Descoberta nova espécie de dinossauro “desdentado” que comia ovos

(dr) Do Yoon Kim (2019)

Uma nova espécie de dinossauro do grupo dos ovirraptossauros, que tinham penas como os pássaros, foi descoberta na Mongólia, divulgou esta quinta-feira a publicação científica PLOS ONE.

Os vestígios da nova espécie, um esqueleto incompleto que inclui um fémur, uma mandíbula e parte do crânio, foram descobertos na formação geológica Nemegt, no deserto Gobi, por uma equipa de peritos da universidade sul-coreana de Seul.

De acordo com os cientistas, o espécime encontrado era muito jovem e terá habitado  a Terra durante o Cretáceo Superior, há cerca de 66 a 100 milhões de anos.

A nova espécie distingue-se dos outros ovirraptossauros pela sua mandíbula anormalmente grossa, sugerindo que estes dinossauros utilizavam a trituração como estratégia de alimentação. Segundo o estudo publicado na revista especializada PLOS ONE, a morfologia deste dinossauro suporta a tese de que estes ovirraptossauros “desdentados” comiam ovos, sementes ou moluscos de casca dura.

Ao recém-descoberto dinossauro  foi dado o nome de Gobiraptor minutus, numa referência ao local onde o fóssil foi encontrado.

O facto de os vestígios da nova espécie, aparentemente de um exemplar muito jovem, de acordo com análises feitas ao fémur, terem sido descobertos na formação geológica Nemegt, que tem depósitos sedimentares de rios e lagos, atesta, para os cientistas, que os ovirraptossauros estavam bem-adaptados a ambientes húmidos.

Revista PLOS ONE

Os ovirraptossauros eram um grupo de dinossauros que viveu no período Cretáceo, entre 145 milhões e 66 milhões de anos, sobretudo nas regiões correspondentes às atuais América do Norte, China e Mongólia.

ZAP // Lusa / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …