Cientistas desenvolvem uma nova forma de medir a pressão arterial (com uma selfie)

Uma equipa de cientistas no Canadá e na China está a desenvolver uma nova e revolucionária forma de detetar a pressão arterial: uma selfie.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Toronto, no Canadá, com a ajuda de colegas do Hospital Universitário de Hangzhou, na China, estão a desenvolver uma forma de ler a pressão arterial que seja tão fácil como tirar uma selfie.

Recentemente, os cientistas fizeram uma demonstração de uma aplicação para smartphone que permite aos utilizadores detetar a pressão do sangue.

“Estamos a usar uma tecnologia chamada espectroscopia optica transdérmica“, explicou Kang Lee, psicólogo da Universidade de Toronto e autor principal do artigo científico publicado na revista da American Heart Association.

O investigador é um dos fundadores da Nuralogix, startup que lançou a Anura – a app que pretende usar a luz para “transformar o seu telemóvel num assistente pessoal de saúde”.

Segundo explica Lee, a luz emitida pela câmara do telemóvel reage às proteínas no sangue que se concentram perto de onde houver oxigénio, tal como a hemoglobina. Através de algoritmos, a equipa foi capaz de traduzir as medidas em leituras de pressão sanguínea.

Com a possibilidade de tirar 900 fotografias em 30 segundos, consegue-se uma leitura precisa em 95% dos casos testados.

Mas há um problema: a aplicação ainda não foi testada em pessoas com um tom de pele mais escuro, já que os voluntários para os primeiros testes foram quase todos canadianos ou chineses.

A melanina, responsável por dar tom à nossa pele, também é uma proteína. Por isso, é preciso que este mecanismo de medição – uma técnica chamada imagem óptica transdérmica – consiga distinguir a luz que “faz ricochete” na melanina e aquela que o faz com a hemoglobina.

Os carros sem condutor, por exemplo, têm mais dificuldade em identificar uma pessoa de cor, e a maioria das imagens usadas para treinar algoritmos na identificação de manchas cancerígenas também são de pessoas com pele clara. Estas máquinas não vão funcionar tão bem na identificação de problemas de saúde em pessoas de cor, e o problema agrava-se quando são essas pessoas que menos acesso aos cuidados de saúde têm.

De acordo com a Quartz, a hipertensão é uma doença que afeta particularmente negros e latinos. Além disso, o maior problema desta condição é não ter sintomas. Independentemente de ser um “assassino silencioso“, as consequências são muito graves: enfartes, acidentes vasculares cerebrais, problemas nos rins e no cérebro são alguns deles.

Quando a pressão fica descontrolada, o coração é o maior afetado, uma vez que não recebe sangue e oxigenação suficientes. O acidente vascular cerebral (AVC) é outra consequência frequente da hipertensão.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. No título do artigo é dito: “uma nova forma de medir a pressão arterial (com uma selfie)”. Mais adiante é dito: “estão a desenvolver uma forma de ler a pressão arterial que seja tão fácil como tirar uma selfie”. À primeira vista no título deveria ser “como uma selfie”, certo?

    • Caro António,
      O titulo está correcto. No texto, é “tão fácil como tirar uma selfie” porque é (literalmente) tirar uma selfie.
      Ou seja, tão fácil no sentido de “basta tirar uma selfie”.

RESPONDER

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …