Identificada nova espécie de gato dente-de-sabre, uma das maiores de sempre

(dr) Roger Witter

Machairodus lahayishupup

Usando técnicas detalhadas de comparação de fósseis, cientistas foram capazes de identificar uma nova espécie gigante de gato dente-de-sabre, que teria andado pela América do Norte entre há cinco e nove milhões de anos.

De acordo com o site Science Alert, o Machairodus lahayishupup é um dos maiores felinos já descobertos. Os investigadores estimam que poderia ter cerca de 274 quilos ou mais.

A equipa analisou sete espécimes fósseis, incluindo antebraços e dentes, que foram comparados com outras espécies para identificar o novo felino, tendo sido recolhidos de coleções de museus em Oregon, Idaho, Texas e Califórnia.

A idade e o tamanho dos fósseis deram aos cientistas um bom ponto de partida. De seguida, usaram imagens digitais e um software especializado para encontrar semelhanças entre todos (e diferenças para outras espécies).

Os antebraços analisados foram cruciais para estes gatos conseguirem matar as suas presas e o maior fóssil de antebraço ou úmero tinha cerca de 1,4 vezes o tamanho do mesmo osso de um leão dos dias de hoje. Os cientistas estimam que esta nova espécie poderia ter conseguido matar animais com quase três mil quilos.

“Acreditamos que estes eram animais que frequentemente abatiam animais do tamanho de bisontes. Era de longe o maior gato daquela época”, disse, em comunicado, Jonathan Calede, professor assistente da Universidade Estadual de Ohio e um dos autores do estudo publicado, a 3 de maio, na revista científica Journal of Mammalian Evolution.

Segundo o mesmo site, os rinocerontes teriam sido abundantes naquele tempo e podem ter sido animais que o M. lahayishupup caçava, bem como camelos e preguiças significativamente maiores do que os que vemos atualmente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …