Nova aplicação controla vício pelo telemóvel

Team Menthal / YouTube

-

Seja em casa, no autocarro, no metro ou mesmo durante o jantar, os smartphones estão sempre por perto, prontos para satisfazer as necessidades dos seus utilizadores. 

Preocupados em identificar até que ponto o “vício por telemóveis” pode ser prejudicial para a saúde, cientistas da Universidade de Bona, na Alemanha, criaram uma aplicação que promete medir o seu vício.

Disponível para Android, o “Menthal” controla o tempo que o utilizador está ao telemóvel, analisando quais as aplicações e comandos mais utilizadas no smartphone. Seguidamente, organiza estatisticamente as informações recolhidas, mostrando se o aparelho está a ser usado de forma exagerada ou não.

Menthal / Google Play Store

Interface do Menthal, aplicação que promete "controlar" o seu vício por telemóveis

Interface do Menthal, aplicação que promete “controlar” o seu vício por telemóveis

De acordo com um estudo de mercado feito pela Flurry, em média os utilizadores de smartphones passam 2 horas e 38 minutos por dia com os seus telemóveis.

Para comprovar estes resultados, uma equipa de psicólogos e cientistas de informática liderados por Alexander Markowetz, professor de Ciências da Informática, estudou durante 6 semanas o comportamento de 50 estudantes ao usarem  smartphones.

Durante este período, mais de um quarto dos estudantes usaram o telefone por mais de duas horas por dia. Além do tempo de uso, gastaram cerca de 12 minutos diários a verificar os telemóveis – em média, 80 vezes por dia.

A maioria dos alunos usaram o telemóvel para enviar mensagens, aceder às redes sociais e jogar.

O “Menthal” baseia-se nas actividades desempenhadas pelos utilizadores para determinar os resultados. Por exemplo, caso o utilizador passe muito tempo no Facebook através do telemóvel, a trocar mensagens com amigos, a aplicação vai perceber o comportamento como algo positivo. O uso da rede social pode mostrar que a pessoa mantém um círculo de amizade activo, o que contribui para a boa disposição do utilizador e seu estado de espírito.

“Suspeitamos que o uso pode mudar durante uma fase depressiva. Os pacientes farão menos ligações e tenderão a sair menos de casa”, explica à CNET o professor Thomas Schläpfer, líder da equipa que criou a app.

“Se isso pudesse ser monitorizado – com a permissão dos utilizadores e de acordo com as leis de privacidade – poderia ajudar os médicos a prever algumas intervenções”, acredita o professor.

Veja aqui o vídeo de apresentação da aplicação e faça download da versão Beta no Google Play Store. Mas antes, fica a questão: está a controlar o seu telemóvel ou a ser controlado/a pelo seu telemóvel?

 

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …