Nova Iorque vai cobrar entrada de automóveis no centro da cidade

Nova Iorque será a primeira cidade dos Estados Unidos a taxar a entrada de automóveis no centro da cidade. A medida promete gerar mais de 15 mil milhões de dólares.

As receitas com esta nova medida serão aplicadas na modernização dos transportes públicos, principalmente do metro de Nova Iorque. Os carros que entrem nas zonas mais movimentadas de Manhattan terão de pagar uma taxa de valor ainda por definir, mas que segundo propostas anteriores, pode rondar os 12 dólares para carros e os 25 dólares para camiões.

O plano foi aprovado pela assembleia legislativa de Nova Iorque, na manhã de segunda-feira, como parte do orçamento do Estado. A crise no metropolitano da cidade trouxe à tona uma luta com mais de uma década sobre a cobrança a condutores em Manhattan.

Segundo noticia o The Guardian, a ideia deve arrecadar 15 mil milhões de dólares para a Metropolitan Transportation Authority, que está a travar uma intensa luta para modernizar as infra-estruturas do metro e reduzir atrasos nas viagens.

O montante a pagar vai variar de acordo com o dia e a hora a que entra no centro da cidade. A taxa será cobrada a partir da entrada sul da 60th Street.

Apesar de algumas opiniões contrárias a esta nova lei, Danny Pearlstein, da Riders Alliance, acredita que “esta é uma grande vitória“. A Riders Alliance é uma organização de passageiros de metro e autocarro em Nova Iorque, que defende o uso de transportes públicos na cidade.

“Nós temos um sistema de sinalização da década de 1930. Temos carruagens de metro dos anos 60. Temos um sistema de metro onde apenas uma escassa minoria de estações é acessível a ciclistas e pessoas com carrinhos de bebé. O dinheiro será uma grande contribuição para começar a resolver isto”, acrescentou Pearlstein.

Este não é a primeira vez que a taxação a veículos no centro de Nova Iorque é proposta. Há mais de uma década, o antigo Governador de Nova Iorque, Michael Bloomberg, tentou introduzir esta medida, mas sem sucesso.

As novas taxas não entrarão em vigor, no mínimo, até ao final de 2020. Em Londres já há medidas semelhantes para reduzir o trânsito na cidade britânica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …