Nova espécie de carnívoro extinto descoberta em fósseis egípcios

Matthew Borths / Lusa

Uma nova espécie dos mamíferos carnívoros extintos chamados hienodontes foi descoberta por investigadores norte-americanos através da análise de fósseis egípcios, divulgou esta quinta-feira a revista PLOS One.

Os autores do estudo, Matthew Borths, da Universidade de Ohio, e Erik Seiffert, da Universidade da Califórnia, analisaram fósseis egípcios com 34 milhões de anos de uma nova espécie de hienodonte à qual chamaram “Masrasector nananubis”, em homenagem a Anúbis, o deus egípcio associado à vida depois da morte.

Os hienodontes existiram em quase todos os continentes e foram antepassados dos atuais carnívoros. Viveram na Europa, África, Ásia e América do Norte e os afro-árabes são os registos mais antigos e são importantes para a compreensão da evolução da espécie.

Robert Bruce Horsfall / Wikimedia

Ilustração de um hienodonte da família Hyaenodontidae

A espécie agora divulgada tem uma anatomia craniana singular e os fósseis são os mais completos restos conhecidos do tipo de carnívoro do período Paleogeno (entre 65 milhões e 500 mil anos e 23 milhões e 30 mil anos atrás), incluindo crânios quase completos, mandíbulas e ossos de membros.

Os hienodontes foram os principais predadores em África após a extinção dos dinossauros, disse Matthew Borths, explicando que a pesquisa pode dar outras informações sobre a espécie e mesmo sobre a morte destes parentes afastados dos cães, gatos e hienas.

Baseados na morfologia dos ossos os investigadores concluíram que o animal era muito próximo de uma espécie “hiper-carnívora”, foi terrestre (outras espécie de hienodontes andavam nas árvores) e movia-se rapidamente.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

EDP não quer construir barragem do Fridão porque "é um péssimo negócio", diz Matos Fernandes

O ministro do Ambiente e Transição Energética reiterou esta terça-feira que o Governo não vai devolver dinheiro à EDP, que estava destinado à construção da barragem de Fridão, referindo que foi a empresa a desistir …

Estado vai ajudar restaurantes e hotéis a pagarem cinzeiros

Os estabelecimentos comerciais que ficam obrigados a disponibilizarem cinzeiros para cumprir a Lei das Beatas que foi aprovada, podem candidatar-se a fundos públicos para financiarem a colocação destes objectos. A Lei das Beatas, que prevê multas …

Meninas paquistanesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso em Londres

Duas meninas paquistanesas, que nasceram unidas pela cabeça num caso raro de siamesas, foram separadas com sucesso num hospital de Londres e já tiveram alta. Nascidas em janeiro de 2017, na cidade de Charsadda, no centro …

Ex-jogadores do Atlético de Madrid suspeitos de fraude fiscal

Os ex-futebolistas do Atlético de Madrid Juanma López e Mariano Aguilar estão a ser investigados por suspeita de terem defraudado o fisco em mais de cinco milhões de euros, revelou a justiça espanhola. Juanma López, de …

Açores considerados "hope spot" para a conservação dos oceanos

O arquipélago dos Açores foi classificado como "hope spot" (local de esperança) de proteção dos oceanos pela Mission Blue Foundation Sylvia Earle Alliance, um reconhecimento que pretende fazer da conservação da região uma prioridade. O reconhecimento …

Aprovado projeto contra sacos e cuvetes de plástico para pão, fruta e legumes

A comissão parlamentar de Ambiente aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei dos Verdes para proibir a distribuição de sacos de plástico ultraleves e cuvetes de plástico para pão, frutas e legumes no comércio. O projeto …

BE diz que investimento nos serviços públicos não compensou "deterioração"

"Nos últimos quatro anos houve mais investimento nos serviços públicos, mas não o suficiente para compensar a deterioração dos anos anteriores e para lançar novos projetos", disse Catarina Martins. A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) …

Israel. Ministro da Educação acredita na reorientação sexual e diz já a ter aplicado a um aluno

O ministro da Educação israelita e líder de um partido de extrema-direita, Rafi Peretz, afirmou na semana passada que a reorientação sexual é possível, acrescentando que "tem um conhecimento profundo sobre a área" e ele próprio …

Cinco meses após ser nomeado, médico português é afastado do cargo de conselheiro do Papa

Cinco meses depois de ser nomeado para a equipa de conselheiros do Papa Francisco na área da bioética e da dignidade humana, Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética, foi afastado do cargo. Em comunicado …

El Chapo condenado a prisão perpétua

O narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán foi esta quarta-feira condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos. A sentença foi lida num tribunal de Brooklyn, em Nova Iorque, na presença da mulher do agora condenado, …