Nova ferramenta torna o diagnóstico do cancro da mama mais rápido

d.r. shutterstock / BBC

-

Uma ferramenta de visão computacional que torna o diagnóstico do cancro da mama mais rápido e com melhor qualidade, fornecendo aos especialistas uma segunda opinião, está a ser desenvolvida por investigadores do Porto.

A confirmação do diagnóstico de cancro da mama, através da análise visual de imagens de histologia – organização das células no tecido, concentração e forma dos núcleos, por exemplo -, “é uma tarefa não trivial” e que “levanta muitas vezes dúvidas aos especialistas”, disse a investigadora Teresa Araújo, uma das responsáveis pelo estudo.

“O cansaço físico e psicológico dos especialistas”, aliado a “limitações do sistema visual” e à “possível falta de experiência”, levam, muitas vezes, a diagnósticos insuficientes, surgindo os sistemas computacionais como ferramentas de auxílio nesse processo, indicou a investigadora do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER) do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) no Porto.

De acordo com Teresa Araújo, esta ferramenta permite a análise do tecido retirado numa biopsia, examinado através de uma série de imagens pigmentadas com hematoxilina e eosina (corantes), classificando-o em tecido normal, lesão benigna, carcinoma localizado ou carcinoma invasivo.

Para tal, a ferramenta utiliza redes neuronais convolucionais – sistemas com milhões de parâmetros inspirados no sistema visual humano -, que têm permitido avanços no desempenho de sistemas de análise de imagem médica e reduzem a necessidade de conhecimento do processo de diagnóstico por parte dos especialistas, fornecendo uma opinião mais independente.

O objetivo desta ferramenta, segundo Teresa Araújo, não é substituir a componente humana do diagnóstico, mas sim “promover o pensamento crítico”, através de uma segunda opinião “completamente objetiva”, baseada em dados.

Este estudo surgiu no âmbito do projeto ‘NanoSTIMA – Macro-to-Nano Human Sensing: Towards Integrated Multimodal Health Monitoring and Analytics’, financiado pelo programa Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tendo sido publicado recentemente na revista científica Plos One.

Com a duração de dois anos, envolveu também os investigadores Guilherme Aresta, Eduardo Castro, José Rouco e Aurélio Campilho, do INESC TEC, bem como António Polónia, Cataria Eloy e Paulo Aguiar, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Imunidade de grupo pode ser impossível de atingir, avisam especialistas

No futuro, o vírus SARS-CoV-2 pode tornar-se endémico, mas menos perigoso e mais controlável, como “uma constipação comum”. Alguns especialistas avisam que as novas variantes do vírus SARS-CoV-2 e o ritmo lento da vacinação um …

Britânicos precisarão de documento de identificação com fotografia para votar

Nas próximas eleições para o Parlamento britânico, daqui a três anos, só poderão votar eleitores que possuam documento de identificação com fotografia, medida que visa diminuir a fraude eleitoral e que deverá ser anunciada na …

Em 2018, a PJ estava "na penúria" e a "ponto de encerrar"

Com recados ao Governo, a Directora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária (PJ), Luísa Proença, lamenta o desinvestimento que tem sido feito pelo poder político na força de autoridade e revela que em 2018, quando chegou …

José Seguro acusa líderes europeus de "matar lentamente" a Europa

O antigo líder socialista António José Seguro defendeu no domingo que a ambiguidade dos líderes políticos e a morosidade dos processos de decisão nas instituições da União Europeia (UE) estão "a matar, lentamente, a Europa". O …

Marcelo não se pronuncia sobre pedidos de demissão de Cabrita

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou pronunciar-se sobre os pedidos de demissão de Eduardo Cabrita. Marcelo Rebelo de Sousa entende que os pedidos de demissão de ministros são "típicos da luta político-partidária" e …

TAP vai pedir a insolvência da Groundforce

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, disse esta segunda-feira aos representantes dos trabalhadores que a TAP vai avançar com um pedido de insolvência da Groundforce. A TAP anunciou esta segunda-feira que vai avançar, ainda hoje, com …

Ida de Luís Filipe Vieira para o Benfica "foi um pedido de várias instituições financeiras"

Luís Filipe Vieira diz que os bancos quiseram, no início dos anos 2000, que fosse para o SL Benfica devido à sua situação financeira, pois estavam interessados na sua viabilização. Aos deputados, o presidente das …

Alemanha autoriza vacina da Johnson & Johnson a menores de 60 anos

A Alemanha recomenda a vacina da Johnson & Johnson (Janssen) contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal. O …

Livatino é o primeiro juiz a ser beatificado. Foi morto pela máfia italiana

A Igreja Católica beatificou este domingo o juiz italiano Rosario Livatino, assassinado em 1990 pela máfia em Agrigento, na Sicília, Itália. Rosario Livatino, que hoje teria 69 anos, foi assassinado em 21 de setembro de 1990 …

Castelo do Drácula oferece vacinas contra a covid-19 aos visitantes

O castelo do Drácula, na Roménia, está a oferecer vacinas contra a covid-19 a todos os que o visitem. Nas ilhas Baleares, os turistas vão poder contar com um seguro de repatriamento. Segundo conta a BBC, …