Nova Iorque pode sofrer inundações massivas de cinco em cinco anos

 

A cidade de Nova Iorque, nos EUA, pode vir a sofrer grandes inundações, com uma frequência cada vez maior, devido às alterações climáticas. A previsão é de um estudo que apurou que este fenómeno natural, que outrora se verificava a cada 500 anos, pode agora repetir-se de cinco em cinco anos.

Nova Iorque pode vir a sofrer enormes inundações de 5 em 5 anos, conclui um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, quando se aproxima o 5º aniversário da super-tempestade Sandy, que em 2012 deixou a cidade americana inundada e paralisada, com 180 mortos e milhares de milhões de dólares de prejuízos.

A frequência destas grandes inundações tende a aumentar, concluem os investigadores, segundo os quais estes fenómenos, que antes de 1800 surgiam de 500 em 500 anos têm, gradualmente, aumentado de frequência.

Entre 1970 e 2005 essa frequência era já de apenas 25 anos. Entre 2030 e 2045, a frequência pode diminuir para apenas cinco anos, vaticinam os cientistas. As conclusões do estudo foram baseados na análise de dados da subida do nível das águas do mar e da fusão do gelo da Antárctida.

Se estes processos se agravarem rapidamente, a subida do nível das águas em Nova Iorque pode atingir os 2,4 metros no final do século, vaticina a equipa de cientistas, composta por elementos das universidades norte-americanas de Rutgers, Princeton e Massachusetts Amherst, do MIT e da instituição oceanográfica Woods Hole.

Os investigadores compararam dados de modelos de tempestades da cidade de Nova Iorque, de projecções probabilísticas sobre a subida do nível do mar e de modelos avançados do clima, incluindo simulações de alta resolução de furacões.

Os autores do estudo salientam que os resultados apurados são um “alerta” para que as autoridades se prepararem para proteger a população Nova Iorquina, de 8,5 milhões de habitantes: o mar está a chegar.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …