Identificada nova espécie de gato dente-de-sabre, uma das maiores de sempre

(dr) Roger Witter

Machairodus lahayishupup

Usando técnicas detalhadas de comparação de fósseis, cientistas foram capazes de identificar uma nova espécie gigante de gato dente-de-sabre, que teria andado pela América do Norte entre há cinco e nove milhões de anos.

De acordo com o site Science Alert, o Machairodus lahayishupup é um dos maiores felinos já descobertos. Os investigadores estimam que poderia ter cerca de 274 quilos ou mais.

A equipa analisou sete espécimes fósseis, incluindo antebraços e dentes, que foram comparados com outras espécies para identificar o novo felino, tendo sido recolhidos de coleções de museus em Oregon, Idaho, Texas e Califórnia.

A idade e o tamanho dos fósseis deram aos cientistas um bom ponto de partida. De seguida, usaram imagens digitais e um software especializado para encontrar semelhanças entre todos (e diferenças para outras espécies).

Os antebraços analisados foram cruciais para estes gatos conseguirem matar as suas presas e o maior fóssil de antebraço ou úmero tinha cerca de 1,4 vezes o tamanho do mesmo osso de um leão dos dias de hoje. Os cientistas estimam que esta nova espécie poderia ter conseguido matar animais com quase três mil quilos.

“Acreditamos que estes eram animais que frequentemente abatiam animais do tamanho de bisontes. Era de longe o maior gato daquela época”, disse, em comunicado, Jonathan Calede, professor assistente da Universidade Estadual de Ohio e um dos autores do estudo publicado, a 3 de maio, na revista científica Journal of Mammalian Evolution.

Segundo o mesmo site, os rinocerontes teriam sido abundantes naquele tempo e podem ter sido animais que o M. lahayishupup caçava, bem como camelos e preguiças significativamente maiores do que os que vemos atualmente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …