/

Descoberta nova espécie de dinossauro “desdentado” que comia ovos

(dr) Do Yoon Kim (2019)

Uma nova espécie de dinossauro do grupo dos ovirraptossauros, que tinham penas como os pássaros, foi descoberta na Mongólia, divulgou esta quinta-feira a publicação científica PLOS ONE.

Os vestígios da nova espécie, um esqueleto incompleto que inclui um fémur, uma mandíbula e parte do crânio, foram descobertos na formação geológica Nemegt, no deserto Gobi, por uma equipa de peritos da universidade sul-coreana de Seul.

De acordo com os cientistas, o espécime encontrado era muito jovem e terá habitado  a Terra durante o Cretáceo Superior, há cerca de 66 a 100 milhões de anos.

A nova espécie distingue-se dos outros ovirraptossauros pela sua mandíbula anormalmente grossa, sugerindo que estes dinossauros utilizavam a trituração como estratégia de alimentação. Segundo o estudo publicado na revista especializada PLOS ONE, a morfologia deste dinossauro suporta a tese de que estes ovirraptossauros “desdentados” comiam ovos, sementes ou moluscos de casca dura.

Ao recém-descoberto dinossauro  foi dado o nome de Gobiraptor minutus, numa referência ao local onde o fóssil foi encontrado.

O facto de os vestígios da nova espécie, aparentemente de um exemplar muito jovem, de acordo com análises feitas ao fémur, terem sido descobertos na formação geológica Nemegt, que tem depósitos sedimentares de rios e lagos, atesta, para os cientistas, que os ovirraptossauros estavam bem-adaptados a ambientes húmidos.

Revista PLOS ONE

Os ovirraptossauros eram um grupo de dinossauros que viveu no período Cretáceo, entre 145 milhões e 66 milhões de anos, sobretudo nas regiões correspondentes às atuais América do Norte, China e Mongólia.

ZAP // Lusa / RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.