Nova Iorque pode sofrer inundações massivas de cinco em cinco anos

 

A cidade de Nova Iorque, nos EUA, pode vir a sofrer grandes inundações, com uma frequência cada vez maior, devido às alterações climáticas. A previsão é de um estudo que apurou que este fenómeno natural, que outrora se verificava a cada 500 anos, pode agora repetir-se de cinco em cinco anos.

Nova Iorque pode vir a sofrer enormes inundações de 5 em 5 anos, conclui um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, quando se aproxima o 5º aniversário da super-tempestade Sandy, que em 2012 deixou a cidade americana inundada e paralisada, com 180 mortos e milhares de milhões de dólares de prejuízos.

A frequência destas grandes inundações tende a aumentar, concluem os investigadores, segundo os quais estes fenómenos, que antes de 1800 surgiam de 500 em 500 anos têm, gradualmente, aumentado de frequência.

Entre 1970 e 2005 essa frequência era já de apenas 25 anos. Entre 2030 e 2045, a frequência pode diminuir para apenas cinco anos, vaticinam os cientistas. As conclusões do estudo foram baseados na análise de dados da subida do nível das águas do mar e da fusão do gelo da Antárctida.

Se estes processos se agravarem rapidamente, a subida do nível das águas em Nova Iorque pode atingir os 2,4 metros no final do século, vaticina a equipa de cientistas, composta por elementos das universidades norte-americanas de Rutgers, Princeton e Massachusetts Amherst, do MIT e da instituição oceanográfica Woods Hole.

Os investigadores compararam dados de modelos de tempestades da cidade de Nova Iorque, de projecções probabilísticas sobre a subida do nível do mar e de modelos avançados do clima, incluindo simulações de alta resolução de furacões.

Os autores do estudo salientam que os resultados apurados são um “alerta” para que as autoridades se prepararem para proteger a população Nova Iorquina, de 8,5 milhões de habitantes: o mar está a chegar.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …