doses — mas a quem?

De acordo com as previsões das autoridades de saúde, Portugal deveria atingir a meta de 85% da população com o esquema vacinaal completo em outubro, pelo que ficam a faltar 400 mil doses. Portugal atingiu esta …

Entidade para a Transparência está há dois anos para sair do papel (e pode só chegar em 2024)

A nova Entidade para a Transparência está há dois para sair do papel e até pode só começar a funcionar em 2024. A lei que a criou é de 13 de setembro de 2019, mas até …

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …