Descoberta nova espécie de tubarão com olhos de desenho animado

(dr) MarAlliance

Squalus clarkae

Cientistas encontraram no golfo do México, perto do litoral da Florida, uma nova espécie de tubarão de olhos grandes, uma criatura peculiar que parece um desenho animado.

As espécies recém-identificadas, Squalus clarkae, adquiriram este nome em homenagem à bióloga marinha Eugenie Clark, conhecida como a Dama dos Tubarões. Apesar do nome “tubarão” fazer ressoar o sinal de alarme, estes animais são relativamente pequenos, medindo normalmente cerca de 50 a 70 centímetros de comprimento.

A mais recente espécie foi previamente classificada como Squalus mitsukurii, uma espécie de cação nativa do Japão. No entanto, testes genéticos e uma análise mais detalhada das suas características físicas revelaram que S. clarkae é diferente do seu parente japonês.

Mas estes animais são um verdadeiro mistério. Os cientistas ressaltaram que as 20 espécies de tubarões pertencentes ao género Squalus, representam um grande enigma, e precisam não só de ser estudadas, como também de ser protegidas.

Os especialistas temem que a população de tubarões esteja ameaçada pelas pescarias comerciais de mar profundo, que capturam os tubarões acidentalmente, como capturas acessórias.

Assim, “a investigação torna-se essencial para a conservação dos tubarões”, disse a cientista marinha Mariah Pfleger e principal autora do artigo científico, publicado no Biotaxa. “O primeiro passo para conservar com sucesso estas espécies que vivem em águas mais profundas é descobrir o que está lá em baixo em primeiro lugar.”

Eugenie Clark faleceu em 2015 aos 92 anos de idade. A Dama dos Tubarões iniciou a sua sua carreira no final da década de 1940, tendo sido uma das primeiras biólogas marinhas do sexo feminino e uma das primeiras pessoas a estudar tubarões.

Em 1955, Clark fundou o Cape Haze Marine Laboratory, um laboratório com apenas uma sala que se tornou internacionalmente reconhecido como Mote Marine Laboratory, em 1967.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. foi uma descoberta incrível,esta do tubarãoe seis guelras do atlântico,animal tão antigo e remoto que antecede aos dinossauros em idade, e que devido ao seu habitat ou seja as profundezas do mundo abissal atlântico,o tornou tão imperceptível ao homem até a sua descoberta recentemente,oque proporcionou a sua descoberta e posterior classificação científica no nosso mundo aquático terrestre,foi facilmente confundido com um seu primo porém este com um tamanho imensamente superior,foi incrível esta descoberta do hexanchus vitulus,que esteve tanto tempo ausente nos nossos fundos atlânticos sem ser percebido,mas graças aos trabalhos científicos e de pesquisas submarinas subaquáticas da nossa ultima fronteira o assoalho marítimo ou seja as zonas abissais dos abismos escuros dos nossos oceanos,finalmente ele deu as caras,parabéns aos cientistas e as equipes de pesquisas marítimas de explorações aquáticas submarinas.!!!
    ítimo

RESPONDER

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …

Brexit: Hoje era o Dia D (mas afinal, fica tudo na mesma)

Devia ter sido o dia decisivo para o Brexit no Parlamento do Reino Unido, mas o processo foi mais uma vez adiado.  Foi aprovada uma emenda que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo …

"Mais Siza e menos Centeno". Emprego e salários são as chaves do novo Governo de Costa

O novo Executivo para a próxima legislatura, que António Costa apresentou esta terça-feira ao Presidente da República, tem como chaves de governação o emprego e os salários, escreve este sábado o Expresso. De acordo com …

FBI já apurou a causa da morte de três turistas na República Dominicana

Testes toxicológicos apresentados esta semana pelo FBI determinaram que a morte de três turistas norte-americanos na República Dominicana se deveu a causas naturais, avança o jornal New York Times. De acordo com o diário, no caso …

"Discos encriptados de Rui Pinto são pisa papéis para a Judiciária"

A Polícia Judiciária "precisaria de milhares de anos" para conseguir" descodificar os discos encriptados pelo hacker Rui Pinto, onde se acredita que estejam provas relevantes sobre os alegados roubos de emails e os acessos ilegais …