Uma equipa de cientistas encontrou, na China, uma nova espécie de dinossauro, de pescoço longo e com uma crista, que viveu no Cretáceo Superior há entre 66 milhões e 100 milhões de anos.
A descrição desta nova espécie, do grupo dos ovirraptorossauros e descoberta na província chinesa de Jiangxi, foi publicada na revista “Scientific Reports”, num artigo escrito por Junchang Lü, do Instituto de Geologia de Pequim.
A nova espécie chama-se “Corythoraptor jacobsi” e os fósseis encontrados sugerem que o animal tinha pelo menos oito anos: trata-se de um adulto jovem que não se conseguiu desenvolver completamente.
Um dos traços mais característicos deste dinossauro era a sua crista, semelhante ao casco ou protuberância do casuar, um género de ave que não voa e é comum na Austrália.
Os autores do estudo acreditam que o propósito destas cristas em ambos os animais podia ser semelhante: exibicionismo, comunicação e acasalamento.
A descoberta do Corythoraptor proporciona provas de que os ovirraptorossauros eram morfologicamente muito mais diversos na zona de Ganzhou, na China, do que em qualquer outra região do mundo.
ZAP // EFE