Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Uma aranha-violinista ()

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana.

Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) descobriu uma nova espécie de aranha, agora batizada de Loxosceles tonochtitlan, no Vale do México, conta a revista Newsweek.

O aracnídeo pertence a um género conhecido como Loxosceles, um grupo de espécies comummente referidas como aranhas-violinistas que, embora não tenham uma picada fatal, pode causar necrose na pele humana, deixando uma cicatriz permanente.

De acordo com os investigadores, o México tem a maior diversidade destas aranhas, tendo sido lá encontradas 40 das 140 já conhecidas. Neste caso, a espécie agora identificada é a primeira considerada nativa da região do Vale do México.

Embora estas aranhas tentem evitar o contacto com os humanos, podem atacar se se sentirem ameaçadas. Nas áreas urbanas, tendem a viver em lugares como armazéns, no lixo (sítio que atrai alguns dos insetos que comem), ou mesmo dentro de casa, podendo esconder-se entre roupas, móveis e paredes.

Segundo nota Alejandro Valdez-Mondragón, professor do Instituto de Biologia da UNAM, a picada deste aracnídeo tem características muito comuns: começa com uma ferida que se torna roxa e que à volta é rosada.

Porém, é difícil identificar o quadro clínico porque a sua picada muitas vezes não é dolorosa e pode confundir-se com uma infeção cutânea, uma picada de outro inseto ou urticária produzida por uma planta, entre outras razões.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …