Descoberta nova espécie de tubarão com olhos de desenho animado

(dr) MarAlliance

Squalus clarkae

Cientistas encontraram no golfo do México, perto do litoral da Florida, uma nova espécie de tubarão de olhos grandes, uma criatura peculiar que parece um desenho animado.

As espécies recém-identificadas, Squalus clarkae, adquiriram este nome em homenagem à bióloga marinha Eugenie Clark, conhecida como a Dama dos Tubarões. Apesar do nome “tubarão” fazer ressoar o sinal de alarme, estes animais são relativamente pequenos, medindo normalmente cerca de 50 a 70 centímetros de comprimento.

A mais recente espécie foi previamente classificada como Squalus mitsukurii, uma espécie de cação nativa do Japão. No entanto, testes genéticos e uma análise mais detalhada das suas características físicas revelaram que S. clarkae é diferente do seu parente japonês.

Mas estes animais são um verdadeiro mistério. Os cientistas ressaltaram que as 20 espécies de tubarões pertencentes ao género Squalus, representam um grande enigma, e precisam não só de ser estudadas, como também de ser protegidas.

Os especialistas temem que a população de tubarões esteja ameaçada pelas pescarias comerciais de mar profundo, que capturam os tubarões acidentalmente, como capturas acessórias.

Assim, “a investigação torna-se essencial para a conservação dos tubarões”, disse a cientista marinha Mariah Pfleger e principal autora do artigo científico, publicado no Biotaxa. “O primeiro passo para conservar com sucesso estas espécies que vivem em águas mais profundas é descobrir o que está lá em baixo em primeiro lugar.”

Eugenie Clark faleceu em 2015 aos 92 anos de idade. A Dama dos Tubarões iniciou a sua sua carreira no final da década de 1940, tendo sido uma das primeiras biólogas marinhas do sexo feminino e uma das primeiras pessoas a estudar tubarões.

Em 1955, Clark fundou o Cape Haze Marine Laboratory, um laboratório com apenas uma sala que se tornou internacionalmente reconhecido como Mote Marine Laboratory, em 1967.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. foi uma descoberta incrível,esta do tubarãoe seis guelras do atlântico,animal tão antigo e remoto que antecede aos dinossauros em idade, e que devido ao seu habitat ou seja as profundezas do mundo abissal atlântico,o tornou tão imperceptível ao homem até a sua descoberta recentemente,oque proporcionou a sua descoberta e posterior classificação científica no nosso mundo aquático terrestre,foi facilmente confundido com um seu primo porém este com um tamanho imensamente superior,foi incrível esta descoberta do hexanchus vitulus,que esteve tanto tempo ausente nos nossos fundos atlânticos sem ser percebido,mas graças aos trabalhos científicos e de pesquisas submarinas subaquáticas da nossa ultima fronteira o assoalho marítimo ou seja as zonas abissais dos abismos escuros dos nossos oceanos,finalmente ele deu as caras,parabéns aos cientistas e as equipes de pesquisas marítimas de explorações aquáticas submarinas.!!!
    ítimo

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …