Nós somos os ratos do Reino Animal

ZAP // DALL-E-2

É comum associarem-se os ratos à propagação de doenças. Mas os verdadeiros ratos do Reino Animal somos nós.

Ratos, pombas, morcegos… – tudo bons exemplos de animais tidos como grandes inimigos da saúde pública, pelas doenças que propagam.

Contudo, há um animal que conhecemos melhor que nenhum outro e que também deve ser incluído nesse leque: nós.

Um novo estudo, publicado esta segunda-feira na Nature Ecology & Evolution, revelou que mais de metade dos “saltos de vírus” entre humanos e animais são de humanos para animais e não de animais para humanos. Confuso?

Descomplicando: os humanos propagam mais doenças do que as restantes espécies.

Os investigadores criaram “árvores genealógicas” de vírus “saltitantes”.

A análise – que analisou 3.000 saltos entre espécies – mostrou que, quando ocorreram saltos entre humanos e outros animais, em 64% dos casos foram os humanos que infetaram outros animais.

“Damos-lhes mais vírus [aos animais] do que eles nos dão a nós”, disse o líder da investigação Cedric Tan, da University College London, citado pela New Scientist.

Um exemplo muito recente e concreto é do da covid. Neste caso, foram os morcegos que – possivelmente através de outra espécie – nos passaram a doença. No entanto, “nós” passámo-la a muitas outras espécies.

Os investigadores constataram que os vírus mais comuns – como o da covid (SARS- CoV-2), o MERS-CoV e os vírus da gripe – foram aqueles que mais vezes foram propagados pelos humanos para outras espécies. No entanto, mesmo quando estes vírus foram retirados da análise, o contágio de humanos para animais continuou a ser maior do que o seu inverso: 54%.

A dimensão populacional do ser humano foi tida como a principal culpa por este fenómeno, uma vez que o Homem está espalhado por todo o Mundo. Em sentido inverso contrário, vírus que circulam em espécies mais resguardadas e, por vezes, limitadas a uma região têm menos oportunidades de contagiar outras espécies.

Ratos, pombas, morcegos… perigo… saúde pública…

Ainda assim, são os animais não racionais quem mais ameaça o Reino Animal.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.