Nova auditoria iliba Cruz Vermelha de suspeitas de ilegalidades nas subvenções

Uma nova auditoria vem deitar por terra um relatório que, há menos de um ano, apontava ilegalidades cometidas pela Cruz Vermelha no que toca às subvenções recebidas pelo Estado.

Há pouco menos de um ano, um relatório, que nunca foi reconhecida pela Inspeção Geral de Finanças, apontava para graves deficiências na Cruz Vermelha, como o facto de não estar a apresentar declarações a entidades externas, incluindo o fisco.

Agora, num novo relatório às subvenções pagas pelo Estado à Cruz Vermelha, as conclusões parecem ilibar a instituição de solidariedade social das acusações de que foi há alvo no ano passado. Desta feita, foram analisados os 65,7 milhões de euros entregues por entidade públicas à Cruz Vermelha entre 2013 e 2015.

Segundo o Observador, o relatório permite concluir que os apoios públicos foram aplicados “de forma legal, regular e eficaz“. A auditoria conclui, assim, que a Cruz Vermelha “registou adequadamente os valores que lhe foram atribuídos”. Contrariando o que era sugerido pela “auditoria apócrifa” que a Inspeção Geral de Finanças anulou, que acusava a instituição de tentar esconder que os fundos eram provenientes da subvenções estatais.

Os investigadores do Ministério Público suspeitavam que a Inspeção Geral de Finanças não tinha fiscalizado com rigor os milhões de euros públicos cedidos pelo Ministério da Defesa à instituição. Contudo, sabe-se agora que a auditoria que apontava estas graves falhas era falsa.

“Face à gravidade e impacto externo da conduta do trabalhador”, o responsável pela elaboração do relatório foi retirado do cargo e foi apresentada uma queixa na Procuradoria-Geral da República, que deu origem a um processo disciplinar e a uma investigação judicial. O funcionário em causa é acusado de difamação agravada e ofensa a entidade pública.

Na altura, a Inspeção Geral de Finanças foi suspeita de encobrir irregularidades na Cruz Vermelha. No inquérito estavam a ser investigados crimes de corrupção passiva, peculato e abuso de poder, imputáveis indiciariamente, a “altos responsáveis de serviços centrais da Administração Pública do Estado”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …