A nova arma contra o acne pode ser uma substância usada no tratamento da hipertensão

Cientistas das Universidades de Bristol e Southampton, no Reino Unido, querem testar se a espironolactona é útil no tratamento do acne em mulheres adultas.

Investigadores das Universidades de Bristol e Southampton estão à procura de mulheres adultas com acne em Bristol, no Reino Unido, para participar num novo estudo clínico que tem como objetivo testar se a espironolactona, uma substância usada no tratamento da hipertensão, é eficaz contra o acne.

A espironolactona é utilizada para tratar a hipertensão arterial e a insuficiência cardíaca. A redução da pressão arterial evita acidentes vasculares cerebrais (AVC), ataques cardíacos e problemas renais. A substância é igualmente utilizada para tratar o inchaço (edema) causado por condições específicas (por exemplo, insuficiência cardíaca ou doença hepática), removendo o excesso de líquido.

Os cientistas acreditam que esta substância é capaz de reduzir as hormonas que provocam a produção de gordura na pele. No novo estudo clínico, conhecido como SAFA (Spironolactone for Adult Female Acne), as participantes vão tomar espironolactona ou placebo durante seis meses.

Matthew Ridd, da Universidade de Bristol, adiantou que alguns médicos já utilizam a substância para tratar o acne em mulheres, especialmente nos Estados Unidos, e dizem que o tratamento é bem sucedido. No entanto, não houve ensaios clínicos realizados em torno deste tema, sendo que o maior até à data envolveu apenas 50 participantes.

Isto significa que “há muito pouca evidência para apoiar o uso de espironolactona em mulheres adultas com acne”. Se este estudo for bem sucedido e ressaltar os benefícios desta substância no tratamento do acne, pode incentivar os médicos a prescreverem espironolactona em vez de antibióticos.

De acordo com o Tech Explorist, o estudo foi financiado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde (NIHR), o maior financiador de pesquisa clínica na Europa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Protestos continuam em Londres. Ativistas invadem centro financeiro

Centenas de ativistas pelo clima do grupo Extinction Rebellion invadiram esta segunda-feira o centro financeiro de Londres para manifestarem repúdio por as grandes corporações financiarem os combustíveis fósseis. Muitos manifestantes, protegidos da intensa chuva com lonas …

"Tenho muitas dívidas, muito financiamento por pagar"

Isabel dos Santos explicou em entrevista à Lusa a origem dos seus investimentos, salientando serem totalmente privados, o que a levou a criar muitas dívidas. Disse ainda que os empresários têm dificuldade em trabalhar e …

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …

Professores regressam à greve ao trabalho extraordinário

A paralisação poderá comprometer as avaliações intercalares dos alunos, alertam os sindicatos que pedem o cumprimento do horário de 35 horas semanais. A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data …

Caos na Síria. Bombardeamentos turcos levam à fuga de centenas de militantes do Daesh presos

Cerca de 800 militantes do Daesh fugiram neste domingo da prisão de Ain Issa, de acordo com a administração autónoma curda, que acusa a Turquia de ter dado “cobertura aérea” para que a fuga fosse …