Estado australiano de Nova Gales do Sul descriminaliza o aborto

Olivier Hoslet / EPA

O Estado australiano de Nova Gales do Sul despenalizou o aborto, sendo agora permitido até às 22 semanas.

De acordo com a Renascença, a lei foi aprovada por 26 votos contra 14 no Parlamento estadual de Nova Gales do Sul, depois de 40 horas de debate. Este estado australiano passa a ter a segunda lei mais permissiva do país, permitindo o aborto até às 22 semanas.

Anteriormente, uma mulher que fizesse um aborto podia enfrentar uma pena de prisão de dez anos. Para ter um aborto legal, era necessário que um médico considerasse que a gravidez constituía um perigo para a saúde física ou mental da mulher.

“Finalmente alcançámos um marco histórico neste estado. As mulheres nunca mais vão ter que temer acusações ou pena de prisão quando tomarem decisões acerca das suas vidas e corpos. É uma reviravolta de 119 anos“, disse Jo Haylen, do partido trabalhista australiano, citada pelo Observador.

Mas nem toda a gente ficou contente com esta despenalização. O arcebispo católico de Sidney (capital de Nova Gales do Sul), Anthony Fisher, declarou que este é “um dia muito negro” e “uma derrota para a Humanidade”. “Desde que a pena de morte foi abolida na Nova Gales do Sul, em 1955, esta é a única vez que o nosso estado legaliza a matança deliberada”, disse o arcebispo, citado pela rádio.

O aborto continua a ser crime na Austrália do Sul, sendo o último Estado australiano que continua a rever a lei.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na bíblia

Os textos da bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …