Identificada nova espécie de gato dente-de-sabre, uma das maiores de sempre

(dr) Roger Witter

Machairodus lahayishupup

Usando técnicas detalhadas de comparação de fósseis, cientistas foram capazes de identificar uma nova espécie gigante de gato dente-de-sabre, que teria andado pela América do Norte entre há cinco e nove milhões de anos.

De acordo com o site Science Alert, o Machairodus lahayishupup é um dos maiores felinos já descobertos. Os investigadores estimam que poderia ter cerca de 274 quilos ou mais.

A equipa analisou sete espécimes fósseis, incluindo antebraços e dentes, que foram comparados com outras espécies para identificar o novo felino, tendo sido recolhidos de coleções de museus em Oregon, Idaho, Texas e Califórnia.

A idade e o tamanho dos fósseis deram aos cientistas um bom ponto de partida. De seguida, usaram imagens digitais e um software especializado para encontrar semelhanças entre todos (e diferenças para outras espécies).

Os antebraços analisados foram cruciais para estes gatos conseguirem matar as suas presas e o maior fóssil de antebraço ou úmero tinha cerca de 1,4 vezes o tamanho do mesmo osso de um leão dos dias de hoje. Os cientistas estimam que esta nova espécie poderia ter conseguido matar animais com quase três mil quilos.

“Acreditamos que estes eram animais que frequentemente abatiam animais do tamanho de bisontes. Era de longe o maior gato daquela época”, disse, em comunicado, Jonathan Calede, professor assistente da Universidade Estadual de Ohio e um dos autores do estudo publicado, a 3 de maio, na revista científica Journal of Mammalian Evolution.

Segundo o mesmo site, os rinocerontes teriam sido abundantes naquele tempo e podem ter sido animais que o M. lahayishupup caçava, bem como camelos e preguiças significativamente maiores do que os que vemos atualmente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …