//

Nova Iorque pode sofrer inundações massivas de cinco em cinco anos

1

 

A cidade de Nova Iorque, nos EUA, pode vir a sofrer grandes inundações, com uma frequência cada vez maior, devido às alterações climáticas. A previsão é de um estudo que apurou que este fenómeno natural, que outrora se verificava a cada 500 anos, pode agora repetir-se de cinco em cinco anos.

Nova Iorque pode vir a sofrer enormes inundações de 5 em 5 anos, conclui um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, quando se aproxima o 5º aniversário da super-tempestade Sandy, que em 2012 deixou a cidade americana inundada e paralisada, com 180 mortos e milhares de milhões de dólares de prejuízos.

A frequência destas grandes inundações tende a aumentar, concluem os investigadores, segundo os quais estes fenómenos, que antes de 1800 surgiam de 500 em 500 anos têm, gradualmente, aumentado de frequência.

Entre 1970 e 2005 essa frequência era já de apenas 25 anos. Entre 2030 e 2045, a frequência pode diminuir para apenas cinco anos, vaticinam os cientistas. As conclusões do estudo foram baseados na análise de dados da subida do nível das águas do mar e da fusão do gelo da Antárctida.

Se estes processos se agravarem rapidamente, a subida do nível das águas em Nova Iorque pode atingir os 2,4 metros no final do século, vaticina a equipa de cientistas, composta por elementos das universidades norte-americanas de Rutgers, Princeton e Massachusetts Amherst, do MIT e da instituição oceanográfica Woods Hole.

Os investigadores compararam dados de modelos de tempestades da cidade de Nova Iorque, de projecções probabilísticas sobre a subida do nível do mar e de modelos avançados do clima, incluindo simulações de alta resolução de furacões.

Os autores do estudo salientam que os resultados apurados são um “alerta” para que as autoridades se prepararem para proteger a população Nova Iorquina, de 8,5 milhões de habitantes: o mar está a chegar.

SV, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.