Estado australiano de Nova Gales do Sul descriminaliza o aborto

Olivier Hoslet / EPA

O Estado australiano de Nova Gales do Sul despenalizou o aborto, sendo agora permitido até às 22 semanas.

De acordo com a Renascença, a lei foi aprovada por 26 votos contra 14 no Parlamento estadual de Nova Gales do Sul, depois de 40 horas de debate. Este estado australiano passa a ter a segunda lei mais permissiva do país, permitindo o aborto até às 22 semanas.

Anteriormente, uma mulher que fizesse um aborto podia enfrentar uma pena de prisão de dez anos. Para ter um aborto legal, era necessário que um médico considerasse que a gravidez constituía um perigo para a saúde física ou mental da mulher.

“Finalmente alcançámos um marco histórico neste estado. As mulheres nunca mais vão ter que temer acusações ou pena de prisão quando tomarem decisões acerca das suas vidas e corpos. É uma reviravolta de 119 anos“, disse Jo Haylen, do partido trabalhista australiano, citada pelo Observador.

Mas nem toda a gente ficou contente com esta despenalização. O arcebispo católico de Sidney (capital de Nova Gales do Sul), Anthony Fisher, declarou que este é “um dia muito negro” e “uma derrota para a Humanidade”. “Desde que a pena de morte foi abolida na Nova Gales do Sul, em 1955, esta é a única vez que o nosso estado legaliza a matança deliberada”, disse o arcebispo, citado pela rádio.

O aborto continua a ser crime na Austrália do Sul, sendo o último Estado australiano que continua a rever a lei.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.