Cientistas descobriram uma nova espécie bizarra de tartaruga

(dr) Senckenberg Natural History Collections Dresden

A espécie recentemente descoberta, Chelus orinocensis, é comum nas bacias dos rios Orinoco e Negro, na América do Sul

Cientistas descobriram uma nova espécie de mata-mata, depois de a análise genética ter revelado que o que se pensava ser uma espécie eram, na verdade, duas.

De acordo com a revista Newsweek, o mata-mata é um réptil geralmente encontrado no norte da América do Sul e de aparência distinta. A sua concha grande e áspera assemelha-se a uma rocha revestida de algas, o que lhe permite ficar camuflada no leito dos rios. Até há pouco tempo, pensava-se que este era o último membro vivo do género Chelus.

“Vários estudos apontaram que as tartarugas mata-mata têm uma aparência diferente no rio Orinoco em comparação com a bacia do rio Amazonas. Com base nessa observação, decidimos examinar mais de perto a composição genética destes animais”, afirma em comunicado o professor Uwe Fritz, do Senckenberg Natural History Collections em Dresden, na Alemanha.



No estudo publicado na revista científica Molecular Phylogenetics and Evolution, a equipa de investigadores reporta que a análise genética de 75 amostras de ADN mostra que, afinal, se tratam de duas espécies distintas: o Chelus orinocensis, encontrado nas bacias dos rios Orinoco e Negro e na área de drenagem do rio Essequibo, e o Chelus fimbriata, encontrado na bacia do rio Amazonas e na área de drenagem do rio Mahury.

Segundo a mesma revista, os cientistas explicam que as duas espécies se separaram de um ancestral comum, há aproximadamente 12,7 milhões de anos, durante o final do Mioceno. Afinal, foi nesse período que a Bacia Amazónica-Orinoco se dividiu nas duas bacias existentes atualmente.

A investigação sugere que as duas podem ser identificadas pela sua forma e cor. O C. orinocensis tem uma coloração mais clara e uma concha mais arredondada em comparação com a da C. fimbriata, que é mais escura e tem uma concha mais retangular.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …