Descoberta nova espécie de tubarão com olhos de desenho animado

(dr) MarAlliance

Squalus clarkae

Cientistas encontraram no golfo do México, perto do litoral da Florida, uma nova espécie de tubarão de olhos grandes, uma criatura peculiar que parece um desenho animado.

As espécies recém-identificadas, Squalus clarkae, adquiriram este nome em homenagem à bióloga marinha Eugenie Clark, conhecida como a Dama dos Tubarões. Apesar do nome “tubarão” fazer ressoar o sinal de alarme, estes animais são relativamente pequenos, medindo normalmente cerca de 50 a 70 centímetros de comprimento.

A mais recente espécie foi previamente classificada como Squalus mitsukurii, uma espécie de cação nativa do Japão. No entanto, testes genéticos e uma análise mais detalhada das suas características físicas revelaram que S. clarkae é diferente do seu parente japonês.

Mas estes animais são um verdadeiro mistério. Os cientistas ressaltaram que as 20 espécies de tubarões pertencentes ao género Squalus, representam um grande enigma, e precisam não só de ser estudadas, como também de ser protegidas.

Os especialistas temem que a população de tubarões esteja ameaçada pelas pescarias comerciais de mar profundo, que capturam os tubarões acidentalmente, como capturas acessórias.

Assim, “a investigação torna-se essencial para a conservação dos tubarões”, disse a cientista marinha Mariah Pfleger e principal autora do artigo científico, publicado no Biotaxa. “O primeiro passo para conservar com sucesso estas espécies que vivem em águas mais profundas é descobrir o que está lá em baixo em primeiro lugar.”

Eugenie Clark faleceu em 2015 aos 92 anos de idade. A Dama dos Tubarões iniciou a sua sua carreira no final da década de 1940, tendo sido uma das primeiras biólogas marinhas do sexo feminino e uma das primeiras pessoas a estudar tubarões.

Em 1955, Clark fundou o Cape Haze Marine Laboratory, um laboratório com apenas uma sala que se tornou internacionalmente reconhecido como Mote Marine Laboratory, em 1967.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. foi uma descoberta incrível,esta do tubarãoe seis guelras do atlântico,animal tão antigo e remoto que antecede aos dinossauros em idade, e que devido ao seu habitat ou seja as profundezas do mundo abissal atlântico,o tornou tão imperceptível ao homem até a sua descoberta recentemente,oque proporcionou a sua descoberta e posterior classificação científica no nosso mundo aquático terrestre,foi facilmente confundido com um seu primo porém este com um tamanho imensamente superior,foi incrível esta descoberta do hexanchus vitulus,que esteve tanto tempo ausente nos nossos fundos atlânticos sem ser percebido,mas graças aos trabalhos científicos e de pesquisas submarinas subaquáticas da nossa ultima fronteira o assoalho marítimo ou seja as zonas abissais dos abismos escuros dos nossos oceanos,finalmente ele deu as caras,parabéns aos cientistas e as equipes de pesquisas marítimas de explorações aquáticas submarinas.!!!
    ítimo

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …