Notre-Dame será remodelada para fazer frente às alterações climáticas

1

Stephane De Sakutin / AFP

O projeto inclui mais árvores em redor da famosa catedral de Paris, que está a ser reconstruida após um incêndio devastador de 2019, bem como um sistema de arrefecimento em frente do edifício.

Uma revisão da área em redor da Catedral de Notre-Dame em Paris vai ajudar milhões de visitantes a passear mais facilmente, ao mesmo tempo que atenuará os efeitos das alterações climáticas, segundo os responsáveis.

Notre-Dame, que foi devastada por um incêndio em 2019, está fechada aos visitantes e ainda está a ser reconstruida, com planos para reabrir parcialmente em 2024, mesmo a tempo dos Jogos Olímpicos em Paris.

O redesign da área circundante de Notre-Dame, que deixa a praça de pedra em frente à catedral na sua maioria intacta, não irá alterar a vizinhança. Mas os responsáveis parisienses garantiram que as mudanças melhorariam a experiência dos visitantes e tornariam a cidade mais resiliente, face ao aumento das temperaturas.

Anne Hidalgo, presidente da câmara de Paris, afirmou numa conferência de imprensa esta segunda-feira que a Notre-Dame “tinha de ser visitada pela sua beleza e ter tudo à sua volta como uma vitrina para essa beleza”.

“Uma cidade como a nossa já não pode pensar sem contar com as alterações climáticas”, acrescentou ainda a autarca, segundo noticia o New York Times.

O redesign prevê a remoção de vedações para aumentar os parques em torno da catedral, tornando as ruas vizinhas mais favoráveis aos peões e plantando mais de 30% de vegetação na área, incluindo árvores para dar sombra adicional.

Os planos também incluem a transformação de um parque de estacionamento que se encontra atualmente debaixo da praça principal da catedral, num passadiço subterrâneo, que se abre para as margens do Sena, dando acesso a um centro de boas-vindas e a um museu arqueológico, segundo as autoridades.

O novo design inclui um sistema de arrefecimento que enviará água pela praça em frente à catedral durante as ondas de calor, o suficiente para baixar as temperaturas em vários graus sem inundar a área — e para dar aos turistas um cenário cintilante para as fotografias, acrescentaram os responsáveis.

O projeto para renovar a Notre-Dame vai ser pago pela Câmara Municipal de Paris, com um orçamento de 50 milhões de euros.

A área seria reaberta em 2024, quando a maior parte da reconstrução está programada para terminar, mas a remodelação não vai começar até que o local esteja sem andaimes —que apenas vai acontecer em 2027.

Alice Carqueja, ZAP //

1 Comment

  1. CATEDRAL DE NOTRE DAME de Paris – Tão decantada e aclamada como a joia do turismo parisiense e cartão postal da CIDADE LUZ. È, também , devotada na obra de Victor Hugo – O Corcunda de Notre Dame ( 1831 ) e mostrada em filmes, documentários, livros , e tudo mais. Palco de grandes eventos e rituais sagrados da Igreja Romana Mas, em seu curricullum histórico uma passagem, não tanto recomendável ou aceitável pela Moral Católica Romana, quando revolucionários franceses no auge do Terror expuseram-na ao ridículo colocando em seu Altar Mor a DEUSA RAZÂO – uma prostituta em toda sua nudez a pousar para espetadores desavergonhados e bêbados e medalhões da Revolução Francesa. Fato narrado por DUMAS em um dos seus livro “MÉMOIIRES D”UN MÉDECIN” ( 1846 ) Ultimamente, ffoi incendiada por alguem ligado ao TERRORISMO islamico, Coisas dos tempos atuais. A guarda-se uma reinauguração histórica. , o que é o desejjo de EMANNUEL MACRON – VIVA LA FRANCE,joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.