Nova espécie de esponja descoberta em mar português

NOAA / Flickr

Uma esponja hexactinélida

Uma esponja hexactinélida

Um grupo de cientistas descobriu uma nova espécie de esponja cristal em algumas áreas do Mediterrâneo e Atlântico, como as montanhas submarinas de Gorringe, em águas portuguesas, refere uma informação hoje divulgada pela organização Oceana.

Desenvolvido por investigadores de França, Canadá e Espanha, a investigação aponta para a existência da nova espécie de esponja nos desfiladeiros marinhos da Córsega, em montanhas do Mar de Alborán e no Atlântico, nas elevações submarinas chamadas de Banco Gorringe, localizadas a sudoeste de Portugal, a cerca de 200 quilómetros do Cabo de S. Vicente, em Sagres, no Algarve.

Segundo a organização internacional de conservação dos oceanos, que também participou na investigação, “o nome dado a esta nova espécie de esponja cristal (hexactinélida) é de Sympagella delauzei“.

A nova espécie mede entre 8 e 14 centímetros, incluindo o pedúnculo, e encontra-se em profundidades entre 350 e 500 metros.

O estudo aponta também a possibilidade da existência da “nova esponja” em outras zonas, como o norte de África ou a Macaronésia, e revê a distribuição no Mediterrâneo de cerca de uma dezena de espécies, incluindo algumas com mais de um metro de altura.

A investigação, publicada no Jornal da Associação de Biologia Marinha do Reino Unido, foi liderada por Nicole Boury-Esnault, bióloga do Institut Méditerranéen de Biodiversité et d’Ecologie Marine et Continentale, IMBE.

Os cientistas acreditavam que o Mediterrâneo não apresentava as condições adequadas à presença de esponjas cristal, espécies que preferem o frio e, por isso, se encontram habitualmente em águas polares ou a grandes profundidades.

oceana.org

Ricardo Aguilar, director de Projectos e Investigação da Oceana

Ricardo Aguilar, director de Projectos e Investigação da Oceana

No Mediterrâneo, mesmo em zonas mais profundas, as temperaturas da água apenas baixam para os 13 graus centígrados, no entanto, “como demonstra esta descoberta, este mar guarda mesmo muitos segredos e surpresas”, salienta a Oceana.

“Estas descobertas, junto com a revisão de espécies de esponjas cristal do Mediterrâneo, indicam-nos que há que ter em conta este mar no momento de proteger as agregações de esponjas”, afirmou o diretor de Investigação da Oceana e coautor do estudo, Ricardo Aguilar.

Outros estudos demonstraram que as esponjas cristal são uma fonte muito importante de silício, um dos nutrientes básicos para os oceanos, acrescenta.

O trabalho foi liderado pela especialista Nicole Boury-Esnault e resultou da colaboração entre investigadores do Instituto Mediterrâneo de Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira de Marselha (França), da Universidade de Victoria em Columbia Britânica (Canadá) e da Oceana.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.